Para evitar dores de cabeça e situações de risco na estrada neste feriado do dia 2 de novembro, não se esqueça de verificar alguns itens do seu carro. O ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) preparou um check list para facilitar a sua vida e ampliar a sua segurança e a dos passageiros do seu veículo.
Veja o que você não pode deixar de conferir!
Verifique a pressão dos pneus do seu carro antes de viajar. A baixa pressão traz instabilidade em curvas e maior resistência na direção, além de acelerar o desgaste da borracha e de outros componentes do carro. O excesso de pressão também oferece danos: aumenta o desgaste da borracha do centro do pneu, desconforto e instabilidade ao dirigir e danos na suspensão. Para verificar o ponto ideal, cheque a etiqueta de calibragem. Além da pressão, é importante verificar se o pneu está em boas condições. Se ele estiver careca, cuidado! Há chances do carro derrapar mesmo em pista seca, além da baixa eficiência durante a frenagem. Os mesmos procedimentos devem ser aplicados no estepe.
Antes de sair de casa, com o veículo ainda frio, verifique o nível do óleo do motor. Não deixe para fazer essa revisão apenas ao ver que a luz de óleo está acesa, pois a essa altura o motor já terá sido bastante penalizado. A falta de óleo pode superaquecer o motor, causando sérias consequências ao veículo. Caso precise preencher, não ultrapasse o nível máximo de óleo indicado pela vareta, pois isso também traz danos ao carro.
Antes de dar partida no veículo, verifique também o nível de água no radiador, se precisar complete, pois isso manterá seu veículo refrigerado. Caso você viaje para algum lugar frio, adicione fluido anticongelante. Certifique-se de que não há nenhum vazamento de água e, se houver, leve o carro a um profissional de confiança.
Teste a eficiência dos freios do seu veículo e certifique-se da eficiência deles. Não se esqueça de verificar o nível do fluido do freio e, se, necessário, preencher com a especificação DOT recomendada no manual do proprietário. Nunca misture fluidos com especificações diferentes. Caso o nível esteja muito abaixo do recomendado, faça uma verificação completa do sistema de frenagem de seu veículo.
É importante verificar se todas as luzes do seu veículo estão em pleno funcionamento, mesmo que você não pretenda pegar estrada à noite. Veja se todos os faróis, lanternas, luz de ré e de freio estão boas. Caso precise fazer essa checagem sozinho, uma orientação: dê ré próximo a uma parede ou muro e veja o reflexo pelo retrovisor. O mesmo vale para a luz de freios.
Aproveite a revisão para verificar outros itens do veículo que aumentam ainda mais a sua segurança, tais como:
Por fim, não se esqueça de conferir se o nível do combustível é suficiente para sua viagem! Além da dor de cabeça e do risco de ter o carro parado no meio da estrada, a pane seca é considerada infração média, e pode acarretar em 4 pontos na carteira e R$ 85,00 de multa.
Com o carro e as malas devidamente preparados, você estará pronto para pegar a estrada com segurança. E lembre-se, sempre, dos equipamentos de segurança como cinto para todos e das cadeirinhas e assento adequados para crianças. O OBSERVATÓRIO deseja a todos uma
Boa viagem, com toda segurança.
SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA
A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.
OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT
O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO
A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.