CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a importância da implantação da Faixa Azul em trechos da cidade de São Paulo para os motociclistas
O Jornal da Rádio BandNews FM da última sexta-feira (07), conversou com o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, para esclarecer algumas dúvidas a respeito da implementação da Faixa Azul e sua eficácia para os motociclistas na cidade de São Paulo.
A prefeitura de São Paulo, por meio da SMT (Secretária de Mobilidade e Trânsito) e da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), na quinta-feira (06), o trecho do projeto-piloto da Faixa Azul nos dois sentidos da Av. dos Bandeirantes e da Av. Afonso D’Escragnolle Taunay, seguindo por esta até o Viaduto Aliomar Baleeiro, com extensão total, nas duas vias, de 8,5 km por sentido, somando 17 km.
As avenidas escolhidas são vias arteriais, com velocidade máxima limitada a 50 Km/h e volume médio de cerca de 20 mil motos/dia, por sentido. Essa modificação foi autorizada pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), vinculada ao Ministério da Infraestrutura, por meio da Portaria 1.015, de 5 de agosto de 2022.
Questionado sobre a avaliação dessa medida, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, ressaltou que foi uma iniciativa positiva e que cumpriu com o objetivo esperado seguindo os três pilares principais da segurança no trânsito: engenharia; educação; esforço legal, entendido como a fiscalização.
“No ponto de vista de engenharia, houve um planejamento, um projeto, houve a identificação de uma necessidade de regulamentar algo que já acontecia, que eram as motos transitando nesse corredor. Do ponto de vista de educação, toda a sinalização educativa, sinalização de regulamentação e a própria cobertura da imprensa, levando essa informação para as pessoas que usam aquela faixa, também cumpriu esse papel do segundo E, de educação. E o terceiro E, que tem a ver com fiscalização, monitoramento, também foi muito presente durante esse período de avaliação.”
Assista a entrevista completa:
[/vc_column_text][vc_video link="https://youtu.be/LxQTGqaIvXQ" align="center"][/vc_column][/vc_row]
CEO do Observatório participa do 80° Encontro Nacional dos Detrans
Entre os dias 2 e 4 de setembro de 2024, a Associação Nacional dos Detrans (AND), realizou, em Brasília, o 80° Encontro Nacional dos Detrans (END) com foco em digitalização, desburocratização e melhora da segurança do trânsito.
Observatório realiza o Encontro Nacional de Observadores Certificados 2024
Nos dias 3 e 4 de setembro, o Observatório Nacional de Segurança Viária realizou o Encontro Nacional de Observadores Certificados (ENOC) 2024 em São Paulo. O evento desse ano ocorreu em conjunto com o Connected Smart Cities & Mobility (CSCM), o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil.
Observador Certificado fala sobre atropelamentos no estado de São Paulo ao Jornal da Record
O Observador Certificado, Ricardo Rocha, participou de uma reportagem do Jornal da Record, que foi ao ar na última quinta-feira (29), para falar sobre o número alarmante de mortes de pedestres por atropelamento no estado de São Paulo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.