CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a importância da implantação da Faixa Azul em trechos da cidade de São Paulo para os motociclistas
O Jornal da Rádio BandNews FM da última sexta-feira (07), conversou com o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, para esclarecer algumas dúvidas a respeito da implementação da Faixa Azul e sua eficácia para os motociclistas na cidade de São Paulo.
A prefeitura de São Paulo, por meio da SMT (Secretária de Mobilidade e Trânsito) e da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), na quinta-feira (06), o trecho do projeto-piloto da Faixa Azul nos dois sentidos da Av. dos Bandeirantes e da Av. Afonso D’Escragnolle Taunay, seguindo por esta até o Viaduto Aliomar Baleeiro, com extensão total, nas duas vias, de 8,5 km por sentido, somando 17 km.
As avenidas escolhidas são vias arteriais, com velocidade máxima limitada a 50 Km/h e volume médio de cerca de 20 mil motos/dia, por sentido. Essa modificação foi autorizada pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), vinculada ao Ministério da Infraestrutura, por meio da Portaria 1.015, de 5 de agosto de 2022.
Questionado sobre a avaliação dessa medida, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, ressaltou que foi uma iniciativa positiva e que cumpriu com o objetivo esperado seguindo os três pilares principais da segurança no trânsito: engenharia; educação; esforço legal, entendido como a fiscalização.
“No ponto de vista de engenharia, houve um planejamento, um projeto, houve a identificação de uma necessidade de regulamentar algo que já acontecia, que eram as motos transitando nesse corredor. Do ponto de vista de educação, toda a sinalização educativa, sinalização de regulamentação e a própria cobertura da imprensa, levando essa informação para as pessoas que usam aquela faixa, também cumpriu esse papel do segundo E, de educação. E o terceiro E, que tem a ver com fiscalização, monitoramento, também foi muito presente durante esse período de avaliação.”
Assista a entrevista completa:
[/vc_column_text][vc_video link="https://youtu.be/LxQTGqaIvXQ" align="center"][/vc_column][/vc_row]
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.