Fazendo um caminhar com segurança

Dentro da proposta da Década de Ação para Segurança Viária 2011-2020, proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas) aos países membros em maio de 2011 está a atenção especial ao pedestre. A intenção da Organização é diminuir em 50% o número de mortos e feridos graves no trânsito de todo o mundo, poupando cerca de cinco milhões de vidas.
O pedestre é o alvo mais vulnerável no trânsito de todo o mundo, portanto os olhares de todos durante essa semana estão em quem caminha a pé, em suas atitudes e necessidades.
O ONSV entende que, mesmo sendo o pedestre um elemento frágil no trânsito, ele tem suas obrigações. Portanto, caminhar de forma atenta e cautelosa é dever de todos que estão a pé. Utilizar as calçadas, estar atento a sinalização viária, não usar o celular enquanto caminha e evitar fones de ouvido são atitudes que podem colaborar com a segurança do pedestre.
Por outro lado, é dever de todo motorista, ciclista e motociclista proteger a vida do pedestre, esteja ele onde estiver. Portanto, nesse contexto, a faixa de pedestre é o símbolo mais evidente durante essa semana. Vamos promover o uso correto da faixa: onde houver faixa, a preferência é do pedestre. Onde houver faixa e semáforo, prevalece a sinalização semafórica. A faixa é o lugar mais seguro do pedestre e todo motorista deve dar passagem a quem anda a pé.

DIA MUNDIAL DO SONO 17 DE MARÇO
Medicina do Sono tem por objeto de estudo um estado fisiológico do organismo humano que ocorre com periodicidade – ritmo circadiano – a cada 24h. Nesse período, nosso organismo tem um funcionamento muito ativo, essencial para a saúde, porém diferente do momento de consciência.

MULHERES SEGURAS NO TRÂNSITO
Mulheres seguras no trânsito. Uma conversa sobre como as mulheres podem ajudar a fortalecer a cultura da segurança viária para toda sociedade.

FEVEREIRO MAIS VIOLENTO NO TRÂNSITO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
O Jornal Toda Hora Tarde, da RIT TV – Rede Internacional de Televisão, de hoje (22), destacou que o mês de fevereiro foi o mais violento no trânsito da cidade de São Paulo, dos últimos seis anos. O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para explicar as possíveis causas desse aumento de ocorrências.
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