Dentro da proposta da Década de Ação para Segurança Viária 2011-2020, proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas) aos países membros em maio de 2011 está a atenção especial ao pedestre. A intenção da Organização é diminuir em 50% o número de mortos e feridos graves no trânsito de todo o mundo, poupando cerca de cinco milhões de vidas.
O pedestre é o alvo mais vulnerável no trânsito de todo o mundo, portanto os olhares de todos durante essa semana estão em quem caminha a pé, em suas atitudes e necessidades.
O ONSV entende que, mesmo sendo o pedestre um elemento frágil no trânsito, ele tem suas obrigações. Portanto, caminhar de forma atenta e cautelosa é dever de todos que estão a pé. Utilizar as calçadas, estar atento a sinalização viária, não usar o celular enquanto caminha e evitar fones de ouvido são atitudes que podem colaborar com a segurança do pedestre.
Por outro lado, é dever de todo motorista, ciclista e motociclista proteger a vida do pedestre, esteja ele onde estiver. Portanto, nesse contexto, a faixa de pedestre é o símbolo mais evidente durante essa semana. Vamos promover o uso correto da faixa: onde houver faixa, a preferência é do pedestre. Onde houver faixa e semáforo, prevalece a sinalização semafórica. A faixa é o lugar mais seguro do pedestre e todo motorista deve dar passagem a quem anda a pé.
Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo
O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.
PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná
O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.
Iluminação pública contribui para o trânsito seguro
Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.
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