Fiscalização por controladores de velocidades divide opinião da população de Santa Maria/RS; Observador Certificado comenta medida
Seis controladores de velocidade instalados na zona urbana de Santa Maria, município do Rio Grande do Sul, começaram a operar na manhã da última segunda-feira (21). Embora o objetivo da prefeitura seja o de reduzir sinistros de trânsito, que mataram 20 pessoas em 2020 e conter a imprudência, a medida dividiu a opinião dos moradores da cidade. Para os especialistas ouvidos pela reportagem, entre eles, o Observador Certificado do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Carlos Félix, a decisão é correta.
Segundo o Observador Certificado, doutor em Mobilidade Urbana e professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) Carlos Félix, evidências demonstram a necessidade de estabelecer limites de velocidade para garantir a segurança no trânsito. Ainda conforme o Observador Certificado, que também coordena as atividades do Grupo de Estudo em Mobilidade (GeMob/UFSM), há uma relação direta entre velocidade e probabilidade de ocorrência de sinistro e de morte no trânsito. Para os ocupantes de um carro, por exemplo, em uma colisão a 80 km/h, a probabilidade de morte é 20 vezes maior do que aquela de um impacto a 30 km/h. Já para pedestres, a chance de sobrevivência é de 90% em um choque com um carro a 30 km/h, mas menos de 50% em um impacto a 45 km/h e quase nenhuma chance de sobreviver a um impacto a 80 km/h.
Conforme Carlos Félix ressalta, as velocidades mais altas podem ser aceitas, mas somente se existir infraestrutura suficientes para garantir a segurança das pessoas. “Nos casos em que as velocidades são altas demais para determinado tipo de via e as soluções de infraestrutura não são economicamente viáveis, será necessário reduzir e fazer respeitar os limites de velocidade existentes. Aqui entram os controladores”, explica o Observador Certificado que defende investimentos em infraestrutura viária, atenção a campanhas de educação no trânsito, desenvolvimento de análises e estatísticas e fortalecimento da fiscalização.
Leia a reportagem completa, em:
Foto: Renan Mattos (Diário)

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.