Acionado quase que instintivamente a cada momento em que o condutor para o veículo, ou logo depois de dar a partida, o freio de mão (ou freio de estacionamento) é um importante item de segurança dos veículos e também requer cuidados, uma vez que, como qualquer outro componente, ele também se desgasta. Afinal já imaginou se ao acioná-lo deu veículo, em lugar de parar, começa a descer uma ladeira?
Para mantê-lo nas condições ideais é aconselhável que o item passe por revisão, pelo menos, a cada 15 mil quilômetros rodados . Isso porque ele perde a eficiência com uso prolongado e, caso não esteja bem regulado ou em condições ideais de funcionamento, pode ser causa de graves acidentes.
Além da quilometragem, como saber que o freio de mão precisa de ajuste? A resposta ao questionamento é bastante simples: quando você perceber que a alavanca do freio de mão faz com que ele pare quando está bem puxada para cima, ou seja, quase que apontando para o teto. Se isso ocorrer saiba que fazer um ajuste é urgente.
A forma com a qual o condutor do veículo utiliza o freio de mão também influencia em sua vida útil. Ou seja, tanto quanto o cuidado com a manutenção, o manuseio é importante para sua preservação. O ideal é que o sistema seja acionado suavemente para que seja evitado seu desgaste prematuro. Se o condutor tiver o hábito de puxar a alavanca com força, o cabo de aço e outras partes móveis ligadas a ele vão afrouxando em menor espaço de tempo.
O freio de mão, em veículos com transmissão manual, além de sua função principal de impedir que o carro se movimente enquanto estacionado, pode também ajudar o condutor a arrancar em subidas fortes.
Na maior parte dos veículos, o freio de estacionamento é acionado por meio de uma alavanca que fica entre os bancos dianteiros. Mas existem também acionamentos por pedal (comum entre picapes e utilitários-esportivo) e nos carros mais modernos, o sistema elétrico, ligado por um botão localizado no console central. Independentemente da sua forma de acionamento, ele não deve ser usado com o carro em movimento. Isso só deve ocorrer em situação de emergência na hipótese de haver falha no freio de pedais.
LIVE ROAD SAFETY: INFRAÇÕES DE TRÂNSITO
O canal Road Safety, promoveu ontem (21), a live “Infrações de Trânsito”, com apresentação de Renato Fialho, a transmissão contou com a participação do Policial Militar Rodoviário, especialista em fiscalização e Observador Certificado, Emanoel Silva, e abordou a necessidade de fazer com que as pessoas cumpram as regras previstas na legislação de trânsito para que se possa ter mais segurança.
PELA HUMANIZAÇÃO DO TRÂNSITO
Na edição da última quarta-feira (20), do Caderno Mobilidade Estadão o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, apresentou dados relativos à segurança viária nacional e fez uma reflexão sobre a relevância da Semana Nacional de Trânsito, que está em sua 26ª edição, e que busca incentivar ações para um trânsito cada vez mais seguro no Brasil.
OBSERVATÓRIO PARTICIPA DA ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO EM BRASÍLIA/DF
Representantes do Sistema Nacional de Transporte estiveram presentes na cerimônia de abertura da Semana Nacional de Trânsito, realizada na última segunda-feira (18), no Ministério dos Transportes, em Brasília (DF). O Observador Certificado Arthur Magalhães representou o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária na solenidade.
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