Um veículo motor flex pode apresentar algum problema quando depois de longo período sendo abastecido somente com um combustível for abastecido com outro? Essa dúvida ainda persiste entre muitos proprietários de veículos bicombustíveis, mesmo a entrada deles no mercado tendo ocorrido há mais de uma década.
Esse estranhamento não ocorre de fato, uma vez que foram desenvolvidos exatamente para aceitarem combustíveis variáveis, ou seja: o sistema se encarrega de identificar o que vai no tanque, e de fazer os ajustes nos parâmetros necessários (quantidade de combustível injetado, ângulo de ignição, rotação de marcha lenta, etc). Apesar disso, alguns fabricantes recomendam que o veículo circule pelo menos 10 minutos após a substituição de um combustível por outro, e antes de desligar o veículo, para que o sistema possa fazer a leitura e o reconhecimento.
Outra dúvida que pode persistir entre diversos proprietários de veículos flex é a impossibilidade de o mesmo tanque conter gasolina e álcool. Isso também não é verdade. Etanol ou gasolina, ou ainda a mistura dos dois no mesmo tanque não acarreta qualquer problema ao veículo.
Há, ainda, um terceiro questionamento envolvendo os flex: se quando abastecido com etanol, em dias frios o veículo custa mais ‘a pegar’. Na verdade, como qualquer veículo movido a álcool, a partida é dificultada em dias frios, porque o funcionamento do motor com etanol a frio é dificultado porque o álcool tem menor volatilidade que a gasolina e isso dificulta a formação da mistura ar-combustível.
Atualmente os modelos mais novos de veículos flex adotam sistema que pré-aquecem o etanol. Essa tecnologia veio substituir o tanque auxiliar dos modelos mais antigos, que permitia ao sistema a injeção de um pouco de gasolina, que facilitava a partida enquanto a temperatura do álcool não estivesse adequada.
Diferentemente do que alguns proprietários de veículos bicombustíveis possam ainda pensar, para fazê-los funcionar sem problemas não é também necessário fazer rodízio do combustível. Isso porque o motor é projetado para funcionar com qualquer proporção entre gasolina e álcool.
Frota Descomplicada: Lançamento de livro de Observador Certificado conta com a participação do CEO do OBSERVATÓRIO
No dia 9 de junho, o cenário da segurança viária e mobilidade urbana no Brasil ganhou um reforço importante com o lançamento do livro "Frota Descomplicada" na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). De autoria de Gleyson Viri, Observador Certificado da 11ª turma, a obra foi apresentada em um evento que reuniu diversas autoridades e especialistas da área.
Observadores Certificados levam projeto “Maio Amarelo Sem Fronteiras” ao Fórum de Francofonia da Universidade Federal do Maranhão
Os Observadores do Maranhão, representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), celebraram um momento marcante recentemente ao serem convidados para apresentar o projeto "Maio Amarelo Sem Fronteiras" durante o prestigiado Fórum de Francofonia realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento, de grande relevância acadêmica e cultural, foi totalmente conduzido em francês e reuniu especialistas, estudantes e autoridades de diversos setores que valorizam o idioma como ferramenta essencial para conexões internacionais.
Tecnologia e Mobilidade: OBSERVATÓRIO participa de painel no AND Tech
O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou nesta quarta-feira, dia 4 de junho, do AND Tech evento que reuniu, pela primeira vez, todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) do país em um só local: o Distrito Anhembi, em São Paulo/SP.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.