Matérias

Gasolina ou etanol? Para veículos flex misturar ambos não faz diferença

Escrito por Portal ONSV

21 NOV 2016 - 12H22

"etanol-gasolina660"

Fabricantes aconselham circular com o veículo pelo menos 10 minutos após substituição do combustível

Um veículo motor flex pode apresentar algum problema quando depois de longo período sendo abastecido somente com um combustível for abastecido com outro? Essa dúvida ainda persiste entre muitos proprietários de veículos bicombustíveis, mesmo a entrada deles no mercado tendo ocorrido há mais de uma década.

Esse estranhamento não ocorre de fato, uma vez que foram desenvolvidos exatamente para aceitarem combustíveis variáveis, ou seja: o sistema se encarrega de identificar o que vai no tanque, e de fazer os ajustes nos parâmetros necessários (quantidade de combustível injetado, ângulo de ignição, rotação de marcha lenta, etc). Apesar disso, alguns fabricantes recomendam que o veículo circule pelo menos 10 minutos após a substituição de um combustível por outro, e antes de desligar o veículo, para que o sistema possa fazer a leitura e o reconhecimento.

Outra dúvida que pode persistir entre diversos proprietários de veículos flex é a impossibilidade de o mesmo tanque conter gasolina e álcool. Isso também não é verdade. Etanol ou gasolina, ou ainda a mistura dos dois no mesmo tanque não acarreta qualquer problema ao veículo.

Há, ainda, um terceiro questionamento envolvendo os flex: se quando abastecido com etanol, em dias frios o veículo custa mais ‘a pegar’. Na verdade, como qualquer veículo movido a álcool, a partida é dificultada em dias frios, porque o funcionamento do motor com etanol a frio é dificultado porque o álcool tem menor volatilidade que a gasolina e isso dificulta a formação da mistura ar-combustível.

Atualmente os modelos mais novos de veículos flex adotam sistema que pré-aquecem o etanol. Essa tecnologia veio substituir o tanque auxiliar dos modelos mais antigos, que permitia ao sistema a injeção de um pouco de gasolina, que facilitava a partida enquanto a temperatura do álcool não estivesse adequada.

Diferentemente do que alguns proprietários de veículos bicombustíveis possam ainda pensar, para fazê-los funcionar sem problemas não é também necessário fazer rodízio do combustível. Isso porque o motor é projetado para funcionar com qualquer proporção entre gasolina e álcool.

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.