Matérias

Gerente do OBSERVATÓRIO destaca em artigo, segurança nas motos

Escrito por Portal ONSV

09 NOV 2016 - 13H55

"moto-artigo"

 Duas rodas, uma vida!

Renato Campestrini

À medida que o número de acidentes com motociclistas aumenta no país, uma falsa percepção de que são todos inconsequentes se espalha na sociedade e, ao final, quando observamos um corpo caído ao solo vítima de mais um acidente, quase não nos abalamos.

Em que pese o fato de que a situação acima se mostre cada vez mais comum, ela não é verdadeira e deveria muito preocupar a sociedade que se torna alheia a um problema sério que ceifa inúmeras vidas (12,7 mil, em 2014, de acordo com o Portal iris) e deixa outras inúmeras com sequelas permanentes.

Cada motociclista por debaixo do capacete e de sua vestimenta de proteção representa uma família, uma história de vida; tem o seu papel na sociedade e não pode ser a opção do seu meio de transporte que deve condená-lo ao infortúnio, a ser tratado como um potencial doador de órgãos e tecidos.

O trânsito, como espaço compartilhado que é, deve permitir que todos transitem com segurança, seja como pedestres, na condução de veículos motorizados ou não; e  respeitar os elos mais fracos é um dever de todos.

É certo que parte dos motociclistas, talvez movidos pelo ímpeto da idade, utilize o veículo de forma equivocada, acelerando demais quando deveria adotar uma postura segura; mas isso não outorga a terceiros o poder de definir se aquele cidadão vai ao solo ou não.

Os abusos devem ser punidos através dos meios e das autoridades hábeis para tanto.

Redobrar a atenção ao transitar, reduzir a velocidade ao se aproximar de cruzamentos, utilizar os espelhos retrovisores de forma a minimizar os riscos dos pontos cegos, compreender que o sistema de frenagem da motocicleta difere significativamente do veículo de quatro rodas ou mais são pontos importantes para uma convivência mais harmônica no trânsito.

Por parte dos motociclistas, a agilidade proporcionada pelo veículo em qualquer situação de trânsito mostra que não é necessário colocar a vida em risco para ganhar tempo. Como bem apregoa o jornalista especializado em motociclismo e segurança, Geraldo “Tite” Simões, “a moto não é um veículo feito para ganhar tempo, porque com ela nós não perdemos tempo!”.

Pense nisso, utilize os equipamentos de proteção, respeite o pedestre, seja consciente, seja prudente, mantenha-se vivo!

Renato Campestrini é advogado especializado em legislação do trânsito, pós-graduado em Trânsito, Mobilidade e Segurança, e gerente-técnico do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária

 

 

Observador_certificado_ministra_palestra_camara_de_vereadores_de_sao_borja_rs
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra sobre segurança viária na Câmara de Vereadores de São Borja/RS

A palestra “Trânsito (in)seguro: Responsabilidades Compartilhadas”, foi ministrada no plenário da Câmara de Vereadores do município de São Borja, no Rio Grande do Sul, pelo Observador Certificado e representante do Maio Amarelo 2024, Eduardo Cadore, no final do mês de maio.

Seminario_de_prevencao_de_uso_de_alcool_e_drogas
Observadores Certificados

Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito em Minas Gerais tem palestra de representante do OBSERVATÓRIO

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) realizou no final de maio, o Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito. O evento, realizado no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamentos de Sargentos da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, contou com a presença do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Observadores_certificados_tomam_posse_cetran_mg
Observadores Certificados

Observadores Certificados tomam posse junto ao Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais

No dia 23 de abril, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG). Na ocasião foram empossados como conselheiros os Observadores Certificados Alexander Ferreira de Magalhães e Kenedy Santos Pereira. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e contou com a presença da Secretária de Estado e Planejamento e Gestão, Luísa Cardoso Barreto, presidente do colegiado, do Chefe da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, conselheiros empossados e integrantes da equipe administrativa do colegiado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.