Matérias

Horário de Verão: riscos de acidentes podem aumentar em razão do cansaço

Escrito por Portal ONSV

17 OUT 2016 - 09H44

Até que o relógio biológico se ajuste à mudança, vale redobrar os cuidados durante os trajetos

Muita gente curte o horário de Verão, afinal, dias mais longos são sinônimo de mais horas para aproveitar, sobretudo para praticar exercícios e curtir o lazer. Mas há um grupo que não gosta da mudança porque tem mais dificuldades para se adaptar. Independente de gostar ou não, é preciso, sim, ajustar o relógio biológico; e especialistas dizem que isso pode demorar até uma semana.

Quem acorda muito cedo tem que aumentar o sacrifício; pois vai cair da cama ainda mais de madrugada. E quem costuma dormir tarde, acaba esticando a sua noite nos primeiros dias. O resultado para os dois grupos é aquela sensação de que o corpo está mais cansado do que o normal, porque pode perder aquela preciosa hora de sono. E fazer trajetos cansados seja em veículos ou mesmo à pé pode ampliar a distração e aumentar os riscos de acidentes.

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) faz um alerta: nesta semana de adaptação, procure redobrar os cuidados na direção, pois se junto com o cansaço, o condutor ainda tiver que se apressar para chegar ao seu destino, o perigo será sempre maior.

Assista ao nosso vídeo sobre os riscos de dirigir cansado. E curta a primeira semana do horário de verão com muita segurança.

O OBSERVATÓRIO também destaca dicas para minimizar o cansaço em qualquer período:

  • Faça alongamentos, quando for enfrentar trajetos longos ou congestionados.
  • Mantenha uma boa postura e respire, pois ficar na mesma posição pode levar a dores de cabeça, nas costas e pescoço, e ardência nos olhos; causando irritabilidade e reações inesperadas.
  • A cada uma ou duas horas, faça paradas e também beba água. Quando você faz uma pausa, a tendência é relaxar.
  • Ligue sempre o ar-condicionado em viagens longas para garantir o seu conforto. Procure manter um ambiente agradável no carro, evite discussões, que geram mais estresse e podem desviar sua atenção.
  • Ouvir música pode ajudar a relaxar, mas tome cuidado com o volume que pode distrai-lo ao longo do trajeto;
  • Já para o pedestre, o uso de fones traz riscos enormes de atropelamentos.
  • Também evite manusear equipamentos como CDs ou pendrives, que podem tomar sua atenção. Antes de sair, já coloque o pendrive para não se distrair.
  • Alimentar-se e dormir bem e praticar esportes são hábitos que colaboram para evitar o cansaço e o estresse.

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.