Matérias

I Antologia de Trânsito de Alagoas reúne conjunto de obras sobre o trânsito

Escrito por Portal ONSV

23 OUT 2020 - 13H00

A equipe do PSVM (Plano de Segurança Viária para Motociclistas) do Detran de Alagoas, com o intuito de dar continuidade ao programa PSVM-Escolas devido às questões do distanciamento social e restrições das atividades educativas presenciais, causados pela pandemia de COVID-19, idealizou I Antologia de Trânsito de Alagoas, projeto instituído através da portaria no 469/2020, do Detran/AL, publicada em 08 de maio de 2020.

A Observadora Certificada do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e coordenadora do projeto PSVM do Detran/AL, Edira Soares, integra esse projeto que reuniu sob forma artística e literária, os múltiplos olhares sobre o trânsito, recebidos de 16 municípios alagoanos e dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rondônia.

As principais coletâneas da publicação: I Antologia de Trânsito de Alagoas, foram apresentadas em dois webinars pelos próprios antologistas de trânsito a um público de aproximadamente 800 participantes. Entre o público presente, estavam representantes das áreas da educação, dos Detrans e da segurança viária, como o OBSERVATÓRIO, representado pelo seu diretor-presidente, José Aurelio Ramalho, e o diretor de relações institucionais, Francisco Garonce.

Conforme explicou a Observadora Certificada do OBSERVATÓRIO e coordenadora do projeto PSVM, Edira Soares, esse caderno digital foi pensado como um registro para o projeto da Antologia de Trânsito e como forma de compartilhar com todo o País, para inspirar outros órgãos e educadores que desejem desenvolver a ideia na sua região. Além de, criar a expectativa para o livro que será publicado com as dez melhores produções de cada categoria participante.

“Foi de grande satisfação para toda a equipe que faz parte do plano de segurança viária para motociclistas porque foi uma maneira, nesse momento de pandemia, de dar continuidade ao trabalho nas escolas e fazer com que a sociedade parasse um pouquinho para pensar sobre o trânsito e seus riscos e, isso foi visto nos resultados desse trabalho”, argumentou Edira, que acrescentou à sua explicação, “Cito aqui o primeiro lugar na categoria poesia, Hélio de Araújo, que criou a sua poesia com a intenção de conscientizar os jovens, tendo em vista que ele é vítima de um acidente de trânsito, sequelado, tetraplégico por causa de um acidente de trânsito com a motocicleta”.

Leia o Caderno Digital, Trânsito: múltiplos olhares – Antologia de Trânsito de Alagoas:

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="center" background_image_as_pattern="without_pattern" z_index=""][vc_column][vc_empty_space height="20px"][button target="_self" hover_type="default" text="ACESSE!" link="https://drive.google.com/file/d/1ccdNTQfPxrjEZSUWl6pj7gLixCW5PBPG/view"][/vc_column][/vc_row]

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.