Foi realizado entre os dias 18 e 19 de maio, o I Fórum de Segurança Viária e Mobilidade da Região Oeste do Paraná, com o objetivo de promover um debate acerca dos fatores que interferem na segurança viária e na mobilidade urbana nos municípios, com a apresentação de soluções aplicadas no Brasil, como forma de contribuição para os processos decisórios dos gestores públicos. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária apoiou a realização e esteve entre os painelistas do evento.
Organizado pelo município de Cascavel, por meio da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Cidadania (Transitar) e pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Detran/PR (Departamento de Trânsito do Paraná), contou com a participação do CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, durante a abertura do evento e em sua apresentação, falou sobre os 10 anos do Movimento Maio Amarelo e o papel do OBSERVATÓRIO em prol da segurança viária.
As apresentações e os debates do dia 18 foram divididos por rodadas temáticas que convergem para a Segurança Viária.
Período da manhã - Painel 1: como os gestores podem contribuir para a redução de lesões e mortes no trânsito.
Com a participação de: Rubens Griep; Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO; Adriano Furtado; Luiz Ernesto Giacometti, Presidente do Consamu e Prefeito de Palotina; Tenente Coronel Amarildo Roberto Ribeiro, Comandante do 9º Grupamento de Bombeiros - Foz do Iguaçu; Cristiane Baecker Avila, Coordenadora do PVT/PR e representante da Comissão Estadual Intersetorial de Prevenção de Acidentes e Segurança no Trânsito do Paraná.
Na parte da tarde, durante as apresentações, no pilar 4 – Educação para o Trânsito: o poder da comunicação no processo da conscientização, a Observadora Certificada e membro da equipe de coordenação do projeto Educa falou sobre o tema. E também participou do debate do Painel 2: Gestão e Cultura de Segurança no Trânsito: Os desafios e soluções na gestão municipal.
Ainda no período da tarde, no painel 4: Pacto Social por um Trânsito Seguro, foi a vez de fala do membro do Conselho deliberativo do OBSERVATÓRIO, Mauro Gil.
No segundo dia do Fórum, o Painel 4 – Desafios e soluções para implementação dos veículos elétricos no Brasil, contou também com a participação do CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães; Marcelo Barella; Carlos Brandão; Guilherme Amintas, Superintendente de Energias Renováveis da Itaipu Binacional; Simoni Soares, Presidente da Transitar – Cascavel; e Flávio Pimenta, Gerente Comercial da Nansen.
1/14
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
Boleto