
I FÓRUM DE SEGURANÇA VIÁRIA E MOBILIDADE URBANA DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ
Foi realizado entre os dias 18 e 19 de maio, o I Fórum de Segurança Viária e Mobilidade da Região Oeste do Paraná, com o objetivo de promover um debate acerca dos fatores que interferem na segurança viária e na mobilidade urbana nos municípios, com a apresentação de soluções aplicadas no Brasil, como forma de contribuição para os processos decisórios dos gestores públicos. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária apoiou a realização e esteve entre os painelistas do evento.
Organizado pelo município de Cascavel, por meio da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Cidadania (Transitar) e pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Detran/PR (Departamento de Trânsito do Paraná), contou com a participação do CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, durante a abertura do evento e em sua apresentação, falou sobre os 10 anos do Movimento Maio Amarelo e o papel do OBSERVATÓRIO em prol da segurança viária.
As apresentações e os debates do dia 18 foram divididos por rodadas temáticas que convergem para a Segurança Viária.
Período da manhã - Painel 1: como os gestores podem contribuir para a redução de lesões e mortes no trânsito.
Com a participação de: Rubens Griep; Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO; Adriano Furtado; Luiz Ernesto Giacometti, Presidente do Consamu e Prefeito de Palotina; Tenente Coronel Amarildo Roberto Ribeiro, Comandante do 9º Grupamento de Bombeiros - Foz do Iguaçu; Cristiane Baecker Avila, Coordenadora do PVT/PR e representante da Comissão Estadual Intersetorial de Prevenção de Acidentes e Segurança no Trânsito do Paraná.
Na parte da tarde, durante as apresentações, no pilar 4 – Educação para o Trânsito: o poder da comunicação no processo da conscientização, a Observadora Certificada e membro da equipe de coordenação do projeto Educa falou sobre o tema. E também participou do debate do Painel 2: Gestão e Cultura de Segurança no Trânsito: Os desafios e soluções na gestão municipal.
Ainda no período da tarde, no painel 4: Pacto Social por um Trânsito Seguro, foi a vez de fala do membro do Conselho deliberativo do OBSERVATÓRIO, Mauro Gil.
No segundo dia do Fórum, o Painel 4 – Desafios e soluções para implementação dos veículos elétricos no Brasil, contou também com a participação do CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães; Marcelo Barella; Carlos Brandão; Guilherme Amintas, Superintendente de Energias Renováveis da Itaipu Binacional; Simoni Soares, Presidente da Transitar – Cascavel; e Flávio Pimenta, Gerente Comercial da Nansen.
1/14

70 ÔNIBUS CLANDESTINOS DE VIAGEM APREENDIDOS NO PRIMEIRO TRIMESTRE EM SÃO PAULO
O Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, apresentou dados referentes aos ônibus clandestinos de viagem interestadual apreendidos no primeiro trimestre do ano, partindo da cidade de São Paulo. O coordenador de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Augusto Borges, alertou para os riscos da viagem num ônibus clandestino.

MAIO AMARELO É DESTAQUE NA TV CÂMARA DE ASSIS/SP
A TV Câmara de Assis, no interior de São Paulo, destacou as ações do Movimento Maio Amarelo realizadas em parceria entre o Observador Certificado, André Ferreira dos Santos, o Departamento Municipal de Trânsito, a Polícia Militar e o Sest-Senat, na última quinta-feira (25), no encerramento do mês de ações para a conscientização para o trânsito seguro.

RECORDE DE MOTOS NOVAS NAS RUAS DA CIDADE DE SÃO PAULO
A matéria da Folha de S.Paulo de ontem (30), abordou o levantamento realizado pelo Detran-SP que aponta o maior número de motocicletas novas emplacadas no primeiro quadrimestre deste ano em São Paulo, desde 2015, início dos registros da série histórica registrada pelo Departamento de Trânsito Estadual. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, comenta sobre esse aumento de venda de motocicletas e a influência sobre o trânsito.