A Prefeitura de Indaiatuba é um “Município Laço Amarelo” e possui a certificação que atesta que a cidade investe em ações para um trânsito mais seguro. A última ação de Indaiatuba foi veicular nos carnês do IPTU a campanha de respeito ao pedestre. Desta forma, a comunicação por um trânsito mais seguro e gentil chegará à casa de todos os mais de 200 mil moradores da cidade.
Ao aderir ao Programa Município Laço Amarelo e realizar perenemente campanhas de orientação, Indaiatuba confirma o compromisso do município em trabalhar fortemente para a redução dos acidentes de trânsito e torna-lo uma cidade onde se respeita o pedestre. O Programa Município Laço Amarelo é uma iniciativa do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
“Com a publicação feita no carnê do IPTU o alcance da mensagem de respeito ao pedestre chegará a todos os moradores do município, uma estratégia bastante interessante de abordagem”, observa José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.
Case de sucesso: foco no pedestre
Indaiatuba vem intensificando as campanhas educativas voltadas à segurança do pedestre. O trabalho, feito em parceria com o OBSERVATÓRIO, foi definido como permanente na cidade.
A Prefeitura de Indaiatuba já instalou um totem na avenida principal da cidade (Av. Presidente Vargas) com o tema da Semana Nacional de Trânsito de 2017: “Pare para o pedestre. É seguro. É gentil. É lei”. A cidade também possui diversas faixas de travessia e orienta seus condutores a respeitarem a prioridade ao pedestre.
Todo material de divulgação da campanha foi elaborado pelo OBSERVATÓRIO e, além do totem que alerta ao visitante que na cidade todos os veículos param para o pedestre, outdoors e faixas em pontos estratégicos também fazem o alerta.
Sobre o Laço Amarelo
O programa “Município Laço Amarelo” foi criado em 2017 pelo Observatório para condecorar as cidades que querem mudar a percepção de risco dos moradores com relação ao trânsito, além de incentivar a mudança de comportamento, transformando assim o ir e vir em atitudes seguras para todos.
Com uma série de conteúdos de comunicação, o município que aderir ao programa terá a segurança viária como pauta mensal no trabalho junto a comunidade. “A intenção é ajudar os municípios a conscientizar a população, não só durante o mês de maio, quando ocorre o Movimento Maio Amarelo, mas no restante do ano também”, explica José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária.
Para saber mais acesse: https://www.onsv.org.br/programa-laco-amarelo/
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.