Matérias

Indaiatuba é um Município Laço Amarelo e investe em ações de Educação para o Trânsito

Escrito por Portal ONSV

15 FEV 2018 - 12H02

A Prefeitura de Indaiatuba é um “Município Laço Amarelo” e possui a certificação que atesta que a cidade investe em ações para um trânsito mais seguro. A última ação de Indaiatuba foi veicular nos carnês do IPTU a campanha de respeito ao pedestre. Desta forma, a comunicação por um trânsito mais seguro e gentil chegará à casa de todos os mais de 200 mil moradores da cidade.

Ao aderir ao Programa Município Laço Amarelo e realizar perenemente campanhas de orientação, Indaiatuba confirma o compromisso do município em trabalhar fortemente para a redução dos acidentes de trânsito e torna-lo uma cidade onde se respeita o pedestre. O Programa Município Laço Amarelo é uma iniciativa do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.

“Com a publicação feita no carnê do IPTU o alcance da mensagem de respeito ao pedestre chegará a todos os moradores do município, uma estratégia bastante interessante de abordagem”, observa José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.

Case de sucesso: foco no pedestre

Indaiatuba vem intensificando as campanhas educativas voltadas à segurança do pedestre. O trabalho, feito em parceria com o OBSERVATÓRIO, foi definido como permanente na cidade.

A Prefeitura de Indaiatuba já instalou um totem na avenida principal da cidade (Av. Presidente Vargas) com o tema da Semana Nacional de Trânsito de 2017: “Pare para o pedestre. É seguro. É gentil. É lei”. A cidade também possui diversas faixas de travessia e orienta seus condutores a respeitarem a prioridade ao pedestre.

Todo material de divulgação da campanha foi elaborado pelo OBSERVATÓRIO e, além do totem que alerta ao visitante que na cidade todos os veículos param para o pedestre, outdoors e faixas em pontos estratégicos também fazem o alerta.

Sobre o Laço Amarelo

O programa “Município Laço Amarelo” foi criado em 2017 pelo Observatório para condecorar as cidades que querem mudar a percepção de risco dos moradores com relação ao trânsito, além de incentivar a mudança de comportamento, transformando assim o ir e vir em atitudes seguras para todos.

Com uma série de conteúdos de comunicação, o município que aderir ao programa terá a segurança viária como pauta mensal no trabalho junto a comunidade. “A intenção é ajudar os municípios a conscientizar a população, não só durante o mês de maio, quando ocorre o Movimento Maio Amarelo, mas no restante do ano também”, explica José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária.

Para saber mais acesse: https://www.onsv.org.br/programa-laco-amarelo/

OC_Mercia_Gomes_Agentes_de_transito_adicional_de_insalubridade
Observadores Certificados

AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI

No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.

Uso_celular_ao_volante_Parana
Entrevista

USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ

O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.

Senatran_relatorio_inedito_15_anos_lei_seca
Matérias

SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA

Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto