Fazendo parte das comemorações da Semana Nacional de Trânsito, foi lançado no último dia 21 em Indaiatuba, o Observatório Municipal de Segurança Viária. O evento contou com a presença do Prefeito Municipal Reinaldo Nogueira, o Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, José Carlos Selone, entre outros visitantes e autoridades.
O presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho fez uma apresentação para a imprensa do trabalho realizado pelo Observatório, das principais linhas de atuação, da importância da criação do OBSERVATÓRIO Municipal em Indaiatuba e por fim, fez o lançamento oficial do Programa “Observar”.
Para o prefeito Reinaldo, a importância de se ter um centro de pesquisa, estudo e informação sobre trânsito na cidade é muito importante. “É com muito orgulho que a cidade de Indaiatuba ganha esse ‘reforço’ na segurança viária. Contar com profissionais especializados só reforça nosso trabalho e quem sabe, nossa cidade irá se tornar uma referência nessa área”, disse o prefeito.
Ramalho mostrou como o Observatório vê o trânsito: os gastos com infraestrutura, gastos públicos, gastos sociais e o alto custo emocional que cada acidente de trânsito gera. Somente o ano passado, foram registradas quase 61 mil ocorrências de trânsito envolvendo mortes. Esse número é extremamente superior ao que matou várias doenças bastante divulgadas pela imprensa nacional nos últimos anos como a dengue, a gripe H1N1, a tubérculos e a hepatite. Para morrer de H1N1 a mesma quantidade de gente que morreu em 2012 no trânsito seriam necessários 527 anos. Esta é uma análise que pouca gente faz sobre o trânsito.
Outro dado alarmante é que: somente no 1º semestre desse ano houve um aumento de 51% no número de vítimas indenizadas por conta de acidentes de trânsito em comparação ao mesmo número do ano passado. Ou seja, o trânsito está sequelando pessoas que estão em idade produtiva o que pode, no futuro, acarretar em sérios problemas para a economia do país.
Ramalho ressaltou que o Observatório Municipal de Indaiatuba nasce com várias propostas: a importância de fortalecer programas de educação para o trânsito, formação do condutor (motociclistas e motoristas), fomento ao uso da bicicleta e do transporte público, divulgação de comportamentos seguros em diversas frentes e principalmente, a mobilização dos veículos de comunicação de massa sobre o tema.
O evento contou também com a presença da diretora de Ciretran de Indaiatuba, Varelice Chagas, Zezito Pereira Brito, do Corpo de Bombeiro de Indaiatuba, Roberta Mantovani, consultora em Educação para o Trânsito, Lucilaine Borges Zampolin, da Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba, Capitão PM Jesus André Alves e Antonio Siqueira, chefe da Divisão de Fiscalização, Operação de Tráfego e Multas da Prefeitura Municipal de São José dos Campos-SP.
[gallery columns="2" size="large" link="none" ids="835,834,833,832"]
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.