Matérias

Indaiatuba ganha centro especializado em trânsito: o Observatório Municipal de Segurança Viária

Escrito por Portal ONSV

25 SET 2013 - 14H57

"Indaiatuba

Fazendo parte das comemorações da Semana Nacional de Trânsito, foi lançado no último dia 21 em Indaiatuba, o Observatório Municipal de Segurança Viária. O evento contou com a presença do Prefeito Municipal Reinaldo Nogueira, o Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, José Carlos Selone, entre outros visitantes e autoridades.

O presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho fez uma apresentação para a imprensa do trabalho realizado pelo Observatório, das principais linhas de atuação, da importância da criação do OBSERVATÓRIO Municipal em Indaiatuba e por fim, fez o lançamento oficial do Programa “Observar”.

Para o prefeito Reinaldo, a importância de se ter um centro de pesquisa, estudo e informação sobre trânsito na cidade é muito importante. “É com muito orgulho que a cidade de Indaiatuba ganha esse ‘reforço’ na segurança viária. Contar com profissionais especializados só reforça nosso trabalho e quem sabe, nossa cidade irá se tornar uma referência nessa área”, disse o prefeito.

Ramalho mostrou como o Observatório vê o trânsito: os gastos com infraestrutura, gastos públicos, gastos sociais e o alto custo emocional que cada acidente de trânsito gera. Somente o ano passado, foram registradas quase 61 mil ocorrências de trânsito envolvendo mortes. Esse número é extremamente superior ao que matou várias doenças bastante divulgadas pela imprensa nacional nos últimos anos como a dengue, a gripe H1N1, a tubérculos e a hepatite. Para morrer de H1N1 a mesma quantidade de gente que morreu em 2012 no trânsito seriam necessários 527 anos. Esta é uma análise que pouca gente faz sobre o trânsito.

Outro dado alarmante é que: somente no 1º semestre desse ano houve um aumento de 51% no número de vítimas indenizadas por conta de acidentes de trânsito em comparação ao mesmo número do ano passado. Ou seja, o trânsito está sequelando pessoas que estão em idade produtiva o que pode, no futuro, acarretar em sérios problemas para a economia do país.

Ramalho ressaltou que o Observatório Municipal de Indaiatuba nasce com várias propostas: a importância de fortalecer programas de educação para o trânsito, formação do condutor (motociclistas e motoristas), fomento ao uso da bicicleta e do transporte público, divulgação de comportamentos seguros em diversas frentes e principalmente, a mobilização dos veículos de comunicação de massa sobre o tema.

O evento contou também com a presença da diretora de Ciretran de Indaiatuba, Varelice Chagas, Zezito Pereira Brito, do Corpo de Bombeiro de Indaiatuba, Roberta Mantovani, consultora em Educação para o Trânsito, Lucilaine Borges Zampolin, da Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba, Capitão PM Jesus André Alves e Antonio Siqueira, chefe da Divisão de Fiscalização, Operação de Tráfego e Multas da Prefeitura Municipal de São José dos Campos-SP.

[gallery columns="2" size="large" link="none" ids="835,834,833,832"]

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.