A intolerância no trânsito entre motociclistas e motoristas foi tema da reportagem do programa Correio Manhã, da TV Correio - emissora afiliada da Rede Record -, na Paraíba, hoje (15). O repórter Oscar Xavier consultou a educadora de trânsito e Observadora Certificada do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Abimadabe Vieira, que opinou sobre possíveis formas para solucionar essa rivalidade.
Essa disputa por espaço gera desrespeito, intolerância e sinistros de trânsito entre condutores e motociclistas. Segundo levantamento da reportagem, apenas no último final de semana, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena registrou 68 ocorrências na emergência que envolveram motociclistas, enquanto que, apenas duas outras ocorrências foram de passageiros em automóveis.
“Nós acreditamos que o investimento em transporte público, transporte coletivo, de qualidade, com credibilidade e com preço acessível, vai desestimular esses jovens a comprarem esses meios de transporte individual”, argumenta Abimadabe Vieira, e acrescenta, “um outro investimento que nós entendemos é o respeito, é a empatia no trânsito. É importante essa harmonia para que não aconteça a violência no trânsito”.
Questionada sobre a falta de atenção e conhecimento às regras de trânsito por parte da população, Abimadabe ressalta, “Nós estamos ancorados no artigo 35 do Código de Trânsito Brasileiro que prevê justamente o maior cuidar do menor e assim, sucessivamente, até o ciclista cuidar do pedestre. O importante é que todos fiquem atentos às leis e regras de trânsito e suas mudanças para que exista uma segurança maior”.
Assista a reportagem completa em:
[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_video link="https://youtu.be/mgl721FTthQ"][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_column_text]
Imagem: Programa Correio Manhã
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.