Jornal da Globo fala dos 20 anos de validade do Código de Trânsito Brasileiro
[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_column_text]Com a passagem dos 20 anos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a mídia tem trazido a tona discussões sobre a lei e sua eficiência no país. Na reportagem da jornalista Janaína Lepri, exibida pelo Jornal da Globo no início da madrugada do dia 23/1, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária mostrou os números de vítimas fatais por acidentes de trânsito, que ultrapassam 34 mil pessoas, e como a mobilidade urbana afeta a vida de todos.
Entre as mudanças positivas apontadas pela reportagem está a maior adesão ao cinto de segurança. Foi também o Código que instituiu a contagem de pontos para os condutores infratores, passíveis inclusive de suspensão da carteira de motorista. Porém, de acordo com especialistas ouvidos, falta muito para que a fiscalização de trânsito seja efetiva e contribua com a diminuição dos números de mortos e ferido.
“Para cada multa aplicada, aproximada dez mil multas não são feitas por não haver fiscalização”, destacou José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO na entrevista cedida à jornalista. “Quanto mais investirmos em fiscalização, menos gastos o poder público vai ter com acidentes de trânsito. Só que a visão é imediatista. Ele não investe em fiscalização porque não tem verba e não quer gastar”, completou.
Assista a reportagem completa aqui: https://globoplay.globo.com/v/6440679/
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.