Em matéria publicada nessa sexta-feira (22.09.2017), pelo Jornal Extra, do Rio de Janeiro, a Gestora de Comunicação do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Daniela Gurgel cita o elevado número de pessoas que falam no celular enquanto estão dirigindo. Uma observação rápida em qualquer rua das cidades do país, é possível comprovar isso. A solução está na mudança da formação do condutor, salienta Daniela.
O Jornal Extra trouxe também outras informações sobre a conduta irresponsável de dirigir e usar o celular ao mesmo tempo.
Veja a matéria completa:
Já se tornou normal ver alguém dirigindo e mexendo no celular ao mesmo tempo. Se antes, os motoristas eram flagrados com os aparelhos nos ouvidos, agora, com a popularização dos smartphones, é comum vê-los digitando ou usando os pequenos computadores para ver e ouvir conteúdos. E essa nova realidade preocupa os médicos.
— O celular altera as ondas cerebrais de alguns pacientes, que ficam desconectados, como se estivessem em transe, fora de si. O cérebro foca na ação que está sendo feita no aparelho e perde a sintonia com o que ocorre ao redor — relata Ronald Farias, presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.
Segundo a gestora de comunicação do Observatório Nacional de Segurança Viária, Daniela Gurgel, usar o telefone enquanto dirige tem se tornado tão perigoso quanto beber e assumir o volante:
— A pessoa não se embriaga numa segunda-feira de manhã, mas usa o celular o tempo inteiro. Isso é muito perigoso.
Educação de condutores pode ser saída
— O instrutor tem que ter a consciência de que ele tem que passar essa noção de responsabilidade para o novo condutor. Mostrar para o motorista e para a sociedade o risco que a distração ao volante causa. É tudo uma questão de se criar bons hábitos ao volante.
Responsável por fiscalizar os motoristas e aplicar multas em casos de infração, a Guarda Municipal do Rio Janeiro observa de perto a relação entre direção e celular. Para o inspetor Itaharassi Bonfim Junior, subdiretor de trânsito, as punições para motoristas que dirigem e falam ao celular deveriam ser mais severas, incluindo também os pedestres.
— A multa ainda tem um valor muito baixo e ainda não surte o efeito desejado. Além disso, muitas pessoas conseguem recorrer aos pontos na carteira. É o jeitinho brasileiro impedindo que as punições sejam aplicadas. Os pedestres que andam falando e mexendo no celular também deveriam ser multados — diz.
Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo
O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.
PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná
O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.
Iluminação pública contribui para o trânsito seguro
Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.
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