Matérias

JUNDIAÍ/SP INAUGURA JARDIM DA MOBILIDADE: ESPAÇO LÚDICO E DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO PARA CRIANÇAS

O OBSERVATÓRIO esteve presente na inauguração do espaço pedagógico e inclusivo de ensino às boas práticas do trânsito para as crianças

Escrito por Portal ONSV

18 DEZ 2023 - 16H50

A cidade de Jundiaí - integrante do programa Município Laço Amarelo – localizada no interior do estado de São Paulo, inaugurou na última sexta-feira (15), entre as ações de celebração ao seu aniversário de 367 anos, o Jardim da Mobilidade, um espaço lúdico e educativo, que contempla de forma pedagógica e inclusiva a mobilidade para as crianças. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi representado por Daniela Gurgel, public affairs da entidade, durante a inauguração do ambiente.

“Hoje, consolidamos um projeto educacional para criar, desde a infância, uma cultura de paz no trânsito, com a entrega do Jardim da Mobilidade. É um grande avanço nas ações educativas da cidade”, considerou o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando. “Outro ponto importante é que as crianças são multiplicadoras desse aprendizado. Elas acabam levando essas informações para os seus pais e responsáveis, e se tornam fiscais quando estão com eles no trânsito”, avaliou.

Este projeto é mais uma ação da Prefeitura de Jundiaí, e tem como objetivo incentivar os pequenos a explorarem o trânsito de maneira segura, promovendo o uso da bicicleta e proporcionando educação para a ocupação responsável dos espaços urbanos desde a infância.

Com investimento total de R$ 1,260 milhão, o Jardim da Mobilidade é uma área de aproximadamente 1.200 m², projetada para oferecer às crianças, entre 5 e 12 anos, uma vivência única no universo do trânsito urbano. Com 250 metros de 'mini ruas e avenidas', 312 metros de ciclofaixa e ciclovia, 372 m² de calçadão para pedestres e 851 m² de asfalto, o espaço recria uma via pública completa, com trânsito, ciclovias, pedestres, semáforos e sinalização.

“Um trânsito seguro é parte primordial para que as crianças ocupem os espaços urbanos com autonomia e segurança. Aprendendo a adotar comportamentos eficazes, tanto como pedestres, ciclistas e futuros motoristas”, explicou o gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

O Jardim da Mobilidade leva o nome do engenheiro Roberto Leoni, falecido em abril de 2021. Roberto foi servidor público da Prefeitura de Jundiaí e contribuiu para o desenvolvimento da cidade, especialmente na elaboração de projetos de sinalização viária. Antes de conhecerem o espaço, as crianças assistiram a um teatro ao ar livre, onde os atores-instrutores explicaram as regras de trânsito de maneira divertida e lúdica.

A proposta do projeto é que a criança exerça o seu direito de brincar e aprender ao mesmo tempo. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, DAE S/A e construído com investimento de contrapartida de empreendimento instalado na cidade.

Leia a matéria completa: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/15/jardim-da-mobilidade-espaco-ludico-e-de-educacao-para-o-transito-e-realidade-em-jundiai/


Fotos: Fotógrafos Prefeitura Municipal de Jundiaí/Divulgação/Daniela Gurgel.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.