Matérias

JUNDIAÍ/SP INAUGURA JARDIM DA MOBILIDADE: ESPAÇO LÚDICO E DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO PARA CRIANÇAS

O OBSERVATÓRIO esteve presente na inauguração do espaço pedagógico e inclusivo de ensino às boas práticas do trânsito para as crianças

Escrito por Portal ONSV

18 DEZ 2023 - 16H50

A cidade de Jundiaí - integrante do programa Município Laço Amarelo – localizada no interior do estado de São Paulo, inaugurou na última sexta-feira (15), entre as ações de celebração ao seu aniversário de 367 anos, o Jardim da Mobilidade, um espaço lúdico e educativo, que contempla de forma pedagógica e inclusiva a mobilidade para as crianças. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi representado por Daniela Gurgel, public affairs da entidade, durante a inauguração do ambiente.

“Hoje, consolidamos um projeto educacional para criar, desde a infância, uma cultura de paz no trânsito, com a entrega do Jardim da Mobilidade. É um grande avanço nas ações educativas da cidade”, considerou o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando. “Outro ponto importante é que as crianças são multiplicadoras desse aprendizado. Elas acabam levando essas informações para os seus pais e responsáveis, e se tornam fiscais quando estão com eles no trânsito”, avaliou.

Este projeto é mais uma ação da Prefeitura de Jundiaí, e tem como objetivo incentivar os pequenos a explorarem o trânsito de maneira segura, promovendo o uso da bicicleta e proporcionando educação para a ocupação responsável dos espaços urbanos desde a infância.

Com investimento total de R$ 1,260 milhão, o Jardim da Mobilidade é uma área de aproximadamente 1.200 m², projetada para oferecer às crianças, entre 5 e 12 anos, uma vivência única no universo do trânsito urbano. Com 250 metros de 'mini ruas e avenidas', 312 metros de ciclofaixa e ciclovia, 372 m² de calçadão para pedestres e 851 m² de asfalto, o espaço recria uma via pública completa, com trânsito, ciclovias, pedestres, semáforos e sinalização.

“Um trânsito seguro é parte primordial para que as crianças ocupem os espaços urbanos com autonomia e segurança. Aprendendo a adotar comportamentos eficazes, tanto como pedestres, ciclistas e futuros motoristas”, explicou o gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

O Jardim da Mobilidade leva o nome do engenheiro Roberto Leoni, falecido em abril de 2021. Roberto foi servidor público da Prefeitura de Jundiaí e contribuiu para o desenvolvimento da cidade, especialmente na elaboração de projetos de sinalização viária. Antes de conhecerem o espaço, as crianças assistiram a um teatro ao ar livre, onde os atores-instrutores explicaram as regras de trânsito de maneira divertida e lúdica.

A proposta do projeto é que a criança exerça o seu direito de brincar e aprender ao mesmo tempo. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, DAE S/A e construído com investimento de contrapartida de empreendimento instalado na cidade.

Leia a matéria completa: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/15/jardim-da-mobilidade-espaco-ludico-e-de-educacao-para-o-transito-e-realidade-em-jundiai/


Fotos: Fotógrafos Prefeitura Municipal de Jundiaí/Divulgação/Daniela Gurgel.

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.