A cidade de Jundiaí - integrante do programa Município Laço Amarelo – localizada no interior do estado de São Paulo, inaugurou na última sexta-feira (15), entre as ações de celebração ao seu aniversário de 367 anos, o Jardim da Mobilidade, um espaço lúdico e educativo, que contempla de forma pedagógica e inclusiva a mobilidade para as crianças. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi representado por Daniela Gurgel, public affairs da entidade, durante a inauguração do ambiente.
“Hoje, consolidamos um projeto educacional para criar, desde a infância, uma cultura de paz no trânsito, com a entrega do Jardim da Mobilidade. É um grande avanço nas ações educativas da cidade”, considerou o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando. “Outro ponto importante é que as crianças são multiplicadoras desse aprendizado. Elas acabam levando essas informações para os seus pais e responsáveis, e se tornam fiscais quando estão com eles no trânsito”, avaliou.
Este projeto é mais uma ação da Prefeitura de Jundiaí, e tem como objetivo incentivar os pequenos a explorarem o trânsito de maneira segura, promovendo o uso da bicicleta e proporcionando educação para a ocupação responsável dos espaços urbanos desde a infância.
Com investimento total de R$ 1,260 milhão, o Jardim da Mobilidade é uma área de aproximadamente 1.200 m², projetada para oferecer às crianças, entre 5 e 12 anos, uma vivência única no universo do trânsito urbano. Com 250 metros de 'mini ruas e avenidas', 312 metros de ciclofaixa e ciclovia, 372 m² de calçadão para pedestres e 851 m² de asfalto, o espaço recria uma via pública completa, com trânsito, ciclovias, pedestres, semáforos e sinalização.
“Um trânsito seguro é parte primordial para que as crianças ocupem os espaços urbanos com autonomia e segurança. Aprendendo a adotar comportamentos eficazes, tanto como pedestres, ciclistas e futuros motoristas”, explicou o gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
O Jardim da Mobilidade leva o nome do engenheiro Roberto Leoni, falecido em abril de 2021. Roberto foi servidor público da Prefeitura de Jundiaí e contribuiu para o desenvolvimento da cidade, especialmente na elaboração de projetos de sinalização viária. Antes de conhecerem o espaço, as crianças assistiram a um teatro ao ar livre, onde os atores-instrutores explicaram as regras de trânsito de maneira divertida e lúdica.
A proposta do projeto é que a criança exerça o seu direito de brincar e aprender ao mesmo tempo. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, DAE S/A e construído com investimento de contrapartida de empreendimento instalado na cidade.
Leia a matéria completa: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/15/jardim-da-mobilidade-espaco-ludico-e-de-educacao-para-o-transito-e-realidade-em-jundiai/
1/15
Fotos: Fotógrafos Prefeitura Municipal de Jundiaí/Divulgação/Daniela Gurgel.
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.