Foi realizada na manhã de 25 de maio, em Pedro Leopoldo, integrante também do programa Município Laço Amarelo, em Minas Gerais, a cerimônia de lançamento do Programa Educa - projeto desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária - que visa levar a Educação para o Trânsito para os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de maneira transversal.
O evento promovido durante as ações do Maio Amarelo, contou com a participação da prefeita de Pedro Leopoldo, Eloisa Helena, da secretária municipal de Educação, Claúdia Maria, do representante estadual do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Observador Certificado Alexander Magalhães, representando o OBSERVATÓRIO, do gerente municipal de Trânsito e Transportes, Wantuir Gomes, de coordenadores e professores alunos da rede municipal de ensino.
O objetivo do Programa Educa é investir desde cedo na conscientização de crianças e adolescentes criando uma cultura de respeito no trânsito e na formação de multiplicadores de boas condutas. Ao todo 3.642 alunos das escolas municipais de Pedro Leopoldo receberão conhecimentos sobre mobilidade e segurança no trânsito. Os professores da rede pública que irão ministrar as aulas receberão a capacitação e o material didático do OBSERVATÓRIO.
Durante a cerimônia, o Observador Certificado Alexander Magalhães, enfatizou a finalidade e a relevância do programa para a sociedade, destacando que “ o programa não visa a formação de futuros condutores, mas sim preparar futuros cidadãos para o exercício de uma mobilidade mais consciente e mais segura, contribuindo, assim, para a redução do número de ocorrências de trânsito no país”.
O Observador Certificado pontuou ainda que “Pedro Leopoldo, que já é um município laço amarelo, ao aderir ao Educa, reforça o seu compromisso em desenvolver iniciativas que promovam a educação para o trânsito e a conscientização da população, evidenciando, assim, o protagonismo da cidade nas questões de segurança viária”.
Ressaltando a importância do Programa Educa para o município, a Prefeita de Pedro Leopoldo, Eloisa Helena, registrou que a educação para o trânsito é fundamental para termos uma melhor relação entre as pessoas nas vias públicas e que ela deve começar bem cedo, no ensino às crianças nas escolas. “Agradeço ao OBSERVATÓRIO, pela parceria e oportunidade de participarmos dessa importante iniciativa que visa cuidar do futuro das nossas crianças e jovens nesse esforço para torná-los melhores cidadãos, assinalou.
Reconhecendo a pertinência do programa, a secretária Municipal de Educação, Cláudia Maria, relatou que “o Educa vem para agregar na educação de Pedro Leopoldo com uma temática muito importante, que é o trânsito. Vamos trabalhar com alunos do ensino fundamental o conteúdo preparado para cada faixa etária e aprimorar o conhecimento dos nossos estudantes. A educação para o trânsito começa também nas escolas”.
O Educa faz uma abordagem crítica de temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania, nas diversas áreas de conhecimento, focado na mobilidade urbana. O Projeto de livros didáticos contempla do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluem manual do professor com todas orientações de uso e foram aprovados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).
1/8
MORTES NO TRÂNSITO CRESCEM 13,5% NA ÚLTIMA DÉCADA; OBSERVATÓRIO E UFPR COMENTAM DADOS À REVISTA FAPESP
A edição de outubro da revista Pesquisa Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), única revista jornalística especializada em cobrir a produção científica e tecnológica do Brasil, destacou o aumento de 13,5% em mortes no trânsito na última década no Brasil. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) foram consultados pela reportagem para avaliar os possíveis motivos desse aumento.
IMPRUDÊNCIA NO TRÂNSITO E TRAVESSIA INDEVIDA EM LINHA FÉRREA É DESTAQUE DO AL TV 1 EDIÇÃO
A imprudência dos motoristas continua sendo a principal causa para os sinistros de trânsito no Brasil, são cerca de 40 mil vítimas por ano. O instrutor e Observador Certificado, Walter Lima, falou sobre maneiras de evitar envolvimento em ocorrências de trânsito durante o AL TV 1ª Edição, da TV Gazeta de Alagoas, afiliada à TV Globo naquele estado.
OBSERVADOR CERTIFICADO FALA SOBRE MELHORIA DE TRÁFEGO E MOBILIDADE COM INAUGURAÇÃO DE PONTE EM RECIFE/PE
Programada para ser inaugurada no primeiro semestre de 2024 pela prefeitura de Recife, no estado de Pernambuco, a ponte Engenheiro Jaime Gusmão, popularmente conhecida como ponte Iputinga-Monteiro, deve encurtar o percurso entre as zonas Norte e Oeste da capital pernambucana. O Observador Certificado e especialista em mobilidade urbana e fiscalização de trânsito, Emanoel Silva, falou recentemente sobre a importância dessa obra na Rádio Jornal, para a melhoria do tráfego na cidade.
Boleto