Foi realizada na manhã de 25 de maio, em Pedro Leopoldo, integrante também do programa Município Laço Amarelo, em Minas Gerais, a cerimônia de lançamento do Programa Educa - projeto desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária - que visa levar a Educação para o Trânsito para os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de maneira transversal.
O evento promovido durante as ações do Maio Amarelo, contou com a participação da prefeita de Pedro Leopoldo, Eloisa Helena, da secretária municipal de Educação, Claúdia Maria, do representante estadual do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Observador Certificado Alexander Magalhães, representando o OBSERVATÓRIO, do gerente municipal de Trânsito e Transportes, Wantuir Gomes, de coordenadores e professores alunos da rede municipal de ensino.
O objetivo do Programa Educa é investir desde cedo na conscientização de crianças e adolescentes criando uma cultura de respeito no trânsito e na formação de multiplicadores de boas condutas. Ao todo 3.642 alunos das escolas municipais de Pedro Leopoldo receberão conhecimentos sobre mobilidade e segurança no trânsito. Os professores da rede pública que irão ministrar as aulas receberão a capacitação e o material didático do OBSERVATÓRIO.
Durante a cerimônia, o Observador Certificado Alexander Magalhães, enfatizou a finalidade e a relevância do programa para a sociedade, destacando que “ o programa não visa a formação de futuros condutores, mas sim preparar futuros cidadãos para o exercício de uma mobilidade mais consciente e mais segura, contribuindo, assim, para a redução do número de ocorrências de trânsito no país”.
O Observador Certificado pontuou ainda que “Pedro Leopoldo, que já é um município laço amarelo, ao aderir ao Educa, reforça o seu compromisso em desenvolver iniciativas que promovam a educação para o trânsito e a conscientização da população, evidenciando, assim, o protagonismo da cidade nas questões de segurança viária”.
Ressaltando a importância do Programa Educa para o município, a Prefeita de Pedro Leopoldo, Eloisa Helena, registrou que a educação para o trânsito é fundamental para termos uma melhor relação entre as pessoas nas vias públicas e que ela deve começar bem cedo, no ensino às crianças nas escolas. “Agradeço ao OBSERVATÓRIO, pela parceria e oportunidade de participarmos dessa importante iniciativa que visa cuidar do futuro das nossas crianças e jovens nesse esforço para torná-los melhores cidadãos, assinalou.
Reconhecendo a pertinência do programa, a secretária Municipal de Educação, Cláudia Maria, relatou que “o Educa vem para agregar na educação de Pedro Leopoldo com uma temática muito importante, que é o trânsito. Vamos trabalhar com alunos do ensino fundamental o conteúdo preparado para cada faixa etária e aprimorar o conhecimento dos nossos estudantes. A educação para o trânsito começa também nas escolas”.
O Educa faz uma abordagem crítica de temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania, nas diversas áreas de conhecimento, focado na mobilidade urbana. O Projeto de livros didáticos contempla do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluem manual do professor com todas orientações de uso e foram aprovados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).
1/8
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.