Matérias

Livros sobre transporte público e segurança no trânsito serão lançados neste mês

Escrito por Portal ONSV

10 ABR 2024 - 15H58 (Atualizada em 15 ABR 2024 - 15H33)

Será realizado na próxima segunda-feira (15), às 14h30, na sede do Sest/Senat de São Carlos, o lançamento de três obras na área de trânsito e transporte. Entre as obras, está o livro “Segurança no Trânsito” e “Transporte Público Coletivo Urbano” que tem como coautor o professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos.

Na ocasião, serão apresentados ao público os livros Segurança no Trânsito (Ed. Autores), Transporte Público Coletivo Urbano (Ed. Rima) e Método NEC para Cálculo dos Custos e da Tarifa do Transporte Coletivo Urbano por Ônibus (Ed. Rima).

Entre os autores, está o professor Antônio Clóvis Pinto “Coca” Ferraz do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, que participou do webinar “Taxa de Mortes por Bilhão de Quilômetros Percorridos”, apresentando e discutindo o conteúdo inédito do relatório técnico elaborado na cooperação técnica entre OBSERVATÓRIO e a UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Já entre os coautores dos livros “Segurança no Trânsito” e “Transporte Público Coletivo Urbano”, está o professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Jorge Tiago Bastos.

Segurança no Trânsito

O conteúdo desta obra é composto por uma série de temas relacionados às múltiplas dimensões da segurança no trânsito, sendo um ótimo ponto de partida para todos aqueles que se interessam pelo assunto. Contudo, traz também conteúdos mais aprofundados, contribuindo para preencher a lacuna ainda existente a respeito do conhecimento técnico sobre segurança no trânsito.

“Resultado de uma parceria entre diversos especialistas experientes, este livro, ‘Segurança no Trânsito’, reúne um conjunto vasto de dados, informações, conceitos, procedimentos e diretrizes capazes de auxiliar estudantes e profissionais na busca por maior segurança no trânsito em suas atividades. É, portanto, um chamado a todos os envolvidos na área a continuarem trabalhando incansavelmente para tornar o trânsito mais seguro no país”, descreveu Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO.

Autores: Antônio Clóvis Pinto “Coca” Ferraz (EESC-USP São Carlos), Jorge Tiago Bastos (UFPR - Curitiba), Archimedes Azevedo Raia Junior (UFSCar - São Carlos), Barbara Stolte Bezerra (Unesp - Bauru), Karla Cristina Rodrigues Silva (Coord. Programa Visão Zero), Ana Paula Camargo Larocca (EESC-USP São Carlos), Magaly N. Pazzian Vasconcellos Romão (Fatec - Jaú).

Transporte Público Coletivo Urbano

O objetivo deste livro é fornecer a estudantes, profissionais e interessados uma publicação em que os fundamentos sobre Transporte Público Coletivo Urbano são abordados de forma sintética e prática.

As principais fontes de informação utilizadas na elaboração deste livro foram: Transporte Público Urbano, A. C. P. Ferraz e I. G. E. Torres; Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus – Planejamento e Operação, Mercedes-Benz do Brasil; Public Transportation Planning, Operations and Management, G. E. Gray e L. Hoel; Urban Public Transportation – Systems and Technology, V. VUCHIC; Transportation for Livable Cities, V. VUCHIC; Guia TPC – Orientações para Seleção de Tecnologias e Implementação de Projetos de Transporte Público Coletivo, Ministério das Cidades, BNDES, Cooperação Financeira Alemã/Banco KFW e Oficina Consultores.

Como a maioria das viagens por transporte público coletivo urbano no Brasil e no mundo é realizada por ônibus, é natural que este modo de transporte tenha maior destaque no texto em relação às outras modalidades.

Autores: Antônio Clóvis Pinto “Coca” Ferraz, Isaac Guillermo Espinosa Torres, Antônio Nélson Rodrigues da Silva, Magaly Natalia Pazzian Vasconcellos Romão, Fernando Hideki Hirosue, Jorge Tiago Bastos.

Método NEC para Cálculo dos Custos e da Tarifa do Transporte Coletivo Urbano por Ônibus

Método desenvolvido no Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), grupo constituído de professores da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Faculdade de Tecnologia de Jaú (Fatec) e de outros profissionais.

Autores: Antonio Clóvis Pinto “Coca” Ferraz, Fernando Hideki Hirosue, Magaly Natalia Pazzian, Vasconcellos Romão, Claudio Zanella e Helder Vasconcelos Alves.

Publicado em: https://eesc.usp.br/biblioteca/post.php?guidp=40898&catid=noticias

O Sest/Senat é uma instituição que apoia o OBSERVATÓRIO em suas ações como Mantenedor Social e é aderente às práticas de ESG, que defende a transformação social por meio da mudança de comportamento no trânsito.

Serie_transitando_qual_a_sua_contribuicao_para_um_transito_seguro
Matérias

Série Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?

O telejornal Meio-Dia Paraná, da RPC, afiliada à TV Globo, realizou na última semana uma série com cinco reportagens sobre comportamento no trânsito. “Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?”, contou com a participação do professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, explicando questões relacionadas ao comportamento das pessoas e influências diretas no trânsito.

Observatorio_participa_segunda_edicao_esg_energia_negocios_ibp
Matérias

OBSERVATÓRIO participa da 2ª Edição do ESG Energia e Negócios do IBP

Com o objetivo de colaborar para que a sociedade avance em direção a um futuro energético de baixo carbono, o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) realiza a 2ª edição do “ESG Energia e Negócios” nos dias 27 e 28 de maio, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, participou da abertura do evento, falando dos atuais números do trânsito no Brasil, dos avanços do Movimento Maio Amarelo e do Programa Laço Amarelo. Além disso, Ramalho também entregou a placa de Mantenedor Social ao IBP durante o encontro que reúne cerca de 500 pessoas.

Observadora_Certificada_ministra_palestra_durante_seminario_programa_vida_no_transito
Observadores Certificados

Observadora Certifica ministra palestra durante Seminário do Programa Vida no Trânsito

A Observadora Certificada e representante do Maio Amarelo em Goiás, Elizabeth Gandara, ministrou uma palestra sobre o Movimento Maio Amarelo no dia 15 de maio, durante o Seminário do Programa Vida no Trânsito, realizado no auditório do Paço Municipal do município de Senador Canedo, no estado de Goiás.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.