Será realizado na próxima segunda-feira (15), às 14h30, na sede do Sest/Senat de São Carlos, o lançamento de três obras na área de trânsito e transporte. Entre as obras, está o livro “Segurança no Trânsito” e “Transporte Público Coletivo Urbano” que tem como coautor o professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos.
Na ocasião, serão apresentados ao público os livros Segurança no Trânsito (Ed. Autores), Transporte Público Coletivo Urbano (Ed. Rima) e Método NEC para Cálculo dos Custos e da Tarifa do Transporte Coletivo Urbano por Ônibus (Ed. Rima).
Entre os autores, está o professor Antônio Clóvis Pinto “Coca” Ferraz do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, que participou do webinar “Taxa de Mortes por Bilhão de Quilômetros Percorridos”, apresentando e discutindo o conteúdo inédito do relatório técnico elaborado na cooperação técnica entre OBSERVATÓRIO e a UFPR (Universidade Federal do Paraná).
Já entre os coautores dos livros “Segurança no Trânsito” e “Transporte Público Coletivo Urbano”, está o professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Jorge Tiago Bastos.
Segurança no Trânsito
O conteúdo desta obra é composto por uma série de temas relacionados às múltiplas dimensões da segurança no trânsito, sendo um ótimo ponto de partida para todos aqueles que se interessam pelo assunto. Contudo, traz também conteúdos mais aprofundados, contribuindo para preencher a lacuna ainda existente a respeito do conhecimento técnico sobre segurança no trânsito.
“Resultado de uma parceria entre diversos especialistas experientes, este livro, ‘Segurança no Trânsito’, reúne um conjunto vasto de dados, informações, conceitos, procedimentos e diretrizes capazes de auxiliar estudantes e profissionais na busca por maior segurança no trânsito em suas atividades. É, portanto, um chamado a todos os envolvidos na área a continuarem trabalhando incansavelmente para tornar o trânsito mais seguro no país”, descreveu Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO.
Autores: Antônio Clóvis Pinto “Coca” Ferraz (EESC-USP São Carlos), Jorge Tiago Bastos (UFPR - Curitiba), Archimedes Azevedo Raia Junior (UFSCar - São Carlos), Barbara Stolte Bezerra (Unesp - Bauru), Karla Cristina Rodrigues Silva (Coord. Programa Visão Zero), Ana Paula Camargo Larocca (EESC-USP São Carlos), Magaly N. Pazzian Vasconcellos Romão (Fatec - Jaú).
Transporte Público Coletivo Urbano
O objetivo deste livro é fornecer a estudantes, profissionais e interessados uma publicação em que os fundamentos sobre Transporte Público Coletivo Urbano são abordados de forma sintética e prática.
As principais fontes de informação utilizadas na elaboração deste livro foram: Transporte Público Urbano, A. C. P. Ferraz e I. G. E. Torres; Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus – Planejamento e Operação, Mercedes-Benz do Brasil; Public Transportation Planning, Operations and Management, G. E. Gray e L. Hoel; Urban Public Transportation – Systems and Technology, V. VUCHIC; Transportation for Livable Cities, V. VUCHIC; Guia TPC – Orientações para Seleção de Tecnologias e Implementação de Projetos de Transporte Público Coletivo, Ministério das Cidades, BNDES, Cooperação Financeira Alemã/Banco KFW e Oficina Consultores.
Como a maioria das viagens por transporte público coletivo urbano no Brasil e no mundo é realizada por ônibus, é natural que este modo de transporte tenha maior destaque no texto em relação às outras modalidades.
Autores: Antônio Clóvis Pinto “Coca” Ferraz, Isaac Guillermo Espinosa Torres, Antônio Nélson Rodrigues da Silva, Magaly Natalia Pazzian Vasconcellos Romão, Fernando Hideki Hirosue, Jorge Tiago Bastos.
Método NEC para Cálculo dos Custos e da Tarifa do Transporte Coletivo Urbano por Ônibus
Método desenvolvido no Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), grupo constituído de professores da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Faculdade de Tecnologia de Jaú (Fatec) e de outros profissionais.
Autores: Antonio Clóvis Pinto “Coca” Ferraz, Fernando Hideki Hirosue, Magaly Natalia Pazzian, Vasconcellos Romão, Claudio Zanella e Helder Vasconcelos Alves.
Publicado em: https://eesc.usp.br/biblioteca/post.php?guidp=40898&catid=noticias
O Sest/Senat é uma instituição que apoia o OBSERVATÓRIO em suas ações como Mantenedor Social e é aderente às práticas de ESG, que defende a transformação social por meio da mudança de comportamento no trânsito.
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.