O Maio Amarelo e a segurança no trânsito foram temas de um caderno especial publicado pela Folha de São Paulo neste sábado, dia 14 de maio. Nas quatro páginas do suplemento, que contém entrevistas e orientações o Movimento “Maio Amarelo: #EuSou + 1 por um trânsito mais seguro” mereceu destaque.
Na publicação foi explicado o que é Movimento, como surgiu, suas propostas e objetivos, além de toda a movimentação que ocorre neste ano de 2016, durante a terceira edição da mobilização Maio Amarelo, que enfoca, desta vez, a velocidade e a necessidade de uso do cinto de segurança, em especial no banco traseiro, no Brasil e no mundo. Criado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), o Maio Amarelo acontece em 400 cidades brasileiras e em 25 países dos 5 continentes.
Com patrocínio da Seguradora Líder e da Volkswagem, o caderno traz também informações sobre a Educação como foco de redução de acidentes de trânsito, sobre o uso do Seguro DPVAT em caso de acidentes e sobre os custos para o país, principalmente para o sistema de saúde pública, dos acidentes de trânsito.
O diretor-presidente de ONVS, José Aurelio Ramalho, lembra que, os acidentes nas vias e rodovias do país geram custos próximos de RE 52 bilhões ao ano no Brasil. Isso sem considerar as perdas de vidas e as sequelas permanentes que muitos deles causam às pessoas. Ramalho lembra que cerca de 60% dos leitos hospitalares no Brasil são ocupados por vítimas de acidentes, o que ocasiona menor redução de oferta para o atendimento às outras causas.
No Brasil mais de 43 mil pessoas morreram em 2014 (último dado oficial disponível) em decorrência de acidentes de trânsito. E foi para contribuir com a redução deste número que o ONVS criou há 3 anos o Movimento Maio Amarelo. “Temos de incentivar a Educação no trânsito, a gentileza, o respeito às determinações legais, para que esta situação mude. Afinal, quem mata não é o carro, o ônibus, o caminhão ou a moto. Quem mata são as pessoas que conduzem os veículos. Não é aceitável que morra tanta gente por conta desta causa”, pondera.
Mobilização multissetorial, o Maio Amarelo conta com calendário fixo de temáticas denomida Agenda Positiva, com t emas escolhidos estrategicamente para serem trabalhados, com a intenção de ampliar a segurança viária para os mais diversos segmentos: motoristas, pedestres, ciclistas e sociedade em geral. O Movimento acredita que, ao eleger estes assuntos e evidenciá-los na mídia e para a sociedade, um importante passo a preservação das vidas no trânsito está sendo dado.
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.