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Maio Amarelo é tema de caderno especial da Folha de São Paulo

Escrito por Portal ONSV

16 MAI 2016 - 16H39

Suplemento foi publicado na edição de sábado, 14 de maio e, além de dados sobre o Movimento e sua organização no Brasil e no mundo,  trouxe também orientações sobre DPVAT, velocidade e educação como foco para redução de acidentes

O Maio Amarelo e a segurança no trânsito foram temas de um caderno especial publicado pela Folha de São Paulo neste sábado, dia 14 de maio. Nas quatro páginas do suplemento, que contém entrevistas e orientações o Movimento “Maio Amarelo: #EuSou + 1 por um trânsito mais seguro” mereceu destaque.

Na publicação foi explicado o que é Movimento, como surgiu, suas propostas e objetivos, além de toda a movimentação que ocorre neste ano de 2016, durante a terceira edição da mobilização Maio Amarelo, que enfoca, desta vez, a velocidade e a necessidade de uso do cinto de segurança, em especial no banco traseiro, no Brasil e no mundo. Criado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), o Maio Amarelo acontece em 400 cidades brasileiras e em 25 países dos 5 continentes.

Com patrocínio da Seguradora Líder e da Volkswagem, o caderno traz também informações sobre a Educação como foco de redução de acidentes de trânsito, sobre o uso do Seguro DPVAT em caso de acidentes e sobre os custos para o país, principalmente para o sistema de saúde pública, dos acidentes de trânsito.

O diretor-presidente de ONVS, José Aurelio Ramalho, lembra que, os acidentes nas vias e rodovias do país geram custos próximos de RE 52 bilhões ao ano no Brasil. Isso sem considerar as perdas de vidas e as sequelas permanentes que muitos deles causam às pessoas. Ramalho lembra que cerca de 60% dos leitos hospitalares no Brasil são ocupados por vítimas de acidentes, o que ocasiona menor redução de oferta para o atendimento às outras causas.

No Brasil mais de 43 mil pessoas morreram em 2014 (último dado oficial disponível) em decorrência de acidentes de trânsito. E foi para contribuir com a redução deste número que o ONVS criou há 3 anos o Movimento Maio Amarelo. “Temos de incentivar a Educação no trânsito, a gentileza, o respeito às determinações legais, para que esta situação mude.  Afinal, quem mata não é o carro, o ônibus, o caminhão ou a moto. Quem mata são as pessoas que conduzem os veículos. Não é aceitável que morra tanta gente por conta desta causa”, pondera.

Mobilização multissetorial, o Maio Amarelo conta com calendário fixo de temáticas denomida Agenda Positiva, com t emas escolhidos estrategicamente para serem trabalhados, com a intenção de ampliar a segurança viária para os mais diversos segmentos: motoristas, pedestres, ciclistas e sociedade em geral. O Movimento acredita que, ao eleger estes assuntos e evidenciá-los na mídia e para a sociedade, um importante passo a preservação das vidas no trânsito está sendo dado.

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Cerca de 62 pessoas envolvidas em sinistros de trânsito por dia no Rio de Janeiro em 2023

O telejornal Bom Dia Alerj da TV Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), de hoje (21), apresentou uma reportagem sobre violência no trânsito nos grandes centros urbanos e destacou uma pesquisa que classifica o estado do Rio de Janeiro entre os três com os motoristas mais rudes do Brasil. O especialista em Gestão e Direito de Trânsito e Observador Certificado, Maicon de Paula, foi consultado e defendeu a Educação para o Trânsito como instrumento para diminuir a violência no trânsito.

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Observadores Certificados

Região do Grande ABC registra o mês de maio mais letal no trânsito desde 2015

A edição de ontem (20), do Diário do Grande ABC, em São Paulo, destacou que apesar do mês de maio ser marcado como uma época de conscientização para a segurança no trânsito, a Região do Grande ABC registrou o mais letal no trânsito desde 2015. O Observador Certificado Regis Frigeri foi consultado pela reportagem para falar sobre a eficácia das campanhas anuais de conscientização promovidas pelo Maio Amarelo diante do aumento de sinistros de trânsito.

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A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

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