Matérias

Maio Amarelo terá edição capsula do SP_Urban Digital Festival

Escrito por Portal ONSV

02 MAI 2017 - 13H32

Evento de arte digital terá como mote a mobilidade e ocorre por meio de parceria entre Goodyear, SP_Urban e OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária

Com o tema "Minha escolha faz a diferença”, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária inicia a partir desta segunda-feira, 1º de maio, a edição de 2017 do Movimento Maio Amarelo. Atividades em municípios de todos os estados brasileiros, além de outros 26 países dos cinco continentes, buscarão conscientizar a sociedade para a necessidade de redução do elevado número de mortes e de feridos graves nas vias e nas rodovias de todo o mundo.

Serão palestras, caminhadas, passeios ciclísticos, blitze educativas, carreatas, canoagem, concursos, iluminação de prédios e monumentos em amarelo (a cor do movimento), passeios e uma série de outras ações organizadas por órgãos públicos, entidades de classe, clubes, federações e diversos setores da sociedade civil.

Uma delas será realizada na cidade de São Paulo, de 19 de maio até 3 de junho, por meio de parceria entre o OBSERVATÓRIO, a Goodyear (empresa que se preocupa com o bem estar no transito),  e a SP_Urban. Trata-se de uma edição estilo 'cápsula'  do SP_Urban Digital Festival , evento de arte digital e new mídia, que, desta vez, terá como mote o Maio Amarelo, criado pelo OBSERVATÓRIO há 4 anos.

No Digital Festival, a curadoria do SP_Urban distribuirá obras de arte digital  visuais e  interativas e promoverá Street Crosser. Essas ações serão realizadas em quatro pontos da cidade: estação República do Metrô; prédio da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Avenida Paulista; Rua Augusta e Cinemateca Brasileira.

A Rua Augusta será palco para transmissão de obras visuais do acervo do festival e três outras inéditas, além de vinhetas que abordam de forma divertida questões relevantes sobre segurança no trânsito que dialogam com a arte digital. As obras serão transmitidas em empenas de dois edifícios, nos dias 19, 20, 26 e 27 de maio, das 18h às 02h. Já no dia 3 de junho, das 17h às 23h30, a Cinemateca Brasileira, abrigará performance de multimídia estereoscópica e shows com suporte visual sincronizado.

Nesta edição cápsula voltada à questão da segurança no trânsito, o SP_Urban Digital exibe, na estação República do Metrô,  no período de 17 a 21 e 23 a 28 de maio, das 13 às 19h, obra interativa em painel de LED e controles de mesa cenográfica, além de vinhetas  e Street Crosser . No período de 19 a 31 de maio, das 20h às 22h (com exceção do dia 22), o Street Crosser, será na fachada do prédio da Fiesp.

Inspirado nos elevados índices de atropelamentos em São Paulo, o Street Crosser estimula os jogadores a atravessarem uma movimentada avenida sem serem atingidos. Além de atravessarem a rua, os jogadores devem ajudar outros personagens do jogo a chegarem ao outro lado em segurança.

O jogo tem como proposta uma crítica ao hábito de atravessar as ruas fora das faixas de pedestres, mas também a ausência, em pontos da cidade, de áreas seguras para as travessias, como passarelas, por exemplo. A obra faz uso de uma mecânica de jogo semelhante a Frogger, clássico jogo de Atari. Através de botões coloridos acoplados a uma mesa de acrílico, dois jogadores controlam um pedestre cada, movendo-os. Cada partida tem duração de 30 a 90 segundos.

MAIO AMARELO

O Movimento Maio Amarelo tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Criado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária na esteira da determinação da Assembleia-Geral das Nações Unidas  (ONU) que editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”,  o Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

A intenção é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, estimulando o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

Os acidentes de trânsito no Brasil foram responsáveis em 2014 (últimos dados oficiais disponíveis) por cerca de 43 mil mortes. Vale lembrar também que, em decorrência deles, um contingente extremamente superior passa a conviver com sequelas e invalidez permanente, por exemplo. Além disso, os custos com os acidentes de trânsito representam montante de R$ 56 bilhões que poderiam ser voltados a ações sociais.

Neste ano de 2017, o Maio Amarelo tem como tema "Minha escolha faz a diferença”, que visa alertar que no trânsito todos têm de estar muito atentos para a escolha certa, já que dados apontam que as causas de 90% dos acidentes no país estão ligadas a falhas humanas (imperícia, imprudência, entre outros).

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.