O DER-DF realizou nos últimos dias 03, 07, 09 e 11 de agosto uma Operação Educativa denominada “Faixa Refletiva” com blitze em várias rodovias que circundam o Distrito Federal e também várias empresas. Ao todo, mais de 1.200 veículos foram abordados pelos Agentes do DER com o intuito de instruir os caminhoneiros sobre a importância dos adesivos refletivos.
O trabalho foi estimulado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária que distribuiu mais de 100 mil folders explicativos sobre a importância da boa utilização dos refletivos para a segurança de todos em trânsito. O material educativo intitulado “Você Precisa Ser Visto”, inspirou os agentes a fazer as blitze para conversar com os motoristas sobre a importância da faixa refletiva.
Na abordagem, realizada nas rodovias foi verificada a qualidade dos materiais refletivos utilizados pelos condutores dos veículos e o resultado foi o seguinte: 60% dos caminhões abordados não tinham os adesivos ou se tinham estavam em más condições, ou seja, com pouca luminosidade. O DER não informou esse mesmo dado sobre os caminhões das empresas.
Além das blitze, os agentes também realizaram algumas intervenções junto aos condutores em empresas que detém frota de veículos que necessitam dessa sinalização em sua carroceria. Os condutores receberam orientações e tiveram suas dúvidas sanadas pelos técnicos a respeito do uso correto das faixas refletivas.
Algumas das empresas visitadas pela campanha:
BRASAL (Coca Cola) - 150 condutores
AMBEV – 200 condutores
Devido a política de segurança/logística de algumas empresas, o material foi entregue aos encarregados que ficaram responsáveis por anexar juntamente com a nota fiscal da ordem de missão do dia dos motoristas o folder da campanha. Ainda foi explicado ao encarregado a importância da faixa refletiva afixada na carroceria dos veículos e sanadas eventuais dúvidas a respeito de seu uso, bem como outras orientações de segurança para condução dos referidos veículos. Os encarregados ficaram responsáveis para transmitir aos condutores todas as orientações.
Abaixo, as empresas que foram visitadas pelos agentes educadores do Departamento de Estradas de Rodagens do Distrito Federal:
EMPRESAS | QUANTIDADE |
CIPAN (Cimento) | 120 |
BALL | 100 |
COOPA | 90 |
Fabrica JBS | 95 |
INOVA Distribuidora | 70 |
BRASNICA | 80 |
BONASA | 60 |
AURORA | 65 |
FRETISTAS | 40 |
A campanha ainda não terminou. Além do DER, bases da PRF (Polícia Rodoviária Federal) também receberam os folders.
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