Apesar do avanço representado pela nova lei seca, maior responsável pela queda nas mortes no trânsito, o Observatório Nacional de Segurança Viária alerta que o número de acidentes ainda é muito alto.
"Não adianta comemorar, a situação ainda é gravíssima. Se por um lado as mortes estão caindo, por outro percebemos um aumento da gravidade das lesões e do número de feridos que ficam com sequelas permanentes", afirma José Aurélio Ramalho, presidente da entidade.
Ele diz que o aumento é verificado pelas indenizações do Dpvat (seguro obrigatório) em todo o país. Até setembro, houve aumento de 36% nos pagamentos por invalidez permanente em relação ao ano anterior.
"Isso gera um custo social enorme, afeta a previdência, a força de trabalho. A maioria das vítimas tem de 25 a 34 anos", afirma.
Para Ramalho, para reduzir a violência no trânsito é necessário ir além da lei seca. Ele cita a melhoria do curso de formação dos condutores e a fiscalização do uso do celular. "Dirigir teclando no smartphone é tão perigoso quanto dirigir embriagado", diz.
Para ver a matéria em maior resolução, clique aqui.
Observatório e Uber levam conscientização às ruas de Santo André/SP
Visando promover mais segurança no trânsito para motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas, o OBSERVATÓRIO e a Uber, realizam amanhã no Rio de Janeiro, mais uma ação educativa. O anfitrião desse trabalho será a CET-Rio e outros parceiros locais, como o pessoal do INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), Lei Seca, Secretaria de Meio Ambiente, Detran-RJ e Observadores Certificados.
Panorama e perspectivas acerca das campanhas educativas de trânsito para 2025
A análise deste documento é de grande importância, pois permite obter um panorama e perspectivas sobre as campanhas educativas de trânsito que serão planejadas e abordadas em todo o território nacional durante este ano.
Observadora Certificada participa de ação educativa com a Carreta do Cinema da PRF
A ação contou com a participação da Observadora Certificada Abimadabe Vieira, que representou a SEMOB de Cabedelo e esteve presente durante os dias em que a carreta permaneceu na cidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.