Diretor-presidente do OBSERVATÓRIO e idealizador do Movimento Maio Amarelo, afirma que conscientização é responsabilidade de todos
Em entrevista ao jornalista Gustavo Magnusson, do site Hora Campinas, o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e idealizador do Movimento Maio Amarelo, José Aurelio Ramalho, comentou sobre o aumento de mortes no trânsito de Campinas, interior de São Paulo, mesmo com as restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
Apesar da redução de 58,8% no índice de sinistros fatais no trânsito nos últimos 10 anos, a cidade de Campinas registrou aumento de 1,7% de mortes na comparação entre 2019 e 2020, houve um crescimento de 61% no número de atropelamento de pedestres neste período.
Os dados pertencem ao “Caderno de Acidentalidade no Trânsito em Campinas 2020”, divulgado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), na terça-feira (11/05). A iniciativa é uma das ações ligadas ao Movimento Maio Amarelo, que ocorre desde 2014, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito. Neste ano, em sua 8ª edição, o lema da campanha é: “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”.
“Durante longos períodos no ano passado, o trânsito reduziu drasticamente e passamos a nos acostumar com esta fluidez. Com as ruas e avenidas mais liberadas, houve significativo aumento na velocidade dos veículos. Com a pequena retomada do tráfego, a distração, negligência e imprudência levaram a mais ocorrências de trânsito”, avaliou Ramalho.
Ramalho conclui com uma mensagem, “Praticar a empatia e a percepção de risco no trânsito. Se todos nós, ao sairmos de casa todos os dias, seja para ir ao trabalho, levar as crianças à escola ou fazer uma viagem, disciplinarmo-nos para praticar essa postura nas vias, ruas e rodovias, podemos ter certeza que os números de lesionados e óbitos no trânsito brasileiro cairão drasticamente”.
Leia a entrevista completa, em: https://horacampinas.com.br/mais-motos-e-imprudencia-elevam-acidentes-no-transito-aponta-especialista/
Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas
Observatório divulga resultado final da 12ª turma de Observadores Certificados
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária divulga hoje (13/09), o resultado do processo de certificação da 12ª turma de Observadores Certificados. Ao todo, 76 candidatos atenderam os requisitos mínimos. Desses, 56 foram aprovados em todas as etapas do processo, que incluiu curso online, realização de atividades e avaliação final.
Observatório disponibiliza campanha da Semana Nacional de Trânsito 2024
CEO do Observatório participa de live com Observadora Certificada
O CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou na última sexta-feira (6) de uma live no Instagram junto com a Observadora Certificada, Jackeline Santos, através do perfil Rádio em Trânsito, considerada a primeira rádio web que informa, orienta e entrevista pessoas da área de trânsito.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.