Matérias

Ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas participa de reunião virtual com OBSERVATÓRIO

Escrito por Portal ONSV

12 MAI 2020 - 14H33

Diretores e técnicos do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, se reuniram por meio de uma conferência virtual na última semana com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas e representantes do Denatran. Na pauta estavam o andamento do Movimento Maio Amarelo 2020, os itens do ACT (Acordo de Cooperação Técnica) renovados com o Ministério há cerca de seis meses e também o andamento do Programa EDUCA.

A reunião foi solicitada pelo OBSERVATÓRIO para uma prestação de contas, devido a renovação do ACT realizado recentemente. O ACT contempla vários estudos já realizados pelo OBSERVATÓRIO, o projeto Rodovias que Perdoam e a regulamentação do motofrete.

Durante a conferência, o Ministro Tarcísio Freitas destacou a relevância das ações desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO em prol do Maio Amarelo, além da necessidade de uma parceria envolvendo o Ministério da Educação para a implantação do Projeto EDUCA na grade curricular do país.

Acompanhe a seguir alguns trechos da webconferência e as principais falas do Ministro Tarcísio:

Sobre o reconhecimento nas mídias e pela sociedade

“Sobre a questão do espaço no Estadão, eu acho que é um espaço que é dado ao OBSERVATÓRIO por dever de justiça e aí, cumprimentar o Ramalho pelo trabalho que vem desenvolvendo há muito tempo e esse espaço no final das contas é fruto do mérito, é fruto de reconhecimento da sociedade pelo trabalho que vem sendo desenvolvido”.

[video width="1376" height="712" mp4="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Sobre-o-Reconhecimento-da-mídia-sociedade.mp4"][/video]

Sobre o acordo de cooperação entre OBSERVATÓRIO e o Ministério da Infraestrutura

“Eu estou bastante impressionado com como os assuntos e temas relacionados ao termo de cooperação têm andado, não podia ser diferente a partir do momento em que você junta um time profissional do Denatran e um time profissional do OBSERVATÓRIO, então, isso nos dá uma alegria muito grande”.

[video width="1376" height="712" mp4="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Sobre-o-acordo-de-cooperação-técnica.mp4"][/video]

Fala do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, sobre o Movimento Maio Amarelo

 “Então, é impressionante como o amor, a criatividade emprestada a essa atividade pode fazer a diferença, então, é muito impressionante como essa campanha foi estruturada, como não se deixou a crise se abater sobre o Maio Amarelo, sobre esse símbolo, sobre essa marca que é importante e de fato, chamar a atenção para essa questão já que nós temos profissionais que precisam estar militando no trânsito para que a gente não tenha a superposição de efeitos negativos nesse momento de pandemia. A gente tem profissionais que necessariamente tem que manter o seu trabalho”.

“A campanha é muito oportuna, no sentido de que, ‘olha, mais do que nunca a atenção no trânsito tem que ser redobrada, né’. Porque se a gente conseguir economizar leito de UTI, leito de hospital em função da diminuição de acidentes de trânsito, mais condições de enfrentar a crise nós teremos. Eu fico muito feliz de ver o entusiasmo de vocês todos, da equipe do Denatran e da equipe do OBSERVATÓRIO que têm levado a sério a questão da segurança no trânsito e que de uma forma muito dedicada não deixaram o Maio Amarelo morrer em um momento de crise”.

[video width="1376" height="712" mp4="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Sobre-o-Maio-Amarelo-Ajustado.mp4"][/video]

Fala do Ministro da Infraestrutura sobre o Programa EDUCA, desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO

“De imediato, firmar um convênio com o Ministério da Educação para que a gente possa trazer o que está sendo há muito tempo desenvolvido por vocês e, também, aperfeiçoado com o apoio do Denatran para a grade das escolas, então, um convênio com o Ministério da Educação neste momento vai ser muito oportuno. Então, já tem um material que há muito tempo vem sendo desenvolvido, já está em um nível de qualidade muito alto e que a gente finalmente tem que tornar isso vivo. De uma forma muito institucional e patrocinada pelo próprio Ministério da Educação. Acho que isso vai fazer uma diferença muito grande”.

[video width="1376" height="712" mp4="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Sobre-o-EDUCA-Educação-para-o-trânsito-nas-Escolas-Ajustado.mp4"][/video]

Univasf_recebe_comite_regional_prevencao_acidentes_moto
Observadores Certificados

Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do Francisco/PE recebe Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do Francisco (HU-Univasf), em Pernambuco, recebeu, no final de maio, a visita de um grupo de membros do Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto (CRPAM) e representantes do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e do Observatório de Segurança Pública do Município de Petrolina. O objetivo foi mostrar in loco, a partir dos fluxos de atendimentos e internações no Hospital, as repercussões dos sinistros de transporte terrestre para a saúde pública. O HU-Univasf é um dos 45 hospitais gerenciados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

SP2_330_pessoas_morreram_atropeladas_na_capital_de_sao_paulo_em_2023
Matérias

330 pessoas morreram atropeladas na capital de São Paulo em 2023

O SP2, telejornal da TV Globo, da última quinta-feira (13), alertou sobre o crescente risco no trânsito para os pedestres na capital e Grande São Paulo. Somente em 2023, 330 pessoas morreram atropeladas na capital paulista. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, reforçou a necessidade de investimento em campanhas de educação para o trânsito durante a reportagem.

Observador_certificado_ministra_palestra_camara_de_vereadores_de_sao_borja_rs
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra sobre segurança viária na Câmara de Vereadores de São Borja/RS

A palestra “Trânsito (in)seguro: Responsabilidades Compartilhadas”, foi ministrada no plenário da Câmara de Vereadores do município de São Borja, no Rio Grande do Sul, pelo Observador Certificado e representante do Maio Amarelo 2024, Eduardo Cadore, no final do mês de maio.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.