Diretores e técnicos do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, se reuniram por meio de uma conferência virtual na última semana com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas e representantes do Denatran. Na pauta estavam o andamento do Movimento Maio Amarelo 2020, os itens do ACT (Acordo de Cooperação Técnica) renovados com o Ministério há cerca de seis meses e também o andamento do Programa EDUCA.
A reunião foi solicitada pelo OBSERVATÓRIO para uma prestação de contas, devido a renovação do ACT realizado recentemente. O ACT contempla vários estudos já realizados pelo OBSERVATÓRIO, o projeto Rodovias que Perdoam e a regulamentação do motofrete.
Durante a conferência, o Ministro Tarcísio Freitas destacou a relevância das ações desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO em prol do Maio Amarelo, além da necessidade de uma parceria envolvendo o Ministério da Educação para a implantação do Projeto EDUCA na grade curricular do país.
Acompanhe a seguir alguns trechos da webconferência e as principais falas do Ministro Tarcísio:
Sobre o reconhecimento nas mídias e pela sociedade
“Sobre a questão do espaço no Estadão, eu acho que é um espaço que é dado ao OBSERVATÓRIO por dever de justiça e aí, cumprimentar o Ramalho pelo trabalho que vem desenvolvendo há muito tempo e esse espaço no final das contas é fruto do mérito, é fruto de reconhecimento da sociedade pelo trabalho que vem sendo desenvolvido”.
[video width="1376" height="712" mp4="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Sobre-o-Reconhecimento-da-mídia-sociedade.mp4"][/video]
Sobre o acordo de cooperação entre OBSERVATÓRIO e o Ministério da Infraestrutura
“Eu estou bastante impressionado com como os assuntos e temas relacionados ao termo de cooperação têm andado, não podia ser diferente a partir do momento em que você junta um time profissional do Denatran e um time profissional do OBSERVATÓRIO, então, isso nos dá uma alegria muito grande”.
[video width="1376" height="712" mp4="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Sobre-o-acordo-de-cooperação-técnica.mp4"][/video]
Fala do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, sobre o Movimento Maio Amarelo
“Então, é impressionante como o amor, a criatividade emprestada a essa atividade pode fazer a diferença, então, é muito impressionante como essa campanha foi estruturada, como não se deixou a crise se abater sobre o Maio Amarelo, sobre esse símbolo, sobre essa marca que é importante e de fato, chamar a atenção para essa questão já que nós temos profissionais que precisam estar militando no trânsito para que a gente não tenha a superposição de efeitos negativos nesse momento de pandemia. A gente tem profissionais que necessariamente tem que manter o seu trabalho”.
“A campanha é muito oportuna, no sentido de que, ‘olha, mais do que nunca a atenção no trânsito tem que ser redobrada, né’. Porque se a gente conseguir economizar leito de UTI, leito de hospital em função da diminuição de acidentes de trânsito, mais condições de enfrentar a crise nós teremos. Eu fico muito feliz de ver o entusiasmo de vocês todos, da equipe do Denatran e da equipe do OBSERVATÓRIO que têm levado a sério a questão da segurança no trânsito e que de uma forma muito dedicada não deixaram o Maio Amarelo morrer em um momento de crise”.
[video width="1376" height="712" mp4="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Sobre-o-Maio-Amarelo-Ajustado.mp4"][/video]
Fala do Ministro da Infraestrutura sobre o Programa EDUCA, desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO
“De imediato, firmar um convênio com o Ministério da Educação para que a gente possa trazer o que está sendo há muito tempo desenvolvido por vocês e, também, aperfeiçoado com o apoio do Denatran para a grade das escolas, então, um convênio com o Ministério da Educação neste momento vai ser muito oportuno. Então, já tem um material que há muito tempo vem sendo desenvolvido, já está em um nível de qualidade muito alto e que a gente finalmente tem que tornar isso vivo. De uma forma muito institucional e patrocinada pelo próprio Ministério da Educação. Acho que isso vai fazer uma diferença muito grande”.
[video width="1376" height="712" mp4="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Sobre-o-EDUCA-Educação-para-o-trânsito-nas-Escolas-Ajustado.mp4"][/video]
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.