Matérias

Ministro das Cidades recebe proposta de criação de Agência Nacional de Segurança Viária

Escrito por Portal ONSV

30 MAI 2016 - 12H46

Pleito foi apresentado pelo deputado Hugo Leal, da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro; agência é fundamental para atuação integrada em coordenada e adoção de políticas públicas para redução de acidentes no trânsito

A proposta de criação de uma Agência Nacional de Segurança Viária para nortear e indicar parâmetros e referências fundamentais para gestão mais eficaz do trânsito foi apresentada na quarta-feira, 25 de maio, ao ministro das Cidades, Bruno Araújo. A criação da agência é proposta do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), foi levada ao ministro pelo deputado Hugo Leal (PSB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.

A existência da Agência é fundamental para que se atue de forma coordenada e integrada com os demais órgãos de trânsito para adoção de políticas públicas objetivando a redução do volume de acidentes de trânsito no país. O tema é preocupação mundial. O deputado esteve recentemente na sede da ONU, em Nova York, onde foi aprovada mais uma resolução em cima dos pilares da Década de Segurança Viária (2011 a 2020), com a preocupação da redução de acidentes de trânsito.

A Década, instituída pela ONU, tem como meta audaciosa reduzir em 50% a quantidade de mortes até 2020. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte no mundo, vitimando 1,25 milhão de pessoas por ano. No Brasil, em 2014 (últimos dados oficiais disponíveis), mais de 43 mil pessoas morreram por conta de acidentes nas vias e rodovias do país.

O número de mortes provocadas nas estradas acumula 500 mil no período de 2005 a 2015. Sem contar os altos custos para o país, provocado pelos acidentes, que chegam a R$ 52 bilhões por ano, ele provocam também a ocupação de cerca de 60% dos leitos hospitalares e deixam número expressivo de pessoas com sequelas permanentes.

Observador_certificado_ministra_palestra_camara_de_vereadores_de_sao_borja_rs
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra sobre segurança viária na Câmara de Vereadores de São Borja/RS

A palestra “Trânsito (in)seguro: Responsabilidades Compartilhadas”, foi ministrada no plenário da Câmara de Vereadores do município de São Borja, no Rio Grande do Sul, pelo Observador Certificado e representante do Maio Amarelo 2024, Eduardo Cadore, no final do mês de maio.

Seminario_de_prevencao_de_uso_de_alcool_e_drogas
Observadores Certificados

Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito em Minas Gerais tem palestra de representante do OBSERVATÓRIO

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) realizou no final de maio, o Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito. O evento, realizado no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamentos de Sargentos da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, contou com a presença do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Observadores_certificados_tomam_posse_cetran_mg
Observadores Certificados

Observadores Certificados tomam posse junto ao Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais

No dia 23 de abril, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG). Na ocasião foram empossados como conselheiros os Observadores Certificados Alexander Ferreira de Magalhães e Kenedy Santos Pereira. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e contou com a presença da Secretária de Estado e Planejamento e Gestão, Luísa Cardoso Barreto, presidente do colegiado, do Chefe da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, conselheiros empossados e integrantes da equipe administrativa do colegiado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.