Matérias

MINISTROS DA EDUCAÇÃO E DA INFRAESTRUTURA PARTICIPAM DE LANÇAMENTO OFICIAL DO PROGRAMA EDUCA

Escrito por Portal ONSV

26 NOV 2021 - 16H38

148 escolas em seis estados brasileiros participam do projeto-piloto do Programa Educa

Na manhã de ontem (25), foi realizado o lançamento oficial do Programa EDUCA: Educação para o Trânsito em sala de aula. O evento foi realizado no Espaço Nobre da Fiesp e contou com a participação dos ministros da Educação, Milton Ribeiro, e da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, do presidente da Fiesp, do Sesi-SP e do Senai-SP, Paulo Skaf, dos representantes do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, o diretor-presidente, José Aurelio Ramalho e o relações institucionais, Francisco Garonce.

Desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO, o programa EDUCA tem o propósito de capacitar professores e estudantes do ensino fundamental I e II em educação para o trânsito, por meio de temas transversais como saúde, meio ambiente, ética e cidadania. Por meio do apoio da Fiesp e do Senai-SP que, juntos, doaram a impressão de 280 mil exemplares da metodologia EDUCA para o ONSV, cerca de três mil professores já foram capacitados e estudantes de 148 escolas, de 15 municípios, em seis estados já estão recebendo a formação em sala de aula.

O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho destacou todo o empenho para tornar possível a realização desse programa nas escolas brasileiras. “Depois de muito trabalho e dedicação da equipe do Observatório, nosso sonho se torna realidade, o Educa está sendo implementado em todo País”, afirmou.

Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas: “estamos trabalhando numa dimensão extremamente importante que não pode ficar em segundo plano, que é a dimensão da educação para o trânsito. E essa é a base. Isso é o mais importante, isso significa formar as pessoas desde cedo, e aí foi concebido esse projeto maravilhosos que é o programa Educa. O Observatório teve essa ideia pegando aquilo que está previsto no Código de Trânsito Brasileiro, que já tinha sido deliberado pelo Contran tornando vivo um Comando Legal”, destacou.

Para o ministro da Educação, Milton Ribeiro, ao investir no EDUCA, a Fiesp está investindo em vidas. “Isso faz com que a educação no trânsito não seja apenas para as crianças de escolas privadas, mas também para crianças de escolas públicas. Eu fico muito feliz desses livros chegarem também nas escolas públicas”, falou.

Assista ao lançamento:

[vc_video link="https://www.youtube.com/watch?v=QLYKhbf9Zd0" align="center"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_gallery interval="3" images="28725,28726,28727,28728,28729,28730,28731,28732,28733,28734,28735,28736,28737" img_size="full"]

OC_Mercia_Gomes_Agentes_de_transito_adicional_de_insalubridade
Observadores Certificados

AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI

No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.

Uso_celular_ao_volante_Parana
Entrevista

USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ

O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.

Senatran_relatorio_inedito_15_anos_lei_seca
Matérias

SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA

Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto