Matérias

MINISTROS DA EDUCAÇÃO E DA INFRAESTRUTURA PARTICIPAM DE LANÇAMENTO OFICIAL DO PROGRAMA EDUCA

Escrito por Portal ONSV

26 NOV 2021 - 16H38

148 escolas em seis estados brasileiros participam do projeto-piloto do Programa Educa

Na manhã de ontem (25), foi realizado o lançamento oficial do Programa EDUCA: Educação para o Trânsito em sala de aula. O evento foi realizado no Espaço Nobre da Fiesp e contou com a participação dos ministros da Educação, Milton Ribeiro, e da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, do presidente da Fiesp, do Sesi-SP e do Senai-SP, Paulo Skaf, dos representantes do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, o diretor-presidente, José Aurelio Ramalho e o relações institucionais, Francisco Garonce.

Desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO, o programa EDUCA tem o propósito de capacitar professores e estudantes do ensino fundamental I e II em educação para o trânsito, por meio de temas transversais como saúde, meio ambiente, ética e cidadania. Por meio do apoio da Fiesp e do Senai-SP que, juntos, doaram a impressão de 280 mil exemplares da metodologia EDUCA para o ONSV, cerca de três mil professores já foram capacitados e estudantes de 148 escolas, de 15 municípios, em seis estados já estão recebendo a formação em sala de aula.

O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho destacou todo o empenho para tornar possível a realização desse programa nas escolas brasileiras. “Depois de muito trabalho e dedicação da equipe do Observatório, nosso sonho se torna realidade, o Educa está sendo implementado em todo País”, afirmou.

Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas: “estamos trabalhando numa dimensão extremamente importante que não pode ficar em segundo plano, que é a dimensão da educação para o trânsito. E essa é a base. Isso é o mais importante, isso significa formar as pessoas desde cedo, e aí foi concebido esse projeto maravilhosos que é o programa Educa. O Observatório teve essa ideia pegando aquilo que está previsto no Código de Trânsito Brasileiro, que já tinha sido deliberado pelo Contran tornando vivo um Comando Legal”, destacou.

Para o ministro da Educação, Milton Ribeiro, ao investir no EDUCA, a Fiesp está investindo em vidas. “Isso faz com que a educação no trânsito não seja apenas para as crianças de escolas privadas, mas também para crianças de escolas públicas. Eu fico muito feliz desses livros chegarem também nas escolas públicas”, falou.

Assista ao lançamento:

[vc_video link="https://www.youtube.com/watch?v=QLYKhbf9Zd0" align="center"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_gallery interval="3" images="28725,28726,28727,28728,28729,28730,28731,28732,28733,28734,28735,28736,28737" img_size="full"]

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.