Com apoio do Mobilidade Estadão, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária produziu na última terça-feira (29), a webinar “Rodovias que Perdoam”, com a participação de diversos representantes e entidades de trânsito do país.
A discussão desse tema com foco nas Metas Globais de Desempenho para a Segurança no Trânsito, tem como objetivo reduzir radicalmente os sinistros com mortos e feridos até 2030.
“O caminho que escolhemos é, primeiro, melhorar a qualidade pavimento e geometria das vias, considerando que estamos enfrentando um período de restrição de investimentos. E estamos adotando concessões de rodovias, que incorporam soluções de engenharia alinhadas com as principais diretrizes do trânsito seguro”, explica Marcello da Costa, SNTT (Secretário Nacional de Transportes Terrestres).
O pedestre, público mais frágil na cadeia da mobilidade, também merece um olhar cuidadoso. “Passarelas sem gradil na rodovia ou sem telas ofuscantes têm quatro vezes mais chances de acidentes que as tradicionais. A passarela tem obrigatoriamente que ter o gradil, senão as pessoas vão tentar atravessar”, diz Frederico Rodrigues, integrante do Núcleo de Infraestrutura do OBSERVATÓRIO.
Leia a matéria completa em: https://mobilidade.estadao.com.br/mobilidade-com-seguranca/transito/medidas-para-reducao-de-acidentes-sao-discutidas-por-especialistas/
Imagem: Mobilidade Estadão/Getty Images
Resolução Contran número 1.000, pela Paz
Foi publicado no Diário Oficial da União, de hoje, a Resolução de número 1.000 do Conselho Nacional de Trânsito - Contran. Um número tão significativo quanto este tinha que ser reservado para um assunto da maior importância. E foi!
OBSERVATÓRIO APRESENTA O MOVIMENTO MAIO AMARELO NO MOBFILM
Entre os dias 13 e 17 de setembro, foi realizado o Mobifilm - V Festival de Filmes sobre Mobilidade, na escola de Sociologia e Política de São Paulo, na cidade de São Paulo. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária teve o filme da campanha do Movimento Maio Amarelo deste ano entre os escolhidos na categoria Segurança Viária para ser exibido durante o Festival.
OBSERVADOR CERTIFICADO FALA SOBRE AMPLIAÇÃO DA ATUAÇÃO DOS AGENTES DE TRÂNSITO NA FISCALIZAÇÃO
Uma briga envolvendo agentes municipais de trânsito de Assis, no interior de São Paulo, e um condutor de van escolar, levantou questionamentos da população sobre as competências desses servidores, alegando que não são policiais para realizar abordagens, solicitar documentos ou fiscalizar determinadas infrações de trânsito. O especialista em Educação e Segurança no Trânsito e Observador Certificado, André Ferreira, falou ao portal Abordagem Notícias sobre as novas competências dadas aos agentes desde as alterações do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em junho de 2023.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.