Matérias

Momento Segurança no Trânsito aborda responsabilidades de pedestres e condutores

Escrito por Portal ONSV

06 JUL 2016 - 08H43

O quadro Momento Segurança no Trânsito, produzido pelo Projeto Observar, aborda nesta semana as responsabilidades de pedestres e de condutores de veículos para a segurança no trânsito e dá dicas para a melhor postura no sentido de evitar atropelamentos e outros acidentes.

Lembra que a segurança de quem está  a pé depende dos cuidados de quem está no carro, moto, ônibus ou caminhão. Mas que, em algum momento, todos são pedestres, com direito de ir e vir em segurança.

Aos condutores de veículos, é destacado que devem estar atentos e reduzirem a velocidade em áreas de grande fluxo de pedestres. E, ainda, respeitarem as faixas e, no caso de não haver semáforo, dar a preferência sempre ao pedestre.

No caso de haver semáforo e ele abrir enquanto ainda há pessoas atravessando, o motorista deve ser gentil e esperar a conclusão da travessia. A gentileza e a paciência deve ser demonstrada no caso de idosos ou pessoas portadores de deficiência estarem atravessando a via. Os motoristas, lembra o quadro, devem também sempre sinalizar suas ações no trânsito. Para isso, não devem se esquecer das setas, por exemplo.

Como a segurança não depende apenas do condutor de veículos, os pedestres devem cumprir sua parte. Prestar atenção em todo o ambiente que o cerca, estar certo que foi visto antes de atravessar, evitar curvas e esquinas para a travessia, além de usar sempre a faixa são posturas do pedestre consciente.

O quadro Momento Segurança no Trânsito foi criado com o objetivo de ampliar as parcerias do OBSERVASTÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) no sentido de promover ainda mais a conscientização da sociedade em relação à segurança no trânsito.

Já foram produzidos pelo Observar – parceria com a Seguradora Líder-DPVAT – um total de 50 programas que tratam do tema e que podem ser exibidos por veículos que têm o carro como pauta, em sites, redes internas de tevê, entre outros.  Interessados na divulgação devem encaminhar solicitação para o email onsv@onsv.org.br.

Confira o vídeo :

Observador_certificado_ministra_palestra_camara_de_vereadores_de_sao_borja_rs
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra sobre segurança viária na Câmara de Vereadores de São Borja/RS

A palestra “Trânsito (in)seguro: Responsabilidades Compartilhadas”, foi ministrada no plenário da Câmara de Vereadores do município de São Borja, no Rio Grande do Sul, pelo Observador Certificado e representante do Maio Amarelo 2024, Eduardo Cadore, no final do mês de maio.

Seminario_de_prevencao_de_uso_de_alcool_e_drogas
Observadores Certificados

Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito em Minas Gerais tem palestra de representante do OBSERVATÓRIO

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) realizou no final de maio, o Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito. O evento, realizado no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamentos de Sargentos da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, contou com a presença do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Observadores_certificados_tomam_posse_cetran_mg
Observadores Certificados

Observadores Certificados tomam posse junto ao Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais

No dia 23 de abril, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG). Na ocasião foram empossados como conselheiros os Observadores Certificados Alexander Ferreira de Magalhães e Kenedy Santos Pereira. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e contou com a presença da Secretária de Estado e Planejamento e Gestão, Luísa Cardoso Barreto, presidente do colegiado, do Chefe da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, conselheiros empossados e integrantes da equipe administrativa do colegiado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.