A importância dos faróis para a comunicação no trânsito é o tema abordado nesta semana pelo quadro Momento Segurança no Trânsito. O programa alerta que mesmo estando sozinho no veículo, o condutor troca informações com as pessoas com as quais divide as vias. E os faróis são um instrumento importante para isso, além de iluminar.
Como exemplo, cita a alternância de luz baixa por um curto período, comunicação que visa indicar para o condutor do veículo em sentido contrário que ele encontrará alguma dificuldade na pista e que, portanto, deve estar atento e reduzir a velocidade. Esta comunicação serve também para pedir passagem.
No caso de o carro que segue atrás alternar insistentemente o farol ele pode estar sinalizando que o seu veículo está com algum problema. Neste caso, procure ouvir os sons de seu carro e se notar algum problema de fato, pare em local seguro. Esse mesmo sinal pode indicar que o motorista está com algum problema no veículo, ou levando alguém para o hospital. A melhor atitude, nesse caso, é dar a passagem.
Lembre-se sempre que as pessoas não adivinham suas intenções e comportamentos, nem mesmo no trânsito. E que a falta de comunicação pode custar vidas. Portanto, esteja sempre atento, alerta o programa.
O quadro Momento Segurança no Trânsito é produzido pelo Programa Observar, parceria entre o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) e a Seguradora Líder-DPVAT. Ele foi pensado para ampliar as parcerias no sentido de oferecer ainda mais a conscientização sobre a importância da segurança viária. O Momento Segurança no Trânsito é disponibilizado gratuitamente aos interessados em divulgá-lo. Para isso basta que encaminhem solicitação ao email onsv@onsv.org.br.
Assista ao vídeo:
WEBINAR LEI SECA: A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMPROVAÇÃO DA ALCOOLEMIA E A MODIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTO
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou hoje (27), às 10h, o Webinar “Lei Seca: A evolução dos meios de comprovação da alcoolemia e a modificação do comportamento". O encontro teve a mediação do head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, Pedro Borges, e como convidados, os Observadores Certificados, Arthur Magalhães – autor do projeto - e Samuel Morgan.
OBSERVADOR CERTIFICADO: PROGRAMA VISA EVOLUÇÃO DAS POLÍTICAS DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO
Criado e promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, o programa Observador Certificado visa estimular o aprimoramento de profissionais que já atuam na área, facilitando o acesso a informações, recursos e ferramentas para as melhores práticas de segurança viária e veicular em suas cidades e região. O Observador Certificado Delcides Araújo, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, ressalta os desafios e relevância desses profissionais para promover a cultura da segurança viária no município.
A PEDIDO DE MORADORES, PREFEITURA DE CAMPINAS/SP INSTALA MAIS RADARES NA CIDADE
A manchete do portal “A Cidade On – Campinas” de ontem (23), destacou que, se opondo à ideia amplamente disseminada de que radares compõem a indústria da multa, os moradores de Campinas, no interior de São Paulo, registraram de janeiro a outubro deste ano mais pedidos de instalação de radares na cidade, quando comparado ao ano de 2022. O Observador Certificado Edson Caetano foi consultado pela reportagem para comentar a eficiência desse equipamento de fiscalização.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.