A importância dos faróis para a comunicação no trânsito é o tema abordado nesta semana pelo quadro Momento Segurança no Trânsito. O programa alerta que mesmo estando sozinho no veículo, o condutor troca informações com as pessoas com as quais divide as vias. E os faróis são um instrumento importante para isso, além de iluminar.
Como exemplo, cita a alternância de luz baixa por um curto período, comunicação que visa indicar para o condutor do veículo em sentido contrário que ele encontrará alguma dificuldade na pista e que, portanto, deve estar atento e reduzir a velocidade. Esta comunicação serve também para pedir passagem.
No caso de o carro que segue atrás alternar insistentemente o farol ele pode estar sinalizando que o seu veículo está com algum problema. Neste caso, procure ouvir os sons de seu carro e se notar algum problema de fato, pare em local seguro. Esse mesmo sinal pode indicar que o motorista está com algum problema no veículo, ou levando alguém para o hospital. A melhor atitude, nesse caso, é dar a passagem.
Lembre-se sempre que as pessoas não adivinham suas intenções e comportamentos, nem mesmo no trânsito. E que a falta de comunicação pode custar vidas. Portanto, esteja sempre atento, alerta o programa.
O quadro Momento Segurança no Trânsito é produzido pelo Programa Observar, parceria entre o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) e a Seguradora Líder-DPVAT. Ele foi pensado para ampliar as parcerias no sentido de oferecer ainda mais a conscientização sobre a importância da segurança viária. O Momento Segurança no Trânsito é disponibilizado gratuitamente aos interessados em divulgá-lo. Para isso basta que encaminhem solicitação ao email onsv@onsv.org.br.
Assista ao vídeo:
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.