Matérias

Momento Segurança no Trânsito orienta sobre cinto de segurança no banco traseiro

Escrito por Portal ONSV

17 JAN 2017 - 10H06

Usar o cinto de segurança no banco traseiro de qualquer veículo é uma questão de vida e dever de cidadania. Esta é a mensagem do quadro Momento Segurança no Trânsito desta semana. O programa lembra que a atitude, pouco praticada entre os passageiros apesar dos riscos, pode fazer a diferença na hora de um acidente.

Para alertar, exemplifica que se um veículo a 60km/h transportando no banco traseiro um passageiro de 60kg sem cinto chocar-se contra uma parede de concreto, todos seus ocupantes serão arremessados na mesma direção e velocidade. Sendo assim, o passageiro do banco traseiro será jogado para frente a 60km/h.  Mas que, por causa da velocidade, seu corpo será projetado com peso 15 vezes maior, nesse caso, quase uma tonelada.

Será também arremessado para o alto, batendo com a cabeça no teto do veículo, o que pode gerar fratura cervical seguida de ferimento da medula espinhal.  Poderá também ser jogado para frente e atravessar o para-brisa. Antes disso, porém, esse passageiro terá ‘atropelado’ o da frente.

Sendo assim, o passageiro do banco traseiro sem cinto de segurança, não apenas corre como também oferece risco de vida aos que estão no veículo. Por isso, usar o cinto é um dever para a proteção não apenas de sua vida como também a dos demais.

O quadro Momento Segurança no Trânsito é produzido pelo Programa Observar, parceria entre o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) e a Seguradora Líder-DPVAT. Ele foi pensado para ampliar as parcerias no sentido de oferecer ainda mais a conscientização sobre a importância da segurança viária. O Momento Segurança no Trânsito é disponibilizado gratuitamente aos interessados em divulgá-lo. Para isso basta que encaminhem solicitação ao email onsv@onsv.org.br.

Assista ao vídeo:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.