Matérias

Morador de Jundiaí/SP vira paratleta após quase perder a vida em sinistro de trânsito

Escrito por Portal ONSV

24 MAR 2021 - 17H02

A bordo de uma Zafira, a aproximadamente 160 km/h, quando voltava da faculdade, em março de 2011, Altair da Silva Marangne, então com 21 anos, perdeu o controle do veículo e capotou, próximo a uma curva na Rodovia Presidente Tancredo de Almeida Neves, conhecida como Estrada Velha de Jundiaí, no interior de São Paulo.

No momento do sinistro de trânsito Altair estava sem o cinto de segurança. Quebrou duas vértebras, quatro costelas, a clavícula e quase perdeu um olho. Foi levado às pressas para o Hospital da Cidade de Várzea Paulista e depois transferido para um hospital privado de Jundiaí. Foram 26 dias internado, passando por cirurgias, o que não evitou o pior: ele foi informado por um médico que não voltaria a andar. Ficou paraplégico.

Nem por isso desistiu. Sorridente, de bem com a vida, o rapaz embarcou em um projeto transformador: tornou-se atleta do Peama (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas) e, após passar a treinar com mais afinco no atletismo, começou a competir. Coleciona medalhas e, para a surpresa de muitos, voltou a dirigir um veículo adaptado – sempre dentro da velocidade permitida.

Em Jundiaí – A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transportes, tem trabalhado para diminuir os acidentes de trânsito investindo em conscientização, sinalização e fiscalização. No início de março, o município aderiu ao Programa Laço Amarelo, voltado a reduzir acidentes de trânsito investindo na educação dos motoristas da cidade.

A proposta do programa é implantar ações educativas, fazer o levantamento de dados e diagnósticos da mobilidade municipal. Além disso, a cidade prepara uma campanha de conscientização em vias de grande movimento, sempre com o intuito de conscientizar. “Acreditamos na educação no trânsito”, declara o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz. “Acreditamos que ações assim são essenciais para diminuir mortes no trânsito, sem nunca deixar de fiscalizar e estar presente nas ruas de Jundiaí.”

O Programa Laço Amarelo é desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, organização social nascida há dez anos e idealizadora do Movimento Maio Amarelo. Está em 25 cidades brasileiras e tem obtido resultados positivos na diminuição dos acidentes nesses municípios de atuação. Seus projetos estão alinhados à Agenda Regulatória do Denatran e às Metas Globais de Desempenho na Segurança do Trânsito 2021-2030.

Assita ao depoimento de Altair: https://www.facebook.com/watch/?v=140766017935540

Leia a matéria completa em: http://jundiagora.com.br/altair/

Foto: Divulgação Jundiaí Agora/Assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.