Matérias

Morador de Jundiaí/SP vira paratleta após quase perder a vida em sinistro de trânsito

Escrito por Portal ONSV

24 MAR 2021 - 17H02

A bordo de uma Zafira, a aproximadamente 160 km/h, quando voltava da faculdade, em março de 2011, Altair da Silva Marangne, então com 21 anos, perdeu o controle do veículo e capotou, próximo a uma curva na Rodovia Presidente Tancredo de Almeida Neves, conhecida como Estrada Velha de Jundiaí, no interior de São Paulo.

No momento do sinistro de trânsito Altair estava sem o cinto de segurança. Quebrou duas vértebras, quatro costelas, a clavícula e quase perdeu um olho. Foi levado às pressas para o Hospital da Cidade de Várzea Paulista e depois transferido para um hospital privado de Jundiaí. Foram 26 dias internado, passando por cirurgias, o que não evitou o pior: ele foi informado por um médico que não voltaria a andar. Ficou paraplégico.

Nem por isso desistiu. Sorridente, de bem com a vida, o rapaz embarcou em um projeto transformador: tornou-se atleta do Peama (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas) e, após passar a treinar com mais afinco no atletismo, começou a competir. Coleciona medalhas e, para a surpresa de muitos, voltou a dirigir um veículo adaptado – sempre dentro da velocidade permitida.

Em Jundiaí – A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transportes, tem trabalhado para diminuir os acidentes de trânsito investindo em conscientização, sinalização e fiscalização. No início de março, o município aderiu ao Programa Laço Amarelo, voltado a reduzir acidentes de trânsito investindo na educação dos motoristas da cidade.

A proposta do programa é implantar ações educativas, fazer o levantamento de dados e diagnósticos da mobilidade municipal. Além disso, a cidade prepara uma campanha de conscientização em vias de grande movimento, sempre com o intuito de conscientizar. “Acreditamos na educação no trânsito”, declara o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz. “Acreditamos que ações assim são essenciais para diminuir mortes no trânsito, sem nunca deixar de fiscalizar e estar presente nas ruas de Jundiaí.”

O Programa Laço Amarelo é desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, organização social nascida há dez anos e idealizadora do Movimento Maio Amarelo. Está em 25 cidades brasileiras e tem obtido resultados positivos na diminuição dos acidentes nesses municípios de atuação. Seus projetos estão alinhados à Agenda Regulatória do Denatran e às Metas Globais de Desempenho na Segurança do Trânsito 2021-2030.

Assita ao depoimento de Altair: https://www.facebook.com/watch/?v=140766017935540

Leia a matéria completa em: http://jundiagora.com.br/altair/

Foto: Divulgação Jundiaí Agora/Assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Serie_transitando_qual_a_sua_contribuicao_para_um_transito_seguro
Matérias

Série Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?

O telejornal Meio-Dia Paraná, da RPC, afiliada à TV Globo, realizou na última semana uma série com cinco reportagens sobre comportamento no trânsito. “Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?”, contou com a participação do professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, explicando questões relacionadas ao comportamento das pessoas e influências diretas no trânsito.

Observatorio_participa_segunda_edicao_esg_energia_negocios_ibp
Matérias

OBSERVATÓRIO participa da 2ª Edição do ESG Energia e Negócios do IBP

Com o objetivo de colaborar para que a sociedade avance em direção a um futuro energético de baixo carbono, o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) realiza a 2ª edição do “ESG Energia e Negócios” nos dias 27 e 28 de maio, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, participou da abertura do evento, falando dos atuais números do trânsito no Brasil, dos avanços do Movimento Maio Amarelo e do Programa Laço Amarelo. Além disso, Ramalho também entregou a placa de Mantenedor Social ao IBP durante o encontro que reúne cerca de 500 pessoas.

Observadora_Certificada_ministra_palestra_durante_seminario_programa_vida_no_transito
Observadores Certificados

Observadora Certifica ministra palestra durante Seminário do Programa Vida no Trânsito

A Observadora Certificada e representante do Maio Amarelo em Goiás, Elizabeth Gandara, ministrou uma palestra sobre o Movimento Maio Amarelo no dia 15 de maio, durante o Seminário do Programa Vida no Trânsito, realizado no auditório do Paço Municipal do município de Senador Canedo, no estado de Goiás.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.