Matérias

MORTES DE MOTOCICLISTAS EM SINISTROS DE TRÂNSITO EM INDAIATUBA/SP; OBSERVATÓRIO AVALIA DADOS NA TV LOCAL

Escrito por Portal ONSV

12 NOV 2021 - 14H36

Das 21 ocorrências de trânsito fatais registradas este ano, 15 envolveram motociclistas

O Programa jornalístico do Rubinho, da TV Sol Comunidade, canal de TV local da cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, de hoje (12), destacou os dados de sinistros de trânsito envolvendo motociclistas este ano, na cidade. A coordenadora de Educação do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Roberta Torres, foi ouvida pelo programa para avaliar os dados referentes a essas ocorrências.

Segundo os dados levantados pela reportagem do Programa do Rubinho, dos 20 casos de vítimas fatais por sinistros de trânsito, 15 foram com motociclistas. Além disso, conforme apontado pela matéria, 80% das pessoas em recuperação ortopédica na cidade, se envolveram em ocorrências de trânsito com motocicletas.

Conforme explicou Roberta Torres: “É extremamente preocupante porque uma premissa que a gente tem no trânsito é de que ninguém precisaria morrer vítima de um acidente de trânsito. Os acidentes são evitáveis. Quando a gente analisa um evento que aconteceu, seja uma batida, uma colisão, um atropelamento, mesmo não sendo perito, a gente consegue observar ali uma sequência de erros que tiram essa ideia de fatalidade. Porque não é uma fatalidade, na maioria dos casos tem o envolvimento do excesso de velocidade ou da ausência, não para a causa do acidente, mas para a gravidade, a ausência do cinto de segurança ou álcool e direção, ou uma ultrapassagem em um local proibido. Então, tudo isso, se tivesse tido uma postura adequada, segura, seja do motorista, do pedestre ou do motociclista, teria sido evitado”, destacou.

Em comparação aos anos anteriores, Indaiatuba registrou, 20 mortes no trânsito em 2019, 26 em 2020, e este ano, até o mês de novembro, o município registra 21 mortes em sinistros de trânsito. Questionada sobre esses altos números, a coordenadora de Educação do OBSERVATÓRIO destacou que o mau comportamento no trânsito é o principal fator para essas infrações e ocorrências.

Segundo Roberta Torres, “a imprudência de achar que ‘nada vai acontecer comigo’, principalmente entre os jovens, de que ‘sempre vai acontecer com o meu vizinho, mas nunca comigo, eu dirijo bem, eu piloto bem’. Às vezes, as pessoas pensam até que dirigem melhor depois que ingerem bebida alcoólica porque vai mais devagar. É uma mentira acreditar nisso. Porque o álcool acaba prejudicando muito, não apenas a direção, mas várias outras coisas que vamos fazer no nosso dia a dia, mas na direção isso pode acabar em morte”, informou.

A coordenadora de Educação do OBSERVATÓRIO destacou as ações que a entidade desenvolve para a prevenção e conscientização da sociedade, entre eles, estudos e pesquisas para conhecer e entender os problemas que permeiam o trânsito brasileiro. Além disso, destacou também as campanhas voltadas para a Educação para o Trânsito.

Assista à matéria completa (a partir de 23:40) em:

https://www.facebook.com/tvsol.comunidade/videos/1080059242797424/

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.