Matérias

Morte de pedestres no trânsito registra queda de 19%

Escrito por Portal ONSV

20 JUL 2016 - 10H15

 Percentual tem como base análise feita a partir de dados consolidados do número de mortes ocorridas no trânsito brasileiro, divulgados pelo DataSUS

No ranking mundial de mortes em decorrência de acidentes de trânsito baseado em dados de 2010, o Brasil ocupa atualmente o terceiro posto, atrás apenas da China e da Índia. Mas um segmento, apesar de ainda registrar elevado número de casos, obteve queda no período entre 2010 e 2014: o de pedestres.

Análise dos números consolidados de mortes no trânsito disponibilizadas pelo DataSUS referentes ao ano de 2014, apontam queda de 19% no número acidentes fatais envolvendo pedestres.

De acordo com dados do portal SOMA, do ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), perderam a vida no trânsito brasileiro em 2010, 9940 pedestres. Em 2011 o número caiu para 9240 e, em 2012, para 8820. Já nos anos 2013 e 2014, os acidentes fatais envolvendo pedestres registraram, respectivamente, um total de 8220 e 8080 casos.

Embora a soma total de mortes (8080 casos) seja expressiva, a redução é igualmente significativa e pode ser atribuída a algumas ações que colaboraram para que ocorresse. Na avaliação de Renato Campestrini, responsável pela área de Desenvolvimento e Pesquisa do ONSV, o início da propagação de campanhas destinadas à conscientização dos condutores de veículos sobre o respeito aos pedestres, em várias cidades do país seguramente teve influência na queda.

Outro ponto destacado por ele é a fiscalização da prioridade do condutor para o trânsito dos pedestres. ‘Só na cidade de São Paulo, o número de autuações nesse sentido quase foi multiplicado por dez”, destaca Campestrini.

Ações que reduzam o montante de acidentes de trânsito são fortemente defendidas pelo ONSV, que atua, inclusive, no sentido de fomentá-las. “Não é possível que convivamos com o alto número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito. Temos de nos lembrar, sempre, que não é o carro, a motocicleta, ou o ônibus, que mata. Quem mata é a pessoa que está conduzindo. E que a redução depende de ações simples adotadas também pelos condutores”, destaca José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.