Matérias

Motociclistas devem manter viseira abaixada mesmo no calor

Escrito por Portal ONSV

01 FEV 2017 - 10H21

Dispositivo protege de eventuais riscos e pode reduzir consequências de acidentes

A segurança tem de ser preocupação primordial dos condutores de veículos. Entre eles, os motociclistas que, além de todos os cuidados comuns a todos os motoristas, devem se preocupar com as roupas que utilizam quando estão no tráfego e que devem os proteger.

Botas, luvas, jaquetas e calças grossas, por exemplo, não devem compor a vestimenta usada apenas no inverno, para proteger do frio. No verão elas também são indispensáveis.

Assim como elas, a viseira do capacete deve estar sempre abaixada para, mais que cumprir as determinações da lei, o motociclista estar de fato protegido. Viseira abaixada protege de eventuais riscos e pode reduzir as consequências de acidentes.

Para exemplificar a importância de manter abaixada a viseira, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária lembra que, se um objeto ou inseto atingir o rosto de um motociclista que está trafegando a uma velocidade de 60km/h, as consequências podem ser seríssimas, não apenas para a face – uma vez que o objeto pode atingir os olhos – mas para o equilíbrio do motociclista, que pode perder o controle da moto e se machucar ainda mais, além de causar danos a outros condutores.

Mesmo em períodos de calor extremo, como o que caracteriza o verão brasileiro, moto conduzir motocicletas com a viseira abaixada é um comportamento seguro quando ela estiver em movimento. Se estiver parado em semáforos, postos de gasolina, entre outros, a viseira pode ser levantada para aliviar o calor.

Já em relação ao capacete, que é obrigatório para todos os motociclistas, o ideal é ficar atento as suas condições. Observe se ele não apresenta trincas ou escoriações; e caso ele tenha caído, não hesite em trocá-lo, pois a sua vida estará em risco. Não usar o equipamento é uma infração gravíssima, mas de nada adiantará usar um equipamento que não vai protegê-lo de verdade.

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Observador_certificado_nomeado_secretario_municipal_mobilidade_urbana_paco_lumiar_ma
Observadores Certificados

Observador Certificado é nomeado secretário Municipal de Mobilidade Urbana do município de Paço do Lumiar/MA

A edição de 03 de junho, do Diário Oficial de Paço Lumiar, no Maranhão, publicou o decreto a nomeação do Observador Certificado Fábio Fernandes Alves para o cargo de secretário municipal de Mobilidade Urbana do município. Essa nomeação auxiliará na implementação e desenvolvimento de ações de segurança viária e mobilidade em Paço Lumiar, Região Metropolitana de São Luís.

Observador_Certificado_ministra_palestra_em_workshop_do_ministerio_publico_minas_gerais
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra em workshop realizado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), uma Entidade Laço Amarelo, por meio de sua Diretoria de Gestão de Frota (DGET), realizou no final do mês de maio o Seminário “Transportando Vidas no Maio Amarelo”. O evento que ocorreu no Salão Vermelho do MPMG, em Belo Horizonte, contou com a participação do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.