O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e o Viva Rio vão promover um dia de treinamento e conscientização sobre segurança para motociclistas. O projeto-piloto “Motociclista Atitude Positiva” vai oferecer um curso on-line abordando técnicas de pilotagem e condução segura para aproximadamente 500 motociclistas em três pontos distintos do Complexo do Alemão, neste sábado (23), das 9h às 17h. A ideia é, em uma segunda etapa, levar o treinamento a outras comunidades do Rio de Janeiro.
Diante do crescente número de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas em todo país, o Observatório Nacional de Segurança Viária vem promovendo uma série de ações de conscientização com diversos públicos. “Nossa intenção é democratizar para todos os setores da sociedade o maior número de informações sobre um comportamento seguro no trânsito. Esse é o início da formação de uma cultura de segurança viária nessa classe, que aos poucos se estende para outras, e assim sucessivamente”, explica José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do Observatório.
O treinamento irá viabilizar cerca de 40 computadores ligados à internet: o centro de informática do Marquinho Pé Pé, na Alvorada; o Educap; e também a lan-house do Nélio.
Quem participar do treinamento estará concorrendo a um concurso cultural onde serão sorteados três tablets. Cada motociclista deverá gastar, em média, 40 minutos para concluir o treinamento on-line. Além disso, ao final da apresentação, o motociclista responderá um questionário e, em seguida, ele receberá um certificado, tudo já programado dentro da plataforma e-learning. A expectativa é que cerca de 500 motociclistas recebam o certificado do “Motociclista Atitude Positiva”
O curso:
Desenvolvido pelo Observatório, em parceria com a Seguradora Líder DPVAT, o ensino a distância tem como premissa divulgar para o maior número de pessoas possíveis informações corretas de como pilotar uma moto na maioria das situações cotidianas das ruas. São informações sobre transporte de pessoas e cargas, peso do veículo, frenagem, pisos molhados, ultrapassagem, enfim, informações de segurança no trânsito, convivência, direitos e deveres que nem sempre são comuns a todos os pilotos.
O treinamento a distância já é oferecido para vários grupos de motociclistas em vários Estados do país e conta com o apoio no desenvolvimento e distribuição da Seguradora Líder DPVAT. “Apesar de representar apenas 27% da frota nacional, a moto está presente em 70% dos sinistros indenizados pelo Seguro DPVAT. Acreditamos que um trabalho educativo sério, como este desenvolvido pelo ONSV, deve ser apoiado pela sociedade”, diz o diretor de Relações Institucionais da Seguradora Líder DPVAT, Márcio Norton.
Quer saber como foi? Veja o depoimento de um mototaxista que realizou o treinamento:
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Segurança no trânsito não se negocia. Se constrói
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.