Matérias

Motociclistas e ciclistas podem contribuir por um trânsito melhor

Escrito por Portal ONSV

23 SET 2015 - 13H49

Ouça a reflexão do nosso boletim de rádio que aborda o tema da SNT.

Se todos podemos contribuir para um trânsito mais seguro, nesta semana, o Boletim de Rádio do ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), em parceria com a Rádio SulAmérica, aborda como motociclistas e ciclistas podem fazer a sua parte para ampliar a segurança de todos.

Daniela Gurgel, gestora de Comunicação do OBSERVATÓRIO, destaca que motociclistas são as principais vítimas no trânsito, seja no  cômputo de mortes ou sequelados.

“Só na Capital Paulista, ela exemplifica, foram registradas 440 mortes deste segmento no ano passado – o que representa mais de uma morte por dia. E os mortos são, na maioria, pessoas com menos de 30 anos”, registra.

Segundo Daniela, esses números são um grande alerta para os motociclistas que devem ser mais cautelosos e não se arriscar.

Dirigir com cuidado redobrado, concentrado, focado no trajeto e na movimentação do entorno são exigências para os motociclistas, que precisam de muito mais rapidez em suas reações no trânsito, argumenta a jornalista.

Daniela ressalta que o uso dos equipamentos de proteção, a revisão da moto e o respeito a toda a sinalização (inclusive aos semáforos) e, também, aos outros reduzem os riscos.

A jornalista faz um convite ao segmento: “evite manobras arriscadas e reduza a velocidade para não se arrepender. De que adianta lamentar após o acidente, se você pode ser preventivo e não cair num leito hospitalar, morrer ou até se tornar um sequelado permanente.”

Ela afirma que o motociclista precisa desejar um trânsito melhor e não esperar que o outro mude no trânsito.

Em relação aos ciclistas, a dica vai na mesma direção. “O ciclista deve respeitar as leis de trânsito, ser gentil com o pedestre, respeitar a sinalização.”

Confira a íntegra do Boletim: 

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.