Matérias

Na volta das férias, seu carro merece atenção!

Escrito por Portal ONSV

25 JAN 2016 - 16H17

As férias acabam para muita gente nesta semana; afinal, o ano letivo começa para a rede particular nos próximos dias e na rede pública, pós-Carnaval; e os pais já estão trocando as malas pelas mochilas e material escolar e pensando no transporte dos filhos.

Mas enquanto as aulas não chegam é hora de fazer uma revisão no seu carro. Como grande parte das famílias está de volta do litoral são necessários alguns procedimentos com a manutenção do veículo.

Se a sua viagem foi rápida na praia, basta uma boa lavagem do carro e uma inspeção na bateria e no sistema de injeção eletrônica. Mas se você ficou mais de 15 dias na praia, é recomendado fazer uma lavagem especial no seu veículo, com um profissional, com a remoção dos bancos, carpetes e feltros para aspirar todas as sujeiras e ainda também a limpeza do motor.  Neste tipo de limpeza, devem ser adotados produtos neutros.

Os donos de veículos devem também verificar itens como terminais de bateria, conectores elétricos, filtros de ar, coifas e equipamento de lubrificação, checando se eles estão livres de água e areia.

Carros expostos à maresia podem ter equipamentos como os conectores do sistema de injeção eletrônica e da bateria sujeitos à oxidação, provocando falhas no funcionamento.

A parte inferior do veículo exige um cuidado especial. Muitos motoristas adotam o uso do óleo de mamona na proteção, mas essa é uma proteção de curta duração. E o uso desse óleo não dispensa na volta da viagem uma lavagem completa para a retirada do produto e de toda a sujeira acumulada.

Outros itens a serem observados são a caixa de direção e os amortecedores. Resíduos de areia e sal podem romper as coifas do amortecedor, comprometendo o desempenho da suspensão do veículo.

Essa revisão pós-férias é sempre importante, pois pode prevenir problemas maiores no futuro.

Imagina, então, quem mora na praia? A orientação neste caso é lavar o carro toda semana e encerá-lo mensalmente. O polimento e a cristalização da pintura também ajudam na proteção do carro.

E agora que você conhece os riscos e os cuidados, não se esqueça que ao voltar ao litoral, é sempre importante guardar seu veículo em local fechado, durante à noite. Esse é considerado o momento mais crítico da maresia. Use essas dicas do OBSERVATÓRIO e aproveite suas viagens, com toda segurança e a manutenção em dia na ida e na volta.

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Observador_certificado_nomeado_secretario_municipal_mobilidade_urbana_paco_lumiar_ma
Observadores Certificados

Observador Certificado é nomeado secretário Municipal de Mobilidade Urbana do município de Paço do Lumiar/MA

A edição de 03 de junho, do Diário Oficial de Paço Lumiar, no Maranhão, publicou o decreto a nomeação do Observador Certificado Fábio Fernandes Alves para o cargo de secretário municipal de Mobilidade Urbana do município. Essa nomeação auxiliará na implementação e desenvolvimento de ações de segurança viária e mobilidade em Paço Lumiar, Região Metropolitana de São Luís.

Observador_Certificado_ministra_palestra_em_workshop_do_ministerio_publico_minas_gerais
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra em workshop realizado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), uma Entidade Laço Amarelo, por meio de sua Diretoria de Gestão de Frota (DGET), realizou no final do mês de maio o Seminário “Transportando Vidas no Maio Amarelo”. O evento que ocorreu no Salão Vermelho do MPMG, em Belo Horizonte, contou com a participação do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.