As férias acabam para muita gente nesta semana; afinal, o ano letivo começa para a rede particular nos próximos dias e na rede pública, pós-Carnaval; e os pais já estão trocando as malas pelas mochilas e material escolar e pensando no transporte dos filhos.
Mas enquanto as aulas não chegam é hora de fazer uma revisão no seu carro. Como grande parte das famílias está de volta do litoral são necessários alguns procedimentos com a manutenção do veículo.
Se a sua viagem foi rápida na praia, basta uma boa lavagem do carro e uma inspeção na bateria e no sistema de injeção eletrônica. Mas se você ficou mais de 15 dias na praia, é recomendado fazer uma lavagem especial no seu veículo, com um profissional, com a remoção dos bancos, carpetes e feltros para aspirar todas as sujeiras e ainda também a limpeza do motor. Neste tipo de limpeza, devem ser adotados produtos neutros.
Os donos de veículos devem também verificar itens como terminais de bateria, conectores elétricos, filtros de ar, coifas e equipamento de lubrificação, checando se eles estão livres de água e areia.
Carros expostos à maresia podem ter equipamentos como os conectores do sistema de injeção eletrônica e da bateria sujeitos à oxidação, provocando falhas no funcionamento.
A parte inferior do veículo exige um cuidado especial. Muitos motoristas adotam o uso do óleo de mamona na proteção, mas essa é uma proteção de curta duração. E o uso desse óleo não dispensa na volta da viagem uma lavagem completa para a retirada do produto e de toda a sujeira acumulada.
Outros itens a serem observados são a caixa de direção e os amortecedores. Resíduos de areia e sal podem romper as coifas do amortecedor, comprometendo o desempenho da suspensão do veículo.
Essa revisão pós-férias é sempre importante, pois pode prevenir problemas maiores no futuro.
Imagina, então, quem mora na praia? A orientação neste caso é lavar o carro toda semana e encerá-lo mensalmente. O polimento e a cristalização da pintura também ajudam na proteção do carro.
E agora que você conhece os riscos e os cuidados, não se esqueça que ao voltar ao litoral, é sempre importante guardar seu veículo em local fechado, durante à noite. Esse é considerado o momento mais crítico da maresia. Use essas dicas do OBSERVATÓRIO e aproveite suas viagens, com toda segurança e a manutenção em dia na ida e na volta.
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.