As férias acabam para muita gente nesta semana; afinal, o ano letivo começa para a rede particular nos próximos dias e na rede pública, pós-Carnaval; e os pais já estão trocando as malas pelas mochilas e material escolar e pensando no transporte dos filhos.
Mas enquanto as aulas não chegam é hora de fazer uma revisão no seu carro. Como grande parte das famílias está de volta do litoral são necessários alguns procedimentos com a manutenção do veículo.
Se a sua viagem foi rápida na praia, basta uma boa lavagem do carro e uma inspeção na bateria e no sistema de injeção eletrônica. Mas se você ficou mais de 15 dias na praia, é recomendado fazer uma lavagem especial no seu veículo, com um profissional, com a remoção dos bancos, carpetes e feltros para aspirar todas as sujeiras e ainda também a limpeza do motor. Neste tipo de limpeza, devem ser adotados produtos neutros.
Os donos de veículos devem também verificar itens como terminais de bateria, conectores elétricos, filtros de ar, coifas e equipamento de lubrificação, checando se eles estão livres de água e areia.
Carros expostos à maresia podem ter equipamentos como os conectores do sistema de injeção eletrônica e da bateria sujeitos à oxidação, provocando falhas no funcionamento.
A parte inferior do veículo exige um cuidado especial. Muitos motoristas adotam o uso do óleo de mamona na proteção, mas essa é uma proteção de curta duração. E o uso desse óleo não dispensa na volta da viagem uma lavagem completa para a retirada do produto e de toda a sujeira acumulada.
Outros itens a serem observados são a caixa de direção e os amortecedores. Resíduos de areia e sal podem romper as coifas do amortecedor, comprometendo o desempenho da suspensão do veículo.
Essa revisão pós-férias é sempre importante, pois pode prevenir problemas maiores no futuro.
Imagina, então, quem mora na praia? A orientação neste caso é lavar o carro toda semana e encerá-lo mensalmente. O polimento e a cristalização da pintura também ajudam na proteção do carro.
E agora que você conhece os riscos e os cuidados, não se esqueça que ao voltar ao litoral, é sempre importante guardar seu veículo em local fechado, durante à noite. Esse é considerado o momento mais crítico da maresia. Use essas dicas do OBSERVATÓRIO e aproveite suas viagens, com toda segurança e a manutenção em dia na ida e na volta.
Membro do Conselho Deliberativo do Observatório fala sobre mortes de motociclistas no estado de São Paulo, para a Rádio Bandeirantes
No dia 30 de dezembro, o membro do Conselho Deliberativo do Observatório, Professor Jorge Tiago Bastos, foi o convidado do programa Bandeirantes Acontece, da Rádio Bandeirantes. O especialista falou sobre o aumento das mortes no trânsito, abordando, principalmente, os óbitos de motociclistas no Estado de São Paulo.
Observatório disponibiliza dados consolidados do DATASUS 2023
Observadora Certificada participa de ação voltada para a saúde de motoristas em Alhandra/PB
Na última sexta-feira (03), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveu a ação denominada Operação RODOVIDA, na cidade de Alhandra, no estado da Paraíba. A etapa da operação ocorreu na unidade da PRF localizada no município.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.