Não sabe o que fazer em situações de chuvas e alagamentos? O OBSERVATÓRIO ajuda!
Assista a dois vídeos e se prepare para enfrentar o trânsito, mesmo se o tempo fechar.
Ainda falta tempo para o início oficial do Verão (21 de dezembro), mas as chuvas que marcam essa estação costumam se antecipar e assustam muitos motoristas em plena Primavera. Basta a tarde chegar para o céu dar seus sinais e a chuva atrapalhar a vida de quem tem que se deslocar. Nas estradas, os cuidados devem ser redobrados; mas na cidade, os alagamentos também trazem inúmeros riscos.
As recomendações ao enfrentar chuvas são simples, mas eficientes: trafegue sob velocidade reduzida, redobre a atenção aos veículos ao redor, redobre o cuidado com os pneus, com a visibilidade dos vidros ou viseira além de evitar seguir em caso de alagamentos.
Acionar o farol baixo para que o seu veículo possa ser visto pelos demais é também muito importante para evitar colisões e, nestas condições com pista molhada, as ultrapassagens devem ser esquecidas, afinal, os riscos são potencializados.
Se o motorista se deparar com alagamentos – o que não é raro nos centros urbanos, deve aguardar a água baixar para trafegar nestes trechos. A melhor saída mesmo é evitar rotas que tradicionalmente costumam se alagar. Mas se isso não for possível, tente ficar calmo e não se assuste com problemas que o seu veículo pode apresentar em trechos com enchentes como, por exemplo, anomalias nos ponteiros e a direção poderá ficar bastante pesada.
Se tiver que enfrentar enchentes, dirija sempre em primeira marcha em aceleração para evitar que água entre no motor, o que poderá ampliar os prejuízos. Não ligue o ar-condicionado, pois o carro perderá potência. E se o carro morrer, você sabe o que fazer?
O ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) disponibiliza o vídeo “Enchentes”, que garante todas as recomendações para situações nas quais você se depara com alagamentos. Assista no link: https://www.onsv.org.br/podcasts/enchentes/
E para evitar riscos desnecessários, o internauta também pode assistir ao vídeo Condições Adversas – Neblina e Chuva, para se preparar para enfrentar os próximos meses do ano. O OBSERVATÓRIO lembra: se o tempo fechar, redobre os cuidados no trânsito.
Veja!

FEVEREIRO MAIS VIOLENTO NO TRÂNSITO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
O Jornal Toda Hora Tarde, da RIT TV – Rede Internacional de Televisão, de hoje (22), destacou que o mês de fevereiro foi o mais violento no trânsito da cidade de São Paulo, dos últimos seis anos. O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para explicar as possíveis causas desse aumento de ocorrências.

OBSERVADOR CERTIFICADO MINISTRA PALESTRA NA COPASA MG
O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanoel Silva, ministrou uma palestra para a Copasa MG, empresa participante do programa Laço Amarelo, que desenvolve um processo de educação para o trânsito continuada desde 2021 com os seus colaboradores, por meio de encontros mensais e temas relacionados ao OBSERVATÓRIO Academy.

COMO O SONO IMPACTA NA MOBILIDADE SEGURA?
O IOU – Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unicamp, com o apoio da ABMS - Associação Brasileira de Medicina do Sono e do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou o workshop “Dia Mundial do Sono: impacto em Ocorrências de Trânsito”, na última sexta (17), para debater como o sono impacta na mobilidade segura.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.