Assista a dois vídeos e se prepare para enfrentar o trânsito, mesmo se o tempo fechar.
Ainda falta tempo para o início oficial do Verão (21 de dezembro), mas as chuvas que marcam essa estação costumam se antecipar e assustam muitos motoristas em plena Primavera. Basta a tarde chegar para o céu dar seus sinais e a chuva atrapalhar a vida de quem tem que se deslocar. Nas estradas, os cuidados devem ser redobrados; mas na cidade, os alagamentos também trazem inúmeros riscos.
As recomendações ao enfrentar chuvas são simples, mas eficientes: trafegue sob velocidade reduzida, redobre a atenção aos veículos ao redor, redobre o cuidado com os pneus, com a visibilidade dos vidros ou viseira além de evitar seguir em caso de alagamentos.
Acionar o farol baixo para que o seu veículo possa ser visto pelos demais é também muito importante para evitar colisões e, nestas condições com pista molhada, as ultrapassagens devem ser esquecidas, afinal, os riscos são potencializados.
Se o motorista se deparar com alagamentos – o que não é raro nos centros urbanos, deve aguardar a água baixar para trafegar nestes trechos. A melhor saída mesmo é evitar rotas que tradicionalmente costumam se alagar. Mas se isso não for possível, tente ficar calmo e não se assuste com problemas que o seu veículo pode apresentar em trechos com enchentes como, por exemplo, anomalias nos ponteiros e a direção poderá ficar bastante pesada.
Se tiver que enfrentar enchentes, dirija sempre em primeira marcha em aceleração para evitar que água entre no motor, o que poderá ampliar os prejuízos. Não ligue o ar-condicionado, pois o carro perderá potência. E se o carro morrer, você sabe o que fazer?
O ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) disponibiliza o vídeo “Enchentes”, que garante todas as recomendações para situações nas quais você se depara com alagamentos. Assista no link: https://www.onsv.org.br/podcasts/enchentes/
E para evitar riscos desnecessários, o internauta também pode assistir ao vídeo Condições Adversas – Neblina e Chuva, para se preparar para enfrentar os próximos meses do ano. O OBSERVATÓRIO lembra: se o tempo fechar, redobre os cuidados no trânsito.
Veja!
Projeto de Lei para reduzir mortes no trânsito é apresentado em reunião online
Nesta segunda-feira, 24, ocorreu uma reunião online de apresentação do PL 2789/2023. O projeto de lei visa reduzir as mortes no trânsito no território brasileiro. O OBSERVATÓRIO, que foi representado pelo seu CEO, Paulo Guimarães, é uma das organizações que apoiam o projeto.
CEO do Observatório fala sobre transporte de passageiros em motocicletas, ao Bom Dia Sábado, da Rede Globo
A reportagem discutiu a regulamentação dos mototáxis na cidade de São Paulo. Desde o início de 2025, a prefeitura e as empresas de transporte coletivo têm debatido a questão. O transporte de passageiros por motocicletas é uma prática comum em diversas cidades, como Rio de Janeiro (RJ) e Osasco, sendo esta última citada como exemplo na reportagem.
Observadora Certificada palestra em homenagem ao mês da mulher
A OC, pelo ONSV, Sene Ferreira, Professora, Instrutora de Trânsito e Neuropsicopedagoga, participou do evento "Nosso Momento Chegou! Mulher", que ocorreu no dia 15 de março (sábado), durante a manhã, no Território do Município de Itacaré-BA, no Centro Educacional (CEI).
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.