Somos todos pedestres. Mesmo quem passa várias horas do dia conduzindo veículos pelos mais variados motivos, em alguns desses momentos é pedestre. Nesta segunda-feira, 8 de agosto, celebra-se o Dia Mundial do Pedestre, categoria sobre a qual toda a atenção em relação à segurança deve ser adotada, afinal, ele é prioridade no trânsito.
Segundo dados da Seguradora Líder-DPVAT, do total de 652.349 indenizações pagas pelo Seguro DPVAT em 2015, 18% foram relacionadas a acidentes envolvendo pedestres.
Os números por si só dão dimensão dos riscos aos quais os pedestres são submetidos no dia a dia do trânsito. E por conta deles, cresce a necessidade de conscientização sobre a necessidade de aprender a respeitar e a conviver com quem não está motorizado, já que a segurança de quem está a pé depende dos cuidados de quem está no carro.
Quando se celebra o Dia Mundial do Pedestre, vale destacar que, condutores de veículos devem estar atentos e reduzirem a velocidade em áreas de grande fluxo de pedestres. E que devem, ainda, respeitar as faixas de travessia para pedestres e, no caso de não haver semáforo, dar sempre a preferência ao pedestre. No caso de haver semáforo e ele abrir enquanto ainda há pessoas atravessando, o motorista deve esperar a conclusão da travessia.
Ser gentil e paciente é um dos comportamentos fundamentais do motorista consciente. Ela deve ser demonstrada, por exemplo, quando pedestre idoso ou pessoas portadoras de deficiência atravessam vias. Em respeito ao pedestre, o motorista deve, ainda, sinalizar suas ações no trânsito usando sempre as setas.
Como a segurança não depende apenas do condutor, os pedestres também devem cumprir sua parte. Prestar atenção a todo o ambiente que o cerca, estar seguro de que foi visto por condutores antes de atravessar as vias; evitar fazer a travessia em curvas e esquinas; usar sempre a faixa são posturas do pedestre consciente.
Pedestres não devem também caminhar ou atravessar vias falando ao celular ou trocando mensagens de texto; devem observar se o semáforo está aberto para sua travessia em segurança. E, ainda, evitar sair de trás de árvores, postes, outros veículos ou qualquer outro objeto que atrapalhe sua visualização por parte de motoristas e cuidar ao passar próximo de saídas de veículos ou garagens.
SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA
A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.
OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT
O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO
A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.