Matérias

No Dia do Pedestre, OBSERVATÓRIO destaca cuidados com a segurança

Escrito por Portal ONSV

08 AGO 2016 - 16H13

Dados da Seguradora Líder-DPVAT apontam que 18% das indenizações do DPVAT em 2015 foram destinadas a acidentes envolvendo pedestres

Somos todos pedestres. Mesmo quem passa várias horas do dia conduzindo veículos pelos mais variados motivos, em alguns desses momentos é pedestre.  Nesta segunda-feira, 8 de agosto, celebra-se o Dia Mundial do Pedestre, categoria sobre a qual toda a atenção em relação à segurança deve ser adotada, afinal, ele é prioridade no trânsito.

Segundo dados da Seguradora Líder-DPVAT, do total de 652.349 indenizações pagas pelo Seguro DPVAT em 2015, 18% foram relacionadas a acidentes envolvendo pedestres.

Os números por si só dão dimensão dos riscos aos quais os pedestres são submetidos no dia a dia do trânsito. E por conta deles, cresce a necessidade de conscientização sobre a necessidade de aprender a respeitar e a conviver com quem não está motorizado, já que a segurança de quem está a pé depende dos cuidados de quem está no carro.

Quando se celebra o Dia Mundial do Pedestre, vale destacar que, condutores de veículos devem estar atentos e reduzirem a velocidade em áreas de grande fluxo de pedestres. E que devem, ainda, respeitar as faixas de travessia para pedestres e, no caso de não haver semáforo, dar sempre a preferência ao pedestre. No caso de haver semáforo e ele abrir enquanto ainda há pessoas atravessando, o motorista deve esperar a conclusão da travessia.

Ser gentil e paciente é um dos comportamentos fundamentais do motorista consciente. Ela deve ser demonstrada, por exemplo, quando pedestre idoso ou pessoas portadoras de deficiência atravessam vias. Em respeito ao pedestre, o motorista deve, ainda, sinalizar suas ações no trânsito usando sempre as setas.

Como a segurança não depende apenas do condutor, os pedestres também devem cumprir sua parte. Prestar atenção a todo o ambiente que o cerca, estar seguro de que foi visto por condutores antes de atravessar as vias; evitar fazer a travessia em curvas e esquinas; usar sempre a faixa são posturas do pedestre consciente.

Pedestres não devem também caminhar ou atravessar vias falando ao celular ou trocando mensagens de texto; devem observar se o semáforo está aberto para sua travessia em segurança.  E, ainda, evitar sair de trás de árvores, postes, outros veículos ou qualquer outro objeto que atrapalhe sua visualização por parte de motoristas e cuidar ao passar próximo de saídas de veículos ou garagens.

Observadores_certificados_tomam_posse_cetran_mg
Observadores Certificados

Observadores Certificados tomam posse junto ao Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais

No dia 23 de abril, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG). Na ocasião foram empossados como conselheiros os Observadores Certificados Alexander Ferreira de Magalhães e Kenedy Santos Pereira. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e contou com a presença da Secretária de Estado e Planejamento e Gestão, Luísa Cardoso Barreto, presidente do colegiado, do Chefe da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, conselheiros empossados e integrantes da equipe administrativa do colegiado.

Observatorio_debate_sobre_desafios_perspectivas_seguranca_viaria_encontro_esg
Matérias

OBSERVATÓRIO debate sobre desafios e perspectivas da Segurança Viária em Encontro ESG

Com o objetivo de fomentar práticas mais sustentáveis, responsáveis, éticas e alinhadas aos valores do ESG (Ambiental, Social e Governança) no setor, o Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) realizou nos dias 05 e 06 de junho, o Encontro ESG: Desafios e Oportunidades no Transporte de Cargas, durante a Jornada de Sustentabilidade. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, esteve entre os debatedores do Painel Segurança Viária ou do Trabalho desafios e perspectivas.

tv_globo_bahia_relatorio_maio_prudencia_mulheres_no_transito
Observadores Certificados

TV Globo Bahia utiliza relatório do OBSERVATÓRIO em reportagem que destaca maior prudência de mulheres no trânsito

O telejornal Bahia Meio Dia, da TV Bahia – afiliada à TV Glogo na Bahia, comparou questões relacionadas à imprudência no trânsito entre homens e mulheres em reportagem, com base em um relatório produzido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária que destaca algumas diferenças entre mulheres e homens no trânsito brasileiro. A psicóloga do trânsito e Observadora Certificada, Bianca Cruz, destacou a importância de ações educativas exclusivas, voltadas diretamente para o público masculino.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.