Matérias

No trânsito, use o bom-senso para acionar a buzina!

Escrito por Portal ONSV

17 FEV 2016 - 10H25

Tem atitudes no trânsito que devem ser evitadas, pois geram e ampliam o estresse de todos. Um dos principais exemplos está relacionado ao uso abusivo da buzina. Existem muitos motoristas que ao enfrentarem qualquer situação estão lá com a mão na buzina: não têm paciência para esperar que um pedestre conclua uma travessia; numa lentidão, então, acreditam que ao buzinar os demais carros possam desaparecer ou que o seu carro possa sair voando sobre os outros; não conseguem, muitas vezes, esperar um embarque e desembarque de um idoso que normalmente pode ser mais lento. Na hora de fazer uma ultrapassagem, acreditam que é só sair buzinando para que todos saiam da frente. Enfim, usam esse equipamento que é tão importante na comunicação durante a direção, de forma equivocada.

A buzina tem uma função importante de indicar intenções, alertas e outras necessidades; mas o seu uso tem que ser com moderação e respeito. Do contrário, o condutor pode ser penalizado, gerar indisposições com outros motoristas e até colaborar para que o estresse no trânsito ainda seja maior para todos.

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária lembra a todos que a buzina deve ser acionada com toques rápidos para alertar outros condutores ou pedestres de alguma situação de risco.

Ela pode, inclusive, ser usada como forma de agradecer outros atores no trânsito que estejam permitindo uma ultrapassagem ou comunicando alguma intenção.

Mas todos devem estar atentos à sinalização de proibições do uso da buzina; e mesmo quando ela não existir, não acionar esse equipamento no horário entre às 22h e 6h, sobretudo, no entorno de hospitais, escolas e cemitérios.

Sempre use o bom-senso antes de buzinar. A buzina não deve ser usada também como forma de aliviar o estresse pessoal no trânsito; afinal, ela não servirá para solucionar esse problema. Nenhum congestionamento, por exemplo, vai desaparecer de sua frente, só porque você está apertando a buzina. E o pior, atitudes como essas podem trazer confusões com os demais motoristas.

O trânsito já é um espaço que pode gerar uma certa impaciência; então, colabore para que nesse espaço todos possam estar mais confortáveis e sem barulhos desnecessários. O bem-estar de todos depende da sua atitude.

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.