Jornal da Record consulta OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária para entender possíveis motivos para o aumento de óbitos no trânsito nesse período
O Jornal da Record do último sábado (02), destacou o aumento no número de ocorrências de trânsito com mortes aos finais de semana, no estado de São Paulo. A reportagem consultou o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, para entender os possíveis motivos desse aumento de óbitos no trânsito.
Segundo o levantamento realizado pelo Jornal da Record, entre janeiro e fevereiro, aos sábados e domingos, foram registradas 272 mortes no trânsito em 2021; este ano, durante o mesmo período, foram 314 óbitos, aumento de 13%. Para comparação, antes da pandemia, ainda durante o mesmo período (de janeiro a fevereiro de 2020), foram 286 mortes no trânsito.
Ao isolarmos as ocorrências de trânsito ao período da madrugada também registrou-se aumento. Em 2021, foram 118 sinistros fatais, enquanto que 2022, registrou-se 164 óbitos, aumento de 28% em relação aos dois primeiros meses do ano passado.
Segundo o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho, o retorno das pessoas às ruas, após o período de isolamento social, pode explicar o aumento de óbitos no trânsito.
“No pós-pandemia as pessoas começaram a sair muito mais para as ruas, em finais de semana, principalmente, para confraternizar com os amigos, com a família, e essa situação, associada a álcool e direção, certamente pode ser um indicador desse aumento”, frisou Ramalho.
Assista à matéria completa: https://noticias.r7.com/jr-na-tv/videos/em-sao-paulo-numeros-de-acidentes-de-transito-aumentam-durante-as-madrugadas-02042022
OBSERVATÓRIO EM PARCERIA COM A UFPR MINISTRA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO EM RIBEIRÃO PRETO/SP
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo.
LEI 14.729: IMPULSIONANDO O USO DE BICICLETA NO BRASIL
No último dia 23 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.729, marcando um novo capítulo na promoção do uso de bicicletas como meio de transporte no Brasil. Esta legislação, publicada em edição extra do Diário Oficial da União, representa um passo significativo em direção à criação de uma infraestrutura mais amigável para ciclistas e à expansão dos espaços urbanos dedicados a esse meio de transporte sustentável.
OBSERVADOR CERTIFICADO MINISTRA PALESTRA NO 14º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO, EM PERNAMBUCO
O Observador Certificado Mauro Silva ministrou no dia 22 de novembro uma palestra para mais de 150 militares do 14º BI Mtz (Batalhão de Infantaria Motorizado) Regimento Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, no estado de Pernambuco.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.