Matérias

O papel e o perfil do gestor de trânsito municipal como premissa para a segurança viária

Escrito por Portal ONSV

26 MAR 2021 - 17H27

Jackeline Santos

Nádia Cristina dos Santos Sudário

Eixo 3 do GEPCH (Grupo de Estudos em Psicologia e Comportamento Humano)

Somos 5.570 municípios brasileiros distribuídos em 26 estados e o Distrito Federal. Destes, apenas 1.713 municípios possuem o trânsito municipalizado, ou seja, integrados ao Sistema Nacional de Trânsito - SNT (dados DENATRAN, 2021). A integração ao SNT é um passo importante para a garantia de um trânsito mais seguro, humano e ordenado. Onde o município estruturando as áreas executivas de engenharia, educação, estatística, fiscalização e operação, possuirá autonomia, respeitadas as normas do CONTRAN na tomada de decisões para o planejamento e execução de projetos viários.

Entretanto, antes de todo esse processo é fundamental que o gestor público municipal, ou até mesmo, candidatos ao governo no ato da disputa eleitoral,  quando da composição do secretariado e da equipe técnica, analisem a formação profissional do novo responsável pela área de trânsito e transportes. Uma formação técnica para atuação na área específica vem somar, resultando sucesso, eficiência e eficácia na gestão pública, garantindo assim a aplicabilidade das exigências contidas no CTB, mais precisamente no art. 1º, §§ 2 e 3 que discorrem sobre o direito do cidadão em usufruir da segurança viária proporcionada pelos órgãos componentes do SNT, bem como por sua responsabilização quando esta garantia legal não for cumprida.

Jackeline Santos e Nádia Cristina dos Santos Sudário integrantes do Eixo 3 do GEPCH (Grupo de Estudos em Psicologia e Comportamento Humano) do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária assinam o artigo.

Leia o artigo completo em: https://bit.ly/3w5FmTc

[vc_separator type="small" position="center"][vc_separator type="transparent"]

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column width="1/2"][vc_single_image image="26811" img_size="full" qode_css_animation=""][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_column_text]

Jackeline Santos - Observadora Certificada desde: 2020. Cidade: Ilhéus/BA.

Especialista em Gestão e Legislação de Trânsito; Pós-Graduanda em Direito de Trânsito e Psicologia do Trânsito; Instrutora Especializada em Fiscalização, Transporte Trânsito e equipamentos pesados; Idealizadora do Grupo CONVERGE AÇÃO - Conexão Verde Gestores em Ação; Tecnóloga em Gestão Ambiental; e Agente Municipal de Trânsito.

Instagram: @jsconsultorias.transito

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/jackelinesantos-1475921a6

[vc_separator type="small" position="center"][vc_separator type="transparent"]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column width="1/2"][vc_single_image image="26813" img_size="full" qode_css_animation=""][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_column_text]

Nádia Cristina dos Santos Sudário - Observadora desde 2020. Cidade: Araguari/MG.

Geógrafa, Dra. em Geografia Urbana, Especialista em Engenharia de Tráfego e Trânsito.

Instagram: @nadiacssudario

LinkedIn: Nadia Sudario

[vc_separator type="transparent"]

[vc_separator type="transparent"]

[vc_separator type="transparent"]

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.