Matérias

O papel e o perfil do gestor de trânsito municipal como premissa para a segurança viária

Escrito por Portal ONSV

26 MAR 2021 - 17H27

Jackeline Santos

Nádia Cristina dos Santos Sudário

Eixo 3 do GEPCH (Grupo de Estudos em Psicologia e Comportamento Humano)

Somos 5.570 municípios brasileiros distribuídos em 26 estados e o Distrito Federal. Destes, apenas 1.713 municípios possuem o trânsito municipalizado, ou seja, integrados ao Sistema Nacional de Trânsito - SNT (dados DENATRAN, 2021). A integração ao SNT é um passo importante para a garantia de um trânsito mais seguro, humano e ordenado. Onde o município estruturando as áreas executivas de engenharia, educação, estatística, fiscalização e operação, possuirá autonomia, respeitadas as normas do CONTRAN na tomada de decisões para o planejamento e execução de projetos viários.

Entretanto, antes de todo esse processo é fundamental que o gestor público municipal, ou até mesmo, candidatos ao governo no ato da disputa eleitoral,  quando da composição do secretariado e da equipe técnica, analisem a formação profissional do novo responsável pela área de trânsito e transportes. Uma formação técnica para atuação na área específica vem somar, resultando sucesso, eficiência e eficácia na gestão pública, garantindo assim a aplicabilidade das exigências contidas no CTB, mais precisamente no art. 1º, §§ 2 e 3 que discorrem sobre o direito do cidadão em usufruir da segurança viária proporcionada pelos órgãos componentes do SNT, bem como por sua responsabilização quando esta garantia legal não for cumprida.

Jackeline Santos e Nádia Cristina dos Santos Sudário integrantes do Eixo 3 do GEPCH (Grupo de Estudos em Psicologia e Comportamento Humano) do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária assinam o artigo.

Leia o artigo completo em: https://bit.ly/3w5FmTc

[vc_separator type="small" position="center"][vc_separator type="transparent"]

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column width="1/2"][vc_single_image image="26811" img_size="full" qode_css_animation=""][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_column_text]

Jackeline Santos - Observadora Certificada desde: 2020. Cidade: Ilhéus/BA.

Especialista em Gestão e Legislação de Trânsito; Pós-Graduanda em Direito de Trânsito e Psicologia do Trânsito; Instrutora Especializada em Fiscalização, Transporte Trânsito e equipamentos pesados; Idealizadora do Grupo CONVERGE AÇÃO - Conexão Verde Gestores em Ação; Tecnóloga em Gestão Ambiental; e Agente Municipal de Trânsito.

Instagram: @jsconsultorias.transito

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/jackelinesantos-1475921a6

[vc_separator type="small" position="center"][vc_separator type="transparent"]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column width="1/2"][vc_single_image image="26813" img_size="full" qode_css_animation=""][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_column_text]

Nádia Cristina dos Santos Sudário - Observadora desde 2020. Cidade: Araguari/MG.

Geógrafa, Dra. em Geografia Urbana, Especialista em Engenharia de Tráfego e Trânsito.

Instagram: @nadiacssudario

LinkedIn: Nadia Sudario

[vc_separator type="transparent"]

[vc_separator type="transparent"]

[vc_separator type="transparent"]

Serie_transitando_qual_a_sua_contribuicao_para_um_transito_seguro
Matérias

Série Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?

O telejornal Meio-Dia Paraná, da RPC, afiliada à TV Globo, realizou na última semana uma série com cinco reportagens sobre comportamento no trânsito. “Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?”, contou com a participação do professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, explicando questões relacionadas ao comportamento das pessoas e influências diretas no trânsito.

Observatorio_participa_segunda_edicao_esg_energia_negocios_ibp
Matérias

OBSERVATÓRIO participa da 2ª Edição do ESG Energia e Negócios do IBP

Com o objetivo de colaborar para que a sociedade avance em direção a um futuro energético de baixo carbono, o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) realiza a 2ª edição do “ESG Energia e Negócios” nos dias 27 e 28 de maio, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, participou da abertura do evento, falando dos atuais números do trânsito no Brasil, dos avanços do Movimento Maio Amarelo e do Programa Laço Amarelo. Além disso, Ramalho também entregou a placa de Mantenedor Social ao IBP durante o encontro que reúne cerca de 500 pessoas.

Observadora_Certificada_ministra_palestra_durante_seminario_programa_vida_no_transito
Observadores Certificados

Observadora Certifica ministra palestra durante Seminário do Programa Vida no Trânsito

A Observadora Certificada e representante do Maio Amarelo em Goiás, Elizabeth Gandara, ministrou uma palestra sobre o Movimento Maio Amarelo no dia 15 de maio, durante o Seminário do Programa Vida no Trânsito, realizado no auditório do Paço Municipal do município de Senador Canedo, no estado de Goiás.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.