Com tema “Indústria da multa ou fábrica de infrações?”, o podcast RotaViva, programa de educação para o trânsito oferecido pelo Fundo Socioambiental da CRC (Concessionária Rota dos Coqueiros) de Pernambuco, recebeu para esclarecer essas dúvidas, Emanoel Silva, especialista em trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
O podcast presentado por Roberta Soares, jornalista de mobilidade urbana, buscou desvendar com dados e estatísticas, se realmente existe uma indústria de multas ou se essa narrativa não disfarça a tendência em não seguirmos as leis e sermos, nós, os fabricantes de infrações. O programa também recebeu Sílvio Médici, presidente da Abeetrans (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito).
O programa já esclarece em sua abertura que não existe uma indústria de multas, pelo contrário, no Brasil e no mundo, multa-se muito menos do que se diz respeito às leis de trânsito. E destaca, entre 15% e 18% dos motoristas habilitados no Brasil, são considerados infratores contumazes, ou seja, aqueles que são multados pelo menos duas vezes no ano.
Segundo destacou o Observador Certificado, Emanoel Silva, esse discurso de indústria da multa existe e é alimentado pela falta de educação para o trânsito. “Gera desconhecimento dos critérios que são utilizados na fiscalização, e a importância que ela tem para evitar os sinistros e consequentemente os mortos e feridos que temos todos os anos nas vias públicas. Esse desconhecimento dos reais motivos pelos quais determinadas condutas são consideradas perigosas é que tem como consequência a falta de percepção do risco”, destacou.
Ouça o programa completo: https://open.spotify.com/episode/7vZkgQKUMsouJEWzyo4jAX
Resolução Contran número 1.000, pela Paz
Foi publicado no Diário Oficial da União, de hoje, a Resolução de número 1.000 do Conselho Nacional de Trânsito - Contran. Um número tão significativo quanto este tinha que ser reservado para um assunto da maior importância. E foi!
OBSERVATÓRIO APRESENTA O MOVIMENTO MAIO AMARELO NO MOBFILM
Entre os dias 13 e 17 de setembro, foi realizado o Mobifilm - V Festival de Filmes sobre Mobilidade, na escola de Sociologia e Política de São Paulo, na cidade de São Paulo. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária teve o filme da campanha do Movimento Maio Amarelo deste ano entre os escolhidos na categoria Segurança Viária para ser exibido durante o Festival.
OBSERVADOR CERTIFICADO FALA SOBRE AMPLIAÇÃO DA ATUAÇÃO DOS AGENTES DE TRÂNSITO NA FISCALIZAÇÃO
Uma briga envolvendo agentes municipais de trânsito de Assis, no interior de São Paulo, e um condutor de van escolar, levantou questionamentos da população sobre as competências desses servidores, alegando que não são policiais para realizar abordagens, solicitar documentos ou fiscalizar determinadas infrações de trânsito. O especialista em Educação e Segurança no Trânsito e Observador Certificado, André Ferreira, falou ao portal Abordagem Notícias sobre as novas competências dadas aos agentes desde as alterações do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em junho de 2023.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.