Matérias

OBSERVADOR CERTIFICADO PROMOVE SEGURANÇA VIÁRIA E MOBILIDADE URBANA DURANTE SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

Escrito por Portal ONSV

13 OUT 2021 - 16H37

O Observador Certificado, José Luiz Britto Bastos, participou de entrevistas e live que destacaram a importância do debate e iniciativas para promover a segurança viária e mobilidade urbana, durante a Semana Nacional de Trânsito em Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais.

Durante os eventos realizados na Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro) de 2021, a JFTV Câmara de Juiz de Fora, questionou, “que Juiz de Fora do futuro nós queremos?”. Ao destacar as dificuldades enfrentadas pelos pedestres para atravessar vias movimentadas da cidade, no lançamento da campanha da Câmara Municipal ‘Pé na Faixa, Pé no Freio’, enfatizando os cuidados para com os pedestres.

José Luiz Britto Bastos foi ouvido pela reportagem para falar sobre a ação e destacou que todo motorista é um pedestre em algum momento e que por isso, ele é o principal ator do trânsito.

Segundo o Observador Certificado, “você tem que ofertar um transporte público de qualidade. Quando você vai na padaria, você não pode ir no seu automóvel, quando você vai levar as crianças para o colégio, você não pode ir no seu automóvel, deveria utilizar o transporte público. Até porque, o seu transporte privado, particular, individual, ocupa um espaço absurdo em relação ao transporte público. Você transporta no ônibus 80 pessoas, em um veículo particular, você transporta uma ou duas pessoas no máximo”, comentou.

Assista à entrevista completa:

[vc_video link="https://youtu.be/5vbNsAesGRY"]

Ou ouça pelo Spotify:

https://open.spotify.com/episode/72H1hDajn2jurxKz5kfwGi?si=-0rXGLVfTNiKk9DjP9n5SQ&utm_source=whatsapp&dl_branch=1&nd=1

Artigo no Jornal Tribuna de Minas

No domingo (19/09), o jornal Tribuna de Minas publicou o artigo do Observador Certificado, José Luiz Britto Bastos, destacando a quantidade de infrações de trânsito cometidas em Juiz de Fora. Com o título “No Trânsito, seja responsável!”, o Observador Certificado destacou os excessos e imprudências de todos os modais no trânsito local.

Segundo destacou José Luiz, “Indistintamente, a grande maioria que faz o trânsito não respeita nada. Estacionam em locais proibidos com piscas alertas ligados, sobre as calçadas e bem debaixo das placas de proibido parar/estacionar. Mas por que isso acontece? Falta de respeito e educação, lógico, mas também por falta de fiscalização física e/ou eletrônica.”

Leia o artigo completo, em: https://tribunademinas.com.br/opiniao/tribuna-livre/19-09-2021/no-transito-seja-responsavel.html

Live – 24 anos do Código de Trânsito Brasileiro e alterações recentes

Na sexta-feira (24/09) foi realizada uma live com o tema “24 anos do CTB e suas alterações recentes”, no YouTube da PJF (Prefeitura de Juiz de Fora), com a participação do policial rodoviário federal e bacharel em Direito, Wharley Dumas Gonçalves; do agente de transporte e trânsito da PJF e educador de trânsito, Jorge Franco; e mediada pelo mestre em Engenharia de Transportes e Observador Certificado, José Luiz Britto Bastos.

Assista:

[vc_video link="https://www.youtube.com/watch?v=qvp-mLtD9qo"]

Mobilidade Urbana e o uso da bicicleta

No dia 27 de setembro, o JFTV Câmara abordou o tema “Mobilidade Urbana e o uso da bicicleta” na reportagem que destacou a importância das ciclorrotas para a mobilidade na área central de Juiz de Fora.

A matéria destacou as dificuldades que os ciclistas enfrentam devido à falta de espaço, ciclovias e ciclofaixas adequadas para o transitar. Consultado pela equipe de reportagem, o Observador Certificado defendeu a implantação de ciclovias em vários pontos da cidade.

“O veículo tem que respeitar um metro e meio da bicicleta, as ciclorrotas foram colocadas na cidade, mas as ciclorrotas e nada é a mesma coisa. Eu sou um defensor da criação de uma rede cicloviária em Juiz de Fora, mas uma rede para valer mesmo, como já existe até uma lei do [vereador] Flávio Cheker a respeito disso”, destacou.

Assista à matéria completa:

[vc_video link="https://youtu.be/pQdFklGRYdI"]

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.