Matérias

Observador certificado recebe Prêmio DETRAN-PE de Educação para o Trânsito

Escrito por Portal ONSV

09 JAN 2020 - 09H00

No dia 27 de dezembro de 2019, aconteceu na sede do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE), o III Prêmio DETRAN-PE de educação para o Trânsito. O observador certificado do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Cláudio da Silva, esteve entre os premiados.

O observador de Pernambuco, José Cláudio da Silva, foi premiado como “professor orientador de artigo científico”, pelo artigo: “Educação no Trânsito para o Condutor na Terceira Idade”, do aluno Cleison Pereira da Silva, seu orientando.

Segundo o observador José Cláudio, o objetivo do artigo é a educação no trânsito para condutores idosos, que já possuem experiência na condução de veículos, mas que algumas vezes, promovem práticas que não conduzem com as leis de trânsito atuais e a segurança viária.

Para José Cláudio: “Assim, falamos para que eles percebam, de maneira voluntária, qual é a hora de parar, compreender que muitas vezes a questão da percepção, fica deficitária, as respostas aos estímulos do trânsito também. Além de doenças que interferem no ato de dirigir e diretamente, influenciam na segurança viária. Levando em conta também, que o fato de dirigir, influencia com a alto-estima do idoso”.

O Detran-PE desenvolve o concurso anualmente, visando ampliar a participação da sociedade em ações educativas em prol da segurança no trânsito, estimulando a reflexão na perspectiva de preservação de vidas. O prêmio é realizado pela Escola Pública de Trânsito – Paulo Amaro Cassundé, contando com três categorias: Redação; Práticas Educativas e Artigo Científico.

Esse é o segundo ano que o observador certificado fica entre os três primeiros colocados como professor orientador de artigo científico. O OBSERVATÓRIO também foi representado por Emanoel Plácido Silva, observador certificado que esteve presente na premiação como membro da equipe escolhida pelo DETRAN-PE para correção dos materiais que participaram do concurso.

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_gallery interval="3" images="23694,23695" img_size="full"][/vc_column][/vc_row]

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.