A Prefeitura Municipal de Cabedelo, município participante do Programa Laço Amarelo, no estado da Paraíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na última quarta-feira (27), o “Seminário Municipal para discussão das estratégias para prevenção e combate aos Acidentes e Violência”. A especialista em Educação de Trânsito, Observadora Certificada do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e representante do Movimento Maio Amarelo na Paraíba, Abimadabe Vieira, foi uma das palestrantes do evento.
O encontro aconteceu no auditório da Seduc (Secretaria Municipal de Educação) e teve como objetivo discutir a situação atual de ocorrências no município, visando a elaboração de estratégias de enfrentamento aos diversos tipos de sinistros e violência.
Além de setores da saúde como Hospital Padre Alfredo Barbosa, Samu e Atenção Básica, o seminário contou com representações das secretarias municipais de Assistência Social (Semas), Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM), Mobilidade Urbana (Semob) e Educação (Seduc). Também participaram da reunião órgãos federais e estaduais, como PRF, PM e Corpo de Bombeiros.
Com o tema da palestra: Respeito e Responsabilidade PRATIQUE NO TRÂNSITO, a Observadora Certificada Abimadabe Vieira apresentou as estatísticas de mortes e feridos no trânsito no mundo, em todo o país e no estado da Paraíba.
As discussões sobre as mortes por sinistros de trânsito e violências fazem parte dos debates permanentes dos setores ligados ao tema em Cabedelo. Nesse sentido, no mês de agosto, o município lançou o Projeto Vida no Trânsito, um fórum de discussões, planejamento e execução de ações para redução dos eventos de morbimortalidade no trânsito e transportes. O seminário surge para ampliar o espectro de abordagens sobre o tema, incluindo outros tipos e atos de violência como as agressões físicas de toda ordem e específicas, como a violência contra a mulher.
Fotos: Secom/Cabedelo
[vc_separator type="transparent"][vc_gallery interval="3" images="28503,28504,28505,28506,28507,28508,28509" img_size="full"]
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.