No dia 30 de setembro, foi ao ar no JBP 1, da TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo na Paraíba, uma reportagem sobre o grande número de multas por excesso de velocidade em João Pessoa, com a participação da Observadora Certificada Abimadabe Vieira.
A matéria exibida no jornal destacou que, apenas no primeiro semestre de 2024, foram registradas cerca de 6 milhões de multas por todo o Brasil, não apenas por excesso de velocidade.
"Hoje, uma das infrações mais graves cometidas no nosso trânsito é a velocidade. Em segundo lugar, vem a embriaguez no volante e depois, em terceiro lugar, a utilização do celular, que causa muita distração", disse a Observadora Abimadabe Vieira.
A equipe do JBP realizou um levantamento, juntamente com a Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) de João Pessoa, sobre os locais onde mais tem infrações registradas por excesso de velocidade na cidade. O maior número de multas foram registradas em cruzamentos, locais de extremo risco de sinistros.
Quando questionada sobre o motivo do nosso trânsito ser tão complicado, Abimadabe respondeu: "Nós temos condutores sem habilitação, sem capacitação. Muita gente vai para as ruas e não passou por um processo de aprendizado, por cursos, palestras... Então, essas pessoas tendem a cometer infrações."
Durante a reportagem, a equipe de cinegrafia flagrou diversas infrações nas ruas de João Pessoa. Diversos motociclistas sem capacetes, motoristas que não respeitam a faixa de pedestres ou a sinalização das vias. Os próprios cidadãos percebem a falta de prudência dos motoristas ou motociclistas nas vias da cidade.
"Com vias cada vez mais ocupadas, o desafio das autoridades é incentivar a população, mas também reforçar práticas punitivas. Principalmente aquelas que 'pesem no bolso' ", disse o repórter Alisson Correia.
"A multa é uma forma de educar o condutor. A educação para o trânsito a gente tem que iniciar nas escolas, para que a criança não cresça e seja esse condutor infrator de hoje", complementou Abimadabe.
Assista à reportagem completa: https://globoplay.globo.com/v/12966810/
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.