De 23 a 25 de novembro de 2021, foi realizado em Gramado, no Rio Grande do Sul, o 13º FOCOTRAN - Fórum dos Conselheiros de Trânsito. A vice-presidente da Associação Brasileira de Advogados de Trânsito, coordenadora do grupo de estudos em Direito de Trânsito da OAB seccional do Rio Grande do Sul e Observadora Certificada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rochane Ponzi, foi entrevistada pelo Portal do Trânsito e contou um pouco sobre a sua participação no evento.
Representando a Associação Brasileira de Advogados de Trânsito, a Observadora Certificada, durante um bate-papo com Celso Alves Mariano, destacou a sua visão sobre a realização da 13ª edição do Focotran e as oportunidades abertas para discussão de vários temas pertinentes relacionados ao trânsito.
Conforme explicou Rochane Ponzi, “acho que é uma virada de chave sim, pela pluralidade, pela democracia do debate, mas mais do que isso, porque temos visto em alguns estados da federação aquela vontade, aquele idealismo de alguns que possuem o poder da caneta, como eu brinco, de fazer diferente no seu próprio conselho de trânsito. Um exemplo é a questão do Detran de São Paulo, que sem medo, e eu imagino que não deve ter sido muito fácil ao doutor Frederico Arantes, abrir as suas seções de julgamento para que o cidadão possa ver que aquilo não é uma caixa preta”, destacou.
O encontro possibilitou a discussão de uma agenda com temas como: Integração do SNT (Sistema Nacional de Trânsito); sua responsabilidade salva vidas? Qual o papel e quais as mudanças que as entidades que fazem parte do processo de formação dos condutores estão dispostas a promover; atualização do CTB e Resoluções do Contran; PNATRANS; A importância do surgimento do Focotran”.
Assista à entrevista:
[vc_video link="https://youtu.be/7dY3FmLi9WQ" align="center"]
MORTES NO TRÂNSITO CRESCEM 13,5% NA ÚLTIMA DÉCADA; OBSERVATÓRIO E UFPR COMENTAM DADOS À REVISTA FAPESP
A edição de outubro da revista Pesquisa Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), única revista jornalística especializada em cobrir a produção científica e tecnológica do Brasil, destacou o aumento de 13,5% em mortes no trânsito na última década no Brasil. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) foram consultados pela reportagem para avaliar os possíveis motivos desse aumento.
IMPRUDÊNCIA NO TRÂNSITO E TRAVESSIA INDEVIDA EM LINHA FÉRREA É DESTAQUE DO AL TV 1 EDIÇÃO
A imprudência dos motoristas continua sendo a principal causa para os sinistros de trânsito no Brasil, são cerca de 40 mil vítimas por ano. O instrutor e Observador Certificado, Walter Lima, falou sobre maneiras de evitar envolvimento em ocorrências de trânsito durante o AL TV 1ª Edição, da TV Gazeta de Alagoas, afiliada à TV Globo naquele estado.
OBSERVADOR CERTIFICADO FALA SOBRE MELHORIA DE TRÁFEGO E MOBILIDADE COM INAUGURAÇÃO DE PONTE EM RECIFE/PE
Programada para ser inaugurada no primeiro semestre de 2024 pela prefeitura de Recife, no estado de Pernambuco, a ponte Engenheiro Jaime Gusmão, popularmente conhecida como ponte Iputinga-Monteiro, deve encurtar o percurso entre as zonas Norte e Oeste da capital pernambucana. O Observador Certificado e especialista em mobilidade urbana e fiscalização de trânsito, Emanoel Silva, falou recentemente sobre a importância dessa obra na Rádio Jornal, para a melhoria do tráfego na cidade.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.