Matérias

OBSERVADORES CERTIFICADOS PELO OBSERVATÓRIO SÃO ESCOLHIDOS PARA CÂMARAS TEMÁTICAS DO CONTRAN

Escrito por Portal ONSV

23 JUN 2022 - 12H42

Observadores Certificados irão contribuir com o Contran em cinco, das seis Câmaras Temáticas, neste biênio – 2022 a 2024

Foram definidos os especialistas que farão parte das Câmaras Temáticas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), com mandato referente ao período de 2022 a 2024. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária contará com 13 Observadores Certificados representando a entidade em cinco, das seis Câmaras Temáticas, neste biênio.

Confira as Câmaras Temáticas e os Observadores Certificados selecionados para a sua composição:

I - Educação para o Trânsito (CTEDUC) - Edira Soares, Francisco Garonce, Christian Anderson Riger (indicado pelo Sest/Senat);

II – Saúde para o Trânsito (CTST) – Juliana de Barros Guimarães (indicada pelo DETRAN/PE), Gustavo Pereira Fraga e Rodrigo Caselli;

III - Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito (CTET) – Frederico Rodrigues e Bruno Cesar Benites;

IV - Esforço Legal (CTEL) – Delcides Gomes de Araújo Junior (indicado pelo Cetran/SP);

V - Gestão e Coordenação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito - PNATRANS (CTPNAT) – Ronaro Ferreira (indicado pela BHTRANS), Izabela Gaspar Fontes (indicada pelo CFP), José Aurelio Ramalho e Paulo Roberto Guimarães.

VI - Assuntos Veiculares, Ambientais e Transporte Rodoviário (CTVAT);

Ao todo, 13 Observadores Certificados participarão da nova composição das Câmaras Temáticas no biênio 2022-2024. Sendo que 8 pertencem aos Núcleos Técnicos do OBSERVATÓRIO e outros 5, são Observadores que foram convidados por suas entidades oficiais. Houve aumento significativo de indicações, comparado ao biênio anterior (2019-2021), quando o OBSERVATÓRIO foi representado por seis Observadores Certificados.

As Câmaras Temáticas têm como objetivo estudar e oferecer sugestões e embasamento técnico para decisões do Contran, conforme estabelece o art. 13 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Também compete às Câmaras Temáticas a função de assessoramento ao Contran, nos diversos assuntos técnicos, discutidos pelo órgão.

Assim, os estudos realizados pelas Câmaras Temáticas são de extrema importância para o Conselho e refletem em temas que fazem parte do cotidiano de todos os cidadãos. “Nesse sentido, mostra-se importante a contribuição da sociedade na regulamentação das Câmaras Temáticas”, afirma o documento que formaliza as nomeações.

Os novos membros das Câmaras Temáticas tomarão posse na próxima segunda-feira (27/06), e se reunirão de acordo com calendário previamente aprovado ou quando convocada extraordinariamente.

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.