Observadores Certificados irão contribuir com o Contran em cinco, das seis Câmaras Temáticas, neste biênio – 2022 a 2024
Foram definidos os especialistas que farão parte das Câmaras Temáticas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), com mandato referente ao período de 2022 a 2024. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária contará com 13 Observadores Certificados representando a entidade em cinco, das seis Câmaras Temáticas, neste biênio.
Confira as Câmaras Temáticas e os Observadores Certificados selecionados para a sua composição:
I - Educação para o Trânsito (CTEDUC) - Edira Soares, Francisco Garonce, Christian Anderson Riger (indicado pelo Sest/Senat);
II – Saúde para o Trânsito (CTST) – Juliana de Barros Guimarães (indicada pelo DETRAN/PE), Gustavo Pereira Fraga e Rodrigo Caselli;
III - Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito (CTET) – Frederico Rodrigues e Bruno Cesar Benites;
IV - Esforço Legal (CTEL) – Delcides Gomes de Araújo Junior (indicado pelo Cetran/SP);
V - Gestão e Coordenação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito - PNATRANS (CTPNAT) – Ronaro Ferreira (indicado pela BHTRANS), Izabela Gaspar Fontes (indicada pelo CFP), José Aurelio Ramalho e Paulo Roberto Guimarães.
VI - Assuntos Veiculares, Ambientais e Transporte Rodoviário (CTVAT);
Ao todo, 13 Observadores Certificados participarão da nova composição das Câmaras Temáticas no biênio 2022-2024. Sendo que 8 pertencem aos Núcleos Técnicos do OBSERVATÓRIO e outros 5, são Observadores que foram convidados por suas entidades oficiais. Houve aumento significativo de indicações, comparado ao biênio anterior (2019-2021), quando o OBSERVATÓRIO foi representado por seis Observadores Certificados.
As Câmaras Temáticas têm como objetivo estudar e oferecer sugestões e embasamento técnico para decisões do Contran, conforme estabelece o art. 13 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Também compete às Câmaras Temáticas a função de assessoramento ao Contran, nos diversos assuntos técnicos, discutidos pelo órgão.
Assim, os estudos realizados pelas Câmaras Temáticas são de extrema importância para o Conselho e refletem em temas que fazem parte do cotidiano de todos os cidadãos. “Nesse sentido, mostra-se importante a contribuição da sociedade na regulamentação das Câmaras Temáticas”, afirma o documento que formaliza as nomeações.
Os novos membros das Câmaras Temáticas tomarão posse na próxima segunda-feira (27/06), e se reunirão de acordo com calendário previamente aprovado ou quando convocada extraordinariamente.
SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA
A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.
OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT
O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO
A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.
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