A Lei Seca no Brasil completou 11 anos no dia 19 de junho. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reitera a extrema importância dessa lei, que contribui com a redução de mortes no trânsito em todo o país. Graças a relevância da Lei Seca para a segurança viária no Brasil, o OBSERVATÓRIO desenvolveu em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), um estudo que reúne o resultado das blitze realizadas para impedir e conscientizar a sociedade sobre o uso de bebidas alcoólicas e a direção de veículos.
O Relatório Estatístico de Segurança Viária II – Álcool revela as divergências na realização da Operação Lei Seca no Brasil. O estudo reforça, por meio de análises comparativas estaduais, que nos locais onde há maior fiscalização, a conscientização em relação ao uso do álcool e a direção é superior aos locais com menor fiscalização. Os locais em que a sensação de impunidade é presente, o desrespeito à lei é maior.
Os dados englobam um total de 82 municípios (19 capitais e 63 municípios do interior), com informações sobre a Operação Lei Seca, disponibilizadas de janeiro a agosto de 2018, e mesmo que nem todos os municípios apresentem continuidade nas informações sobre esse período – seja pela não realização de Operações de Lei Seca ou por indisponibilidade de dados – o estudo possuí grande importância pelo ineditismo e levantamento de dados referentes à segurança viária nacional.
O Relatório Estatístico de Segurança Viária II – Álcool está disponível para consulta: https://www.onsv.org.br/observatorio-apresenta-estudo-inedito-sobre-operacoes-lei-seca-em-todo-o-pais/
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.