11 anos de Lei Seca: OBSERVATÓRIO disponibiliza Relatório Estatístico de Segurança Viária II – Álcool
A Lei Seca no Brasil completou 11 anos no dia 19 de junho. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reitera a extrema importância dessa lei, que contribui com a redução de mortes no trânsito em todo o país. Graças a relevância da Lei Seca para a segurança viária no Brasil, o OBSERVATÓRIO desenvolveu em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), um estudo que reúne o resultado das blitze realizadas para impedir e conscientizar a sociedade sobre o uso de bebidas alcoólicas e a direção de veículos.
O Relatório Estatístico de Segurança Viária II – Álcool revela as divergências na realização da Operação Lei Seca no Brasil. O estudo reforça, por meio de análises comparativas estaduais, que nos locais onde há maior fiscalização, a conscientização em relação ao uso do álcool e a direção é superior aos locais com menor fiscalização. Os locais em que a sensação de impunidade é presente, o desrespeito à lei é maior.
Os dados englobam um total de 82 municípios (19 capitais e 63 municípios do interior), com informações sobre a Operação Lei Seca, disponibilizadas de janeiro a agosto de 2018, e mesmo que nem todos os municípios apresentem continuidade nas informações sobre esse período – seja pela não realização de Operações de Lei Seca ou por indisponibilidade de dados – o estudo possuí grande importância pelo ineditismo e levantamento de dados referentes à segurança viária nacional.
O Relatório Estatístico de Segurança Viária II – Álcool está disponível para consulta: https://www.onsv.org.br/observatorio-apresenta-estudo-inedito-sobre-operacoes-lei-seca-em-todo-o-pais/

FEVEREIRO MAIS VIOLENTO NO TRÂNSITO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
O Jornal Toda Hora Tarde, da RIT TV – Rede Internacional de Televisão, de hoje (22), destacou que o mês de fevereiro foi o mais violento no trânsito da cidade de São Paulo, dos últimos seis anos. O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para explicar as possíveis causas desse aumento de ocorrências.

OBSERVADOR CERTIFICADO MINISTRA PALESTRA NA COPASA MG
O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanoel Silva, ministrou uma palestra para a Copasa MG, empresa participante do programa Laço Amarelo, que desenvolve um processo de educação para o trânsito continuada desde 2021 com os seus colaboradores, por meio de encontros mensais e temas relacionados ao OBSERVATÓRIO Academy.

COMO O SONO IMPACTA NA MOBILIDADE SEGURA?
O IOU – Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unicamp, com o apoio da ABMS - Associação Brasileira de Medicina do Sono e do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou o workshop “Dia Mundial do Sono: impacto em Ocorrências de Trânsito”, na última sexta (17), para debater como o sono impacta na mobilidade segura.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.